Economia do Brasil

Juliana Bezerra
Professora de História
A economia brasileira é considerada, em 2018, a nona economia mundial e a primeira da América Latina, segundo dados do FMI. O PIB do Brasil é estimado em 2,14 trilhões de dólares.
O país atingiu o posto de sétima economia mundial em 1995 e se manteve entre as dez primeiras economias desde então.
Importante lembrar que os indicadores econômicos não refletem, necessariamente, bons indicadores sociais.
Economia do Brasil Atual
A economia brasileira atual é diversificada e abrange os três setores: primário, secundário e terciário. O País há muito abandonou a monocultura ou o direcionamento unicamente para um tipo de indústria.
Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais.
Igualmente, possui uma importante indústria de carne, com a criação e abate de animais, ocupando o posto de terceiro produtor mundial de carne bovina.
Confira os dados da EcoAgro, de 2012, sobre a agroindústria brasileira:


Em termos de indústria de transformação, o Brasil se destaca na produção de peças para abastecimento dos setores automotivos e aeronáuticos.
Da mesma forma é um dos principais produtores de petróleo do mundo, dominando a exploração de petróleo em águas profundas. Mesmo assim é destaque na produção de minério de ferro.
Veja também: O que é Agronegócio?
História da Economia Brasileira
O primeiro mercado a ser explorado no território da América por Portugal foi o pau-brasil (Caesalpinia echinata).
A árvore era encontrada em abundância na costa e através dela, o Brasil recebeu este nome. Esta espécie tem porte médio, chega a atingir 10 metros de altura e possui muitos espinhos.
De floração amarela, o pau-brasil tem um tronco avermelhado que após o processamento era utilizado como corante para tecidos.
A história econômica do Brasil pode ser estudada através de ciclos econômicos. Estes foram elaborados pelo historiador e economista Caio Prado Jr.(1907-1990) como uma tentativa de explicar os caminhos da economia brasileira.
Veja também: Extrativismo no Brasil
Ciclo do Pau-Brasil
O pau-brasil era encontrado na maior parte da costa do litoral brasileiro, numa faixa que ia do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. A extração era feita por mão de obra indígena e obtida através do escambo.
Além do uso para a extração de corante, o pau-brasil era útil na produção de utensílios em madeira, na confecção de instrumentos musicais e empregado na construção.
Três anos após o descobrimento, o Brasil já contava com um complexo de extração da madeira.
Veja também: Ciclo do Pau-Brasil
Ciclo da Cana-de-Açúcar
Após o esgotamento da oferta de pau-brasil - que ficou praticamente extinto - os portugueses passaram a explorar a cana-de-açúcar na sua colônia da América. Este ciclo durou mais de um século e teve impacto significativo na economia colonial.