Pouco depois de sua chegada a Los Angeles, Axl se juntou à banda Rapidfire, com quem gravou uma demo com quatro músicas em maio de 1983. Após a dissolução do grupo, ele se juntou à primeira formação do L.A. Guns antes de formar a banda Hollywood Rose com seu amigo de infância Izzy Stradlin, que tinha se mudado para Los Angeles em 1980.Em janeiro de 1984, a banda gravou uma demo de cinco músicas que continha as faixas "Anything Goes", "Rocker", "Shadow of Your Love" e "Reckless Life" que foram lançados em 2004 na coletânea The Roots of Guns N' RosesEnquanto lutavam para causar um impacto no cenário musical de Hollywood, Axl ficava pressionado por uma séries de trabalhos, incluindo o cargo de gerente noturno na Tower Records, localizado na Sunset Boulevard.Em março de 1985, Axl e seu ex-companheiro de banda Tracii Guns formaram o Guns N' Roses através da fusão de suas respectivas bandas: Hollywood Rose e L.A. Guns. Em junho, depois de várias mudanças de formação, a banda ficou composta por Axl,Slash na guitarra solo, Izzy Stradlin na guitarra rítmica, Duff McKagan no baixo e Steven Adler na bateria. A formação estreou no The Troubadour, em Hollywood e começaram a tocar nos clubes de Los Angeles, e eventualmente, construíram uma base de fãs dedicados.A banda atraiu a atenção de várias grandes gravadoras, antes de assinar com a Geffen Records, em março de 1986.Em dezembro do mesmo ano, eles lançaram o EP ao vivo de quatro músicas Live ?!*@Like a Suicide sobre a marca da Geffen com o selo da UZI Suicide.
Em julho de 1987, o Guns N' Roses lançou seu álbum de estreia Appetite For Destruction Apesar do álbum ter recebido elogios da crítica, no início o álbum não teve um grande sucesso comercial, vendendo apenas 500 000 cópias em seu primeiro ano de lançamento.No entanto, alimentada pela turnê incansável da banda e do sucesso comercial do single "Sweet Child O' Mine", uma homenagem de Rose à sua então namorada Erin Everly, o álbum chegou à #1 posição na parada dos EUA em agosto de 1988, e novamente em fevereiro de 1989. Até a data, Appetite for Destruction já havia vendido mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo,18 milhões só nos Estados Unidos, tornando-o o álbum de estreia mais vendido de todos os tempos.
Durante a apresentação da banda no festival Monsters Of Rock em Castle Domington,Inglaterra, em agosto de 1988, dois fãs foram pisoteados até a morte quando muitos da multidão de 107 mil pessoas começaram a dançar "It's So Easy". Rose havia parado o show várias vezes para acalmar a plateia.
No início de 1990, o Guns N' Roses voltou ao estúdio para começar a gravar o próximo álbum. As sessões de gravação inicialmente mostraram-se improdutivas devido à luta de Steven Adler contra a dependência de drogas , o que tornou-o incapaz de realizar as sessões e provocando o cancelamento várias vezes por vários dias.Adler foi demitido no mês de julho seguinte e foi substituído por Matt Sorum do The Cult.O tecladista Dizzy Reed também se juntou à banda naquele ano por insistência de Rose. Sorum e Reed fizeram seu primeiro show com o Guns N' Roses no Rock In Rio II em janeiro de 1991. O grupo demitiu seu gerente de longa data, Alan Niven, em maio daquele ano, Rose teria forçado a demissão de Niven contra a vontade dos seus companheiros de banda se recusando a completar o álbum novo até Niven ir embora. Ele foi substituído por Doug Goldstein, a quem Izzy Stradlin descreveu como "o cara que conseguiu ir até Axl às seis da manhã depois dele quebrar seu piano de cauda de US$ 60 000 atirando-o pela janela panorâmica."
Seu amigo de infância Izzy Stradlin repentinamente deixou o grupo em novembro de 1991, sendo substituído por Gilby Clarke do Kill For Thrills.De suas razões para sair, Stradlin disse: "Eu não gostava das complicações que se tornaram parte da minha vida diária no Guns N' Roses," citando os tumultos e atrasos crônicos de Rose como exemplos.Em algum momento durante a turnê, Rose pediu e recebeu a propriedade exclusiva do nome Guns N' Roses para Slash e Duff McKagan; Rose teria emitido um ultimato: eles tinham que assinar ou ele não iria cantar.O último show da Use Your Illusion Tour aconteceu em 17 de julho de 1993 no River Plate Stadium, em Buenos Aires; essa foi a última apresentação de Rose ao vivo com a banda durante sete anos e meio.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A vida de Axl Rose
Non-FictionA vida de Axl Rose,vocalista da banda de hard rock Guns N' Roses Os abusos quando adolescente,o abuso de drogas e como ele se tornou um dos Rockstares mais populares dos anos 80 Deixa uma estrelinha e visita minhas outras histórias