A realidade

35 0 0
                                    

Maria Eduarda Nascimento
Ver que seus pais nunca foram juntos entristece de alguma forma e hoje não muito. Mas entristece saber que eu vou ver meu pai a cada uma vez no ano ou a cada seis meses.
******
-Vamos, Eduarda! - grita minha mãe pela segunda vez, porém dessa vez entrando no meu quarto, tirando as cobertas que estavam em cima de mim e
abrindo a minha janela, deixando o sol invadir meu quarto. Que saco! Eu já estava de saco cheio de minha mãe entrar no meu quarto e fazer isso nas férias, mas agora se eu não levantasse no horário certo ela iria fazer isso naturalmente.
-Mãe que saco, eu não ia perder a hora... Já estava levantando! - digo levantando e indo pro banheiro.
-Levantando, sei... - ela suspira e sai do meu quarto.
Faço minhas necessidades, arrumo meu cabelo e visto o uniforme da escola. Chegando na cozinha vejo que ela ainda está tomando café, maravilha!
-Me acorda antes mesmo de tomar café? - digo abrindo o portão.
-Bom dia pra você também . - ela fala levantando e pegando as chaves do carro. Eu realmente não estava de bom humor -como sempre- então decidi não falar nada.
-Estou nervosa mãe . - digo tentando ignorar a sensação que estava sentindo no estômago .
-Normal, primeiro dia de aula com vários estranhos .
-E se me acharem metida?
-Não vão achar.
-E por que não ?
-Olhe pra você ,filha!
-O que há de errado? -digo olhando pra mim.
-Você com esse all star todo surrado preto de coro, sem maquiagem , nem um gloss , sem acessórios algum... Acha que alguém vai pensar que você é metida? - ela ri.
-Obrigada pelo elogio. - digo sarcástica , mas feliz pelo comentário dela.
-Chegamos! - ela sorri, ou pelo menos tenta.
-Não quer me levar pra sala de aula também? - digo.
-Ué isso não seria "mico"? - ela fala levantando uma sobrancelha.
-To brincando mãe! Acho que estou pronta ...
-Está é atrasada! - me da um beijo rápido e saio do carro. -Boa aula ! - ela fala e vai embora.
-Corrigindo mãe, "boa sorte" . - digo pra mim mesma. Olho pra escola e antes de pisar dentro dela, engulo em seco.
Ao entrar na escola vejo que o pátio está cheio de adolescentes e quando o sinal toca, um sai empurrando o outro e vão para a sala. Fico meio perdida afinal eu nem olhei o número da sala que estaria e mentalmente odiei por não ter visto quando minha mãe disse que a transferência já havia feito. Um menino alto, magro, moreno com um skate na mão passou por mim e sem pensar duas vezes segurei ele pelo braço , mas logo soltei e sorri meio nervosa. Ele fica parado me olhando.
-Oi... Err... Poderia me ajudar? -consigo finalmente perguntar.
-Oi, novata? - ele abre um meio sorriso.
-É...- abaixo minha cabeça meio sem graça. - Primeiro ano.
-Hum, como só tem um primeiro ano que é para os que estão cursando pela primeira vez posso te ajudar sim! - ele sorri.
-Ótimo! Então ...
-Ah, claro. Venha comigo, você está na minha sala. - ele fala me puxando pro lado direito.
-O outro primeiro ano é para os repetentes? - pergunto pra aliviar a tensão que estava entre a gente , por algum motivo eu não sei .
-Sim. - paramos na porta de uma sala que estava fechada. Ótimo, primeiro dia de aula e eu já chego com a porta fechada! Como ele viu que eu não me mexi, bateu na porta e pediu licença . Eu entrei primeiro , logo depois ele entrou e fechou a porta.
-Estava namorando moço? - diz o professor ironicamente olhando pro skatista e depois pra mim. Todo mundo da sala olha pra ele e depois pra mim e faz "hmmmm". Oque era aquilo?! Meu coração começou a bater forte , Meu Deus tem que parar de me olhar por favor... Eu pedia silenciosamente para aqueles pares de olhos em minha direção . Olhei pro professor que então diz:
-Poderia se levantar senhorita?
-Por quê? - pergunto nervosa. Espero que ele não tenha notado o quanto eu estava nervosa com aquilo tudo.
-Para se apresentar ! - ele diz rindo e todo mundo da sala faz o mesmo. Me levanto e a cada um segundo mudo meu pé de posição . -Nome?
-Maria Eduarda...
-Hum, Temos uma Duda na sala . - sorrio um pouco. - Não se preocupe eu sei que você não é namorada do moço ali - diz ele apontando com a cabeça para o skatista que olha pra mim e sorri. - E eu quero dizer que você já ganhou minha simpatia, afinal se fosse outra pessoa não teria se levantado para dizer apenas seu nome, muito menos não ter dito nada contra isso. Poderia muito bem ter perguntado o porque disso e que não faria diferença alguma em se apresentar sentada...
-É apenas uma forma de educação. - sussurro mais pra mim mesmo do que pra ele.
-O que a senhorita disse?
-Que é apenas uma forma de ...
-EDUCAÇÃO! - grita o professor. Até me assustei. - É isso que eu queria ouvir e é isso que eu quero esse ano. Educação, respeito, esforço! Pode se sentar querida e obrigado.
-De nada...- digo baixinho me sentando.
-Sou professor de Matemática, me chamo Edejair e tenho 60 anos. Se eu gostava de matemática? Não! E de português? Também não ! Ciências? Não! História? Não! Eu não gostava de nenhuma matéria, repeti o oitavo, nono e o primeiro ano! Repeti três vezes. Era um vagabundo? Sim, admito! Mas só parei de ser quando me deram um pé na bunda , me fizeram enxergar oque eu estava sendo , se era aquilo que eu queria pra mim. E hoje... Bem e hoje eu sou professor de matemática e de ciências! Tudo oque eu vou fazer aqui é ensinar e aconselhar vocês...- e ele falou, falou até o último segundo de aula acabar.
A outra aula era de português , a professora apenas se apresentou e deixou a gente livre. Como eu não tinha feito amizade ainda, decidi pegar o meu livro e comecei a ler. Quando de repente vejo que uma cadeira está do meu lado e logo em seguida uma pessoa senta nela.
-Gosta de ler? - olho pro lado e dou de cara com o skatista.
-Gosto. - digo fechando o livro.
-Ah, nem me apresentei... Daniel! - diz ele sorrindo.
-Duda. - digo mesmo sabendo que ele já sabia Meu nome.
-E o que você gosta de fazer, Duda? Além de ler.
-Ouvir música e você ?
-Andar de skate e ouvir música também . - quando eu pensei que a gente ficaria em silêncio e que o assunto acabaria ali, ele perguntou os tipo de música que eu ouvia , os tipo de gênero que eu gostava de ler... E quando eu estava a ponto de perguntar o porque dele estar sendo - ou pelo menos era oque parecia - legal comigo o sinal tocou.
-A conversa Ta boa Duda , mas tenho que voltar pro meu lugar . Tchau Duda! - ele fala colocado a cadeira que ele pegou no lugar que achou e voltou pro lugar. A aula era de história e ela pediu pra que a gente se sentasse em dupla para fazer uma redação sobre a nossa dupla. Uma menina loira, de cabelos cacheados , branquinha falou que eu poderia me sentar com ela, eu aceitei e juntei minha mesa com a dela.
-Oi, eu sou a Júlia! - diz ela me dando um beijo no rosto.
-Oi! - sorrio um pouco.
-Pelo oque eu entendi, temos que conversar um pouco sobre a gente e depois fazer a redação .
-Sim. Então pode dizer as coisas que você gosta de fazer e oque você não gosta de fazer... - digo e então dez minutos depois de conversarmos sobre tudo praticamente , entregamos a redação em quinze minutos mais ou menos. Como ela não disse mais nada depois que entregamos a redação , esperei a professora entregar as notas.
-Sabe, você não deveria se misturar com o Daniel . - ela fala de repente.
-An?
-Ele não é uma boa companhia.
-E por que não?
-Ele é um garoto!
-E qual é o problema?
-Se você começar a andar com ele , vão pensar que vocês estão ficando e inventar boatos por aí.
-To nem ai , a vida é minha eu sei oque está acontecendo com ela e não vou dar ouvido para oque os outros falam , deixam falar. - digo ja irritada. Agora era crime ter algum amigo homem? Dessa eu não sabia... E oque aquela garota pensa? Eu e o Daniel nos conhecemos hoje e só porque já trocamos uma conversa não quer dizer que eu quero o garoto pra mim!
-Mas mesmo assim, eu acho que você deveria se afastar enquanto há tempo. - quando eu abri a boca para responder a professora me chamou.
-Parabéns , você foi a única que não teve nenhum erro. Os sinais estão nos devidos lugares e a quantidade de parágrafos estão certíssimos! - diz a professora me entregando a redação.
-Obrigada professora! - e volto pro meu lugar.
Júlia me da os parabéns e não toca mais no assunto sobre "Daniel", eu fiquei feliz pois se não iria acabar discutindo com ela e isso certamente não seria legal.
No intervalo fiquei ouvindo música. Quando o sinal tocou anunciando pra gente entrar na sala, as duas aulas até que passaram rápido. Como Meu material já estava na bolsa , assim que anunciou que a gente já podia ir embora eu fui uma das primeiras a sair da sala. Quando sai da escola vi o carro da minha estacionado do outro lado da rua, atravessei e entrei no carro.
-Oi mãe ! - digo fechando a porta do carro.
-Oi, eu vou te deixar em casa e voltar pro trabalho...
-Como você fez todos os dias nas férias! - exclamo.
-Não tenho culpa , tenho que sustentar a casa, você e os bichos. - ela termina de falar estacionando o carro. Me despeço e entro em casa.
-Oi Caca. - digo pro meu gato que pede colo assim que me vê. - Hmm, que abraço gostoso. - digo abrandando ele , eu amava gatos e o Castanho eu tenho ele há dez anos não tem como ele não ser o meu bebê. Coloco ele no sofá , lavo minhas mãos e vejo oque tem pra comer. Eu deveria ter uma lombriga na barriga, eu vivia com fome! Almocei e liguei o computador. Assim que eu entro no face vejo que tem uma solicitação." Daniel da Silva lhe enviou uma solicitação" , achei estranho pois não conhecia nem um Daniel , entrei no perfil antes de aceitar o convite e me deparei com o skatista. Aceitei e fiquei mexendo no perfil dele por uns cinco minutos até que recebo uma mensagem.
Daniel da Silva:
Oi Duda ;)

Maria Eduarda Nascimento
Oi Dani... Quer dizer Daniel, ou eu posso te chamar de Dani ?

Meu Deus ele deve me achar o quê? Ah, uma pessoa que só está tentando puxar assunto.

Daniel da Silva
Pode sim, rs. Já está em casa?

Maria Eduarda Nascimento
Já sim e você ?

Daniel da Silva
Sim. Gostou da escola?

Maria Eduarda Nascimento
É quem sabe? Haha, vou descobrir ao longo do tempo.

Daniel da Silva
Pode dizer que gostou haha. Afinal já fez amizade comigo :)

Maria Eduarda Nascimento
Haha ok

Daniel da Silva
Duda vou andar de skate, depois a gente se fala...foi bom te conhecer garota!

Maria Eduarda Nascimento
Haha, obrigada pra você digo o mesmo. Bye!

Daniel da Silva
Bye !

Uma históriaOnde histórias criam vida. Descubra agora