I
- Joane, eu não sei o que vai ser da cidade, estamos a menos de um mês da coleta e a cidade ainda não cumpriu a cota.
"Eu não sei o que vai ser das crianças, não podemos abandonar a fazenda e sem nós a cidade quase não teria o que comer, mesmo que cumprisse a cota."
"Não sei o que é mais arriscado, continuar na fazenda e apostar que a cidade cumprirá a cota, ou partir e não ter como sustentar nossos filhos. Queria que você estivesse aqui para me ajudar a decidir o que fazer".Josiah estava de pé, ao lado da lápide da esposa, torcendo seu chapéu de serviço surrado após um dia longo de trabalho ao sol. Joane morrera no parto do segundo filho do casal, Elijah, alguns meses atrás, e Josiah ainda estava se adaptando a cuidar das crianças sem que perdesse produtividade no trabalho. Josiah amava Joane de todo o coração e, apesar de nunca admitir, afinal, Josiah era um homem honrado; ressentia o caçula como se ele houvesse matado o amor de sua vida.
A fazenda era tudo o que tinham, estava na família de Josiah havia gerações, fora de seu pai, do pai dele e do pai deste antes disso. Além dos Campbell, três outras famílias produziam o sustento da cidade. Porém, todas as outras famílias contavam com um maior número de produtores, Josiah era sozinho, só restara ele e seus filhos que eram novos demais para sequer segurar uma enxada.
Os Campbell eram os únicos que atendiam ao culto na velha e pequena igreja de madeira da cidade, já esquecida por muitos se não por todos. Todas as outras famílias atendiam à igreja de pedra esculpida na encosta da montanha, até mesmo as outras famílias que viviam do que a terra dava. Lawless era uma cidade mineira até o seu núcleo, mesmo a mercearia, o bordel e o doutor-barbeiro dependiam do carvão que a montanha dava. Para o azar de todos, a montanha dava cada vez menos.O carvão encontrava seu valor pela produção de calor que movia as máquinas, todas as máquinas, desde trens a escavadoras. Só se encontrava carvão extraído do chão, Areal não tem grandes vegetações e as árvores já eram usadas para a construção. Construção era outro ramo caro uma vez que poucos se profissionalizavam nessa área por haver tão pouca construção.
Carvão outrora fora o mais valioso produto de mineração de todas as planícies e mesas de Areal, mas desde a descoberta do óleo negro e do cristal roxo, já não é mais o mais caro.
Ainda que o carvão tivesse seu valor, a cidade só ficava com o suficiente para sobreviver, nunca puderam prosperar. As minas de carvão já abriram depois da descoberta do óleo negro e quando o Governo atual unificou Areal trazendo o cristal roxo, tornaram as condições ainda menos ideais para os mineiros, junto disso, vieram os bandidos, o que só provava que Lawless era uma cidade sem sorte.
Sem xerife, sem lei, sem alguém para defender os oprimidos.Ninguém sabe contar a história de Lawless, não sem inventar algumas partes aqui e ali, mas a única verdade que todos conheciam sobre a cidade é que ela sempre era refém de uma ou outra gangue, a atual chegara à região havia alguns anos, ninguém sabia dizer quantos exatamente. Em troca de proteção, deles mesmos, uma cota de produção das minas era destinada à gangue.
Pela primeira vez desde o começo das negociações que a taxa ainda não havia sido cumprida a tão pouco tempo da data limite e muitos já se perguntavam o que seria deles. Alguns poucos corajosos até decidiram se aventurar no deserto, procurar se estabelecer em outro lugar, um lugar com a presença do Governo, mesmo que tivessem que começar do zero.*
A colheita era o sustento de Josiah, o plantio era seu modo de viver. Josiah vivia para a fazenda e o solo o recompensava como podia. Ainda nos meses de seca, quando Josiah percorria quilômetros com baldes d'água de um rio da outra extremidade do condado; o pouco de água que sobrevivia à viagem, e era usado para irrigar o solo, rendia maravilhas, com colheitas que conseguiam alimentar a cidade na medida certa.
Ninguém se lembra de como haviam conseguido o dinheiro para comprar a propriedade e devido à pouca sorte da família Campbell, mal conseguiam pouco mais do que gastavam. Todo o dinheiro investido em Lawless servira apenas para prendê-los ali.
Fazer riqueza em Lawless era quase impossível, não à toa que o Governo tratava todo o condado como se não fizesse parte de seu domínio. Lawless era quase terra de ninguém.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lawless: Cidade Sem Lei
General FictionLawless é uma história que nasceu espontaneamente enquanto eu imaginava uma saga que eu notei que carecia de background. Eu tive muito receio de que quanto mais o tempo passasse, mais distante se tornaria o sonho de me tornar um escritor com certa n...