Agradecimentos

32 2 0
                                    

A primeira pessoa que eu gostaria de agradecer nesse trabalho é o Walt Disney. Se ele nunca tivesse tido a coragem de criar a Walt Disney Company, eu jamais estaria aqui digitando essas palavras com lágrimas nos olhos. Desde que me entendo por gente a Disney sempre me marcou muito, suas animações carregadas de histórias e personagens deslumbrantes tocavam em pontos muito sensíveis em mim. Eu me identificava com os personagens, me emocionava com as histórias e me apegava aos seus problemas, quase como se fossem pessoas reais. Aliás, para mim, eles são.

A medida que fui crescendo as animações deixaram de ser desenhos para virarem obras de arte aos meus olhos. Comecei a ler muito sobre a formação da empresa, o processo de desenvolvimento, a própria vida do Walt Disney e quanto mais eu lia, mais emocionante era para mim poder entrar mais a fundo no mundo que a Disney criou e vende. Esse trabalho com certeza é o mais pessoal e importante para mim do que qualquer outro trabalho que já fiz na minha vida. Então se hoje estou aqui, é porque primeiro existiu uma Ana Lu, criança, encantada e sonhadora que se apaixonou pelos filmes criados por uma imensa quantidade de gente. Mas que nenhum deles existiriam se não fosse o fundador disso tudo: Walt Disney.

A segunda pessoa que eu gostaria de agradecer é a minha mãe porque se não fosse ela comprando milhares de fitas VHS da Disney quando eu tinha entre 3 e 12 anos, jamais teria ficado viciada nessas histórias. Então mãe, valeu pelo vídeo, pelas fitas e pela paciência de ver comigo os mesmos desenhos aproximadamente quinhentas vezes seguidas (até hoje).

Esse trabalho teve muitos altos e baixos, eu sempre soube que iria fazer um Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Disney, mas o tema sempre ficou em aberto. Antes da pandemia eu tinha uma ideia muito clara do que eu queria fazer, mas como acredito que aconteceu com todo mundo, o coronavírus nos pegou despreparados. O resultado mudou algumas vezes: entre exposição fotográfica conceitual para jogo ou aplicativo de RPG até chegar na ideia do Baralho de Tarot. A ideia de trabalhar com a Disney, no entanto, sempre permaneceu muito forte comigo. Por isso tenho três pessoas para agradecer que foram fundamentais nesse processo de definir exatamente como eu iria abordar esse trabalho de forma que representasse a Disney e a mim mesma.

Fernanda Cândido, uma das minhas melhores amigas, que sempre me apoiou em tudo e com o meu TCC não seria diferente. Ela esteve presente desde o início, desde a primeira ideia e sempre conversamos e debatemos muito sobre abordagens e processos e como eu poderia fazer (ou não) esse trabalho. Ela foi a primeira pessoa que sugeriu o uso das princesas como arquétipos (antes de nem sequer cogitarmos o Tarot), que acabou evoluindo para o trabalho hoje. Sem ela para me ouvir desabafar, chorar, sofrer, tenho certeza que todo o processo teria sido muito mais difícil. Além disso, sem saber, ela trouxe uma peça fundamental para esse trabalho: meu baralho de Tarot. Fernanda foi a pessoa que me apresentou esse mundo, me deu um baralho de presente e se não fosse isso, nunca teria aprendido a jogar e hoje talvez eu estivesse escrevendo palavras totalmente diferentes. Então: obrigada Fê, te amo.

Renata Casemiro, minha psicóloga, que assim como a Fernanda direcionou meus pensamentos e me ajudou a pensar em outros caminhos totalmente diferentes que não havia considerado antes. O estalo que tive nas sessões com certeza culminaram nas minhas conversas com minha orientadora, que é a terceira pessoa que eu gostaria de agradecer aqui.

Fernanda de Abreu, minha Orientadora, por ter tido paciência, ter topado embarcar nesse projeto comigo e por ter sentado comigo e analisado (dentre as milhares de opções disponíveis) a melhor forma de abordar esse tema que é muito importante para mim. Foi a Fernanda também que chegou com a ideia do Tarot e juntas conversamos que seria o mais interessante e o que faria mais sentido para o momento da minha vida naquele momento.

Também gostaria de agradecer à Aline Ayumi, minha amiga, apaixonada pela Disney como eu e por Ilustrações. Tão apaixonada que topou entrar nesse projeto comigo como minha Ilustradora (já que eu não tenho problema nenhum em reconhecer que tenho zero talento para desenhar - que bom que ela tem e é incrível). Desde o início quando soube da possibilidade de ter modelos desenhados eu já sabia que queria ela para me ajudar. E tenho certeza que sem seus traços, sua energia e seu apoio esse trabalho jamais seria o mesmo. Ela foi a primeira e única pessoa que passou pela minha cabeça para me ajudar nesse projeto. E não me arrependo. Te amo, amiga.

Disney e o TarotOnde histórias criam vida. Descubra agora