Introdução - O que eu vi de uma varanda

5 0 0
                                    

Autor: Alcimar Verissimo (2021) - ISBN: 978-65-00-23965-2 - Dimensões: 14cm x 18cm


Lembro-me de todas as vezes que pude estar em lugares importantes pela última vez. A sensação causada por essas lembranças sempre depende da forma como a despedida foi conduzida. Vezes confortante, quando já ciente da partida; vezes incompleta, quando pego de surpresa. Apesar de ter presenciado muitos desses momentos e vivido cada um deles de uma forma bastante parecida, ainda não me acostumei com acontecimentos derradeiros. Faço das minhas memórias um registro.

Quando você faz parte de um grupo de pessoas que convivem diariamente e, de certa forma estão associadas entre si através das atividades em comum, é praticamente impossível perceber que alguma delas está pensando em escrever uma história sobre o que têm observado no dia a dia. Se um dia algum dos meus antigos companheiros de trabalho tiverem acesso a este livro, certamente compreenderão que eu era uma dessas pessoas.

No final de 2019, próximo de concluir longos oito anos de Serviço Militar no Exército Brasileiro, antes da concretização do meu licenciamento, decidi escrever sobre algo que me recordasse dessa transição. Em destaque na contagem regressiva que se inicia nas próximas páginas, uma varanda que permanecia vazia no primeiro horário da manhã tornou-se meu lugar favorito. Um palco. Ali era possível observar o movimento interno e externo — uma posição de vantagem —, ideal para quem buscava apreciar boas histórias e lutava contra um bloqueio criativo.

As principais anotações sobre cada acontecimento que presenciei foram transformadas em crônicas e eram diariamente publicadas on-line no Instagram. Na época em que os primeiros textos foram escritos (dezembro de 2019 a fevereiro de 2020) não havia pretensão alguma de transforma-los em um livro físico, mas agora me parece uma justa forma de registro das experiências que vivi.

Este livro é uma versão atualizada — e melhorada — de todos os acontecimentos, que foram reorganizados em vinte e dois capítulos que representam os vinte e dois últimos dias em que estive na varanda. Entre depoimentos sinceros em forma de analogias com uma certa dose de humor, uma nova despedida estava para acontecer.

Espero que sinta, espero que goste.

Esta é uma versão prévia com cinco contos dos vinte e dois que podem ser encontrados na versão física do livro. Você pode adquirir uma cópia no site da editora UICLAP.

Link para compra - bit.ly/3p0JmkZ

OBRAS NO CORREDOR E UM PÁSSARO NEGRO NO CÉU - (PRÉVIA)Onde histórias criam vida. Descubra agora