Léo está sentado na janela, observando o céu. Eu ainda meio que dormindo, tentando acordar. Léo começou a falar sem aviso:
- Pô, tá azulzinho, igual a ontem, a gente deveria ter saído, eu queria ter ido, pô, faltou um pouco de animação.
Léo tem dessas de começar o assunto no meio, sem explicar sobre o que ele está falando.
- O que você tá falando? - Respondi.
- Esqueceu já?
- ... - Léo me olhou como se fosse óbvio; óbvio nada, ele que não sabe explicar as coisas.
- Na praia! Digo, no parque, ali do lado da praia. Ah, cara. A gente tinha que ter ido, você fica com preguiça... A gente tinha combinado há mo tempão.
Por algum motivo Léo sempre depende de mim para fazer as coisas, eu hein! Vai sozinho, mas eu nem vou responder pra não começar a discussão. Não vale a pena.
Léo pausou um segundo e seu rosto corou. Ficou olhando pra baixo roendo as unhas. Tava pensando com muita força.
- Léo, o que você tá pensando?
- .. Eu? ... é... nada!
Eu sabia exatamente o que é o Léo tava pensando, perguntei só pra incomodar mesmo. Era uma menina que ia estar no parque, era por isso que ele queria ir. Juliana o nome dela. Era uma menina nova, eu não tinha falado muito com ela e nem o Léo, mas ele ficou vidrado. Eu não conhecia o Léo há muito tempo, mas ele tem dessas, fica vidrado nas coisas.
- Chico...
Lá vem.
- Que foi?
- Sabe aquela menina....
- Am? Qual?
Léo tem dessas, ela vai perguntar o que eu acho que tá rolando entre eles.
- A, Juliana... tu acha....?
- Acha o que?
- Pô.
Silêncio
- Pô, tu sabe, que que tu acha d'agente?
- Léo, d'agente? Você mal falou com ela.
- É, eu sei... mas, pô, talvez, né, vai, diz cara, eu preciso de ajuda, não sei.
- Oi, Léo, você deveria ter ido ontem - Giovana veio interromper, pra minha felicidade -, foi muito maneiro. Ah, oi Chico, você não foi também, por que vocês não foram?
- Porquê o Chico preferiu ficar em casa do que vir comigo! - Exclamou Léo.
- Eu não fui porquê não quis, fiquei jogando videogame com meu primo. Você não foi porque você é mongol, vai sozinho - Respondí.
- É, Léo, você podia ter falado comigo, eu moro pertinho de você, a gente ia junto - Disse Giovana.
Giovana é uma fofa mesmo. Léo ficou com cara de bunda, não tinha o que responder, por sorte o ônibus tinha chegado na escola e a gente foi descendo. Giovana saiu correndo e eu fui atrás, na entrada estava Tito. Nós dois pulamos em cima dele e demos mó abração.
- Titooooooooooooooooooo...
E desfazemos o abraço. Tito só ficou com um sorriso bobo.
A escola é bem legal, tinha começado um ano novo, tinha mudado de turno, agora a escola era de manhãzinha, antes era a tarde. Começamos a estudar com os alunos mais velhos, agora as crianças estudavam em outro horário. Eramos os mais velhos e agora somos os mais novos. Mas agora a gente é adolescente, ou pré adolescente, mó legal.