Empoderamento é buscado pelo que sente a sua potência reduzida em comparação a outro objeto. Temos muitos movimentos sociais de empoderamento, tentando desfazer injustiças históricas e equilibrar a sociedade. Temos cursos e workshops de liderança, poder pessoal, animal de poder, espíritos de poder e por aí vai. A falta de cursos "seja fraco", "faça parte da manada", "perca o controle"...mostra que tem alguma coisa, no mínimo estranha, nisso tudo. Alguma coisa funciona buscando poder, e ela se sente sufocada por outra coisa maior que ela, durante todo o tempo. Um "eu", dissociado do mundo, sempre se sentirá inferiorizado. A falta de controle produzirá frustração e raiva, que acarretará busca por poder, para se equiparar ao mundo e sanar o sufoco. No fundo, o "eu" tenta corrigir um mundo que ele mesmo cria. Nisso reside o verdadeiro movimento de fuga. Não é o mundo que é maior que o "eu". Eles são do mesmo tamanho e indissociáveis. Você é maior que o "eu". Então, qualquer ideia de si formada em você, criará toda a sorte de coisas para resolver no mundo, atuando a partir dessa sensação de inferioridade. Não que o mundo provoque isso. Basta a ideia de si formar-se, para a busca por poder surgir. Já nasce inferior ao que na verdade É...VOCÊ!