A recém namorada do Zixaxa, a Moya, uma jovem de beleza cativante com lábios rosados e a sua pele cor de chocolate, que logo de primeira consegue atenção total de qualquer homem e porquê não de qualquer mulher também. Nascida e criada na cidade de Maputo, a jovem Moya tem seu nome que na língua local da cidade traduzido para o português que é a língua oficial significará ar/espírito. Ela teve esse nome pois quando sua mãe ficou grávida dela, os avós da Moya ficaram abalados com a notícia, pois não esperavam pela notícia da gravidez tão cedo, porque mal sabiam que a filha tinha um namorado ou até que já tivesse se envolvido sexualmente, razão pela qual, seu pai por não quer crer no que ouvia, quis ele iludir-se e pensar que de um milagre se tratava de que tal como a "virgem Maria" a sua filha terá também engravidado pela por do "espírito Santo". Chamado a lucidez pela sua esposa, de uma forma calma ( se bem que só a mãe estava calma) procuraram saber da mãe da Moya, quem foi o homem que á engravidou...
Gritando chamou a mãe chamou a filha.
-filhaaaa
-filha, venha até a varanda que eu e seu pai queremos conversar consigo
- sim mamã
Seu pai que não escondia o desconforto, bombardeou a de perguntas. Como isso aconteceu ? Desde quando? Porquê não falou antes conosco? Quem é o pai?
- papá desculpa
- papá desculpa! Ó, acha que um " papá desculpa vai mudar algo ?
- como foste capaz?
- aconteceu pai, e ele disse que vai responsabilizar pela "barriga"
- ora essa! Quem é esse senhor responsável ? Esses marginal que acha que pode engravidar minha filha sem ao menos eu o conhecer
- ele não é nenhum marginal papá
- chega, cale-se sua mãe tratará disso.
Levantando-se, o pai saiu de casa para colocar os pensamentos em ordem. Tendo a mãe ficado a conversar com a filha para procurar saber mais sobre o jovem namorado e a filha tendo contado tudo que tinha por partilhar sobre ele, como o nome dele, os pais dele e onde ele morava. E quando o marido regressou já muito tarde, a esposa explicou tudo e esse por sua vez nada falou tendo escutado e posteriormente tendo ido dormir como se fosse conseguir. Já no dia seguinte, muito cedo acordam a filha e como manda o costume daquela zona, dirigiram-se em direção da casa do jovem que engravidou a filha e tendo chegado lá...
Licença! Licença! Gritava o pai e ao serem recebidos...
- bom dia
- bom dia, estamos a trazer vossa nora
- nossa nora! Que nora? Não sabemos de nora nenhum
- o jovem Yoane não é vosso filho?
- é nosso filho sim
- e onde ele está, tragam o aqui
- a esse hora o Yoane, está na sua corrida matinal. Por favor, entrem sintam-se em casa...
Depois de quase trinta minutos de conversa entre eles, ouve se o som da porta eis que o jovem Yoane chega e é de imediato mandado sentar pelo o pai. Visto ele que a sua namorada a Maria estava acompanhada dos seus pais, logo soube o que eles vinham ali tratar, sentiu se e meio que envergonhado olhando para baixo
- fale filho, quem é essa moça?
- minha namorada papá
- afinal tens uma? E quando pensava em dizer-me ?
- é que...
- é que o quê? Fale logo
- nós pensávamos em...
Os pais dos jovens namorados depois de longas horas de conversa, os pais do Yoane propuseram que a Maria fosse morar em casa deles, de imediato os pais da Maria recusaram dizendo que do filho deles o Yoane só queria responsabilização no sentido dele assumir a gravidez e mais nada tendo os pais concordado, porém as mães relutaram argumentando que não podiam proibir o namoro dos jovens. E que o lobolo e o casamento deveria ser marcado para breve. A Maria estava em dúvida sobre o casamento, pois ela só estava com o Yoane com o objectivo de só ter um namorado simplesmente e considerava-se demasiado jovem para casar-se
E ainda não tinha terminado os estudos. E o jovem Yoane apesar de ter engravidado a Maria estava em dúvida se aquela era a mulher com quem ele queria casar-se. Pois nesse tempo lembrou se do seu primeiro amor o qual ele pensava já ter esquecido. Tendo se passado algum tempo, eles acabaram por casar-se antes do parto, do qual nasceu uma lida menina que foi batizada como Moya.
O tempo foi passando, a menina crescendo cada vez mais bonita. Por viver no centro da cidade distante de um rio, desde cedo ao ver ver um na televisão pediu aos pais que a levassem para um, tendo o pai dito que ela poderá ver um pois ele tinha um primo que morava perto de um rio na Vila de Maracuene mais a norte da mesma província.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ex favorito ( Em Andamento)
RomanceEx favorita, busca trazer um romance entre dois adolescentes que terão de enfrentar vários obstáculos como a distância e o facto dos seus pais terem sido namorados na juventude.