Precisamos conversar sobre a genialidade que é ''cartas de um diabo a seu aprendiz" do escritor C.S Lewis. A palavra que melhor define essa obra é sarcasmo, purinho. Uma obra intrigante e irônica, traz ensinamentos úteis a todo cristão sem perder o tom cômico, que torna a leitura mais divertida. A verdadeira intenção aqui é ensinar para o cristão a lógica que Satanás usa para incentivar e tentá-los ao erro, guiando-os entre as armadilhas. Possibilitando assim que tenham sucesso, uma vez que existe acesso às tais informações.
Nessa obra conhecemos um diabo muito carismático chamado Maldanado que exerce um cargo superior e de mais experiência do que seu destinatário, Vermelindo, logo a função dele é escrever ensinamentos e tirar dúvidas através dos relatórios que recebe do seu aprendiz. A função principal do demônio aqui é fazer de tudo para o "paciente" (nós seres humanos) se desviar da comunhão com Deus que é chamado de "inimigo. Como não é possível visualizar as cartas do seu aprendiz, podemos observar todos os seus questionamentos e desempenho através das respostas do seu professor. Temos a primeira guerra mundial como pano de fundo para essa história, sendo que o paciente chega a se alistar. Há um conflito evidente entre Maldanado e seu aprendiz, um dos pontos desse conflito é a felicidade do calouro a provável morte do paciente já que existe uma guerra acontecendo, não sabendo ele que se a morte chegar, fim da estrada, não existe mais a possibilidade de roubar a alma do paciente, o mais experiente mostra não ter tanta paciência com quem está começando, se irritando por várias vezes pela falta de sabedoria do diabo para desviar o paciente. Ao longo dos capítulos conhecemos também outros diabos e suas funções.
Existem várias armas que o diabo usa para desviar o seu paciente, vemos entre elas a religiosidade e o ar de superioridade, fazendo com que ele tenha nojo de se relacionar com seus irmãos na fé por considerá-los pessoas hipócritas, sendo assim elas não merecem a comunhão com Deus, esquecendo que nem ele mesmo merecia, mas pela graça Deus o alcançou. Os sentimentos também são armas nas mãos do diabo contra o ser humano, fazendo com que o paciente calcule o sucesso de cada oração em cima dos sentimentos que nele foram gerados. Em uma das cartas Maldanado mostra-se preocupado de tornar o paciente um extremista como ele mesmo diz qualquer extremo é vantagem, exceto a devoção extrema a Deus, como estamos falando da Europa da primeira guerra mundial os extremos são patriota extremo e pacifista militante, o que seria equivalente a Lula e Bolsonaro hoje. Fazendo assim que a política faça parte da sua fé, com isso logo após, pode se chegar ao resultado gradativo, do evangelho ser menor que a convicção política ou até mesmo uma parte dela. Se o paciente não puder ser mantido fora da igreja que ao menos seja levado a uma igreja partidária.
Em determinado ponto o Vermelindo questiona se está apaixonado é bom ou ruim, e Maldanado responde que na verdade é o tipo de pergunta que espera ver os seres humanos se fazendo, deixe eles então discutindo e perdendo tempo com besteira como velas nos altares ou não, abstinência do álcool posição sexual certa e errada, coisas boas ou más. Tudo isso é um grande perca de tempo.
Um fato que deixa o Maldanado bem feliz é a preocupação excessiva com o futuro, em suma não existe nada mais eficaz para deixar o ser humano longe de Deus do que ansiedade, é necessário desviar os seres humanos tanto da eternidade como do presente. O desespero leva o homem à ruína, se trata disso o trabalho do inferno. Outra situação levantada é a eficácia de fazer com que o paciente desvie sua atenção para si próprio, quando o paciente estiver servindo a Deus, sendo assim, não existirá dependência de Deus e ele vai achar que é bom o suficiente, chegando a pensar "olha como sou humilde". Sentimentos como luxúria,orgulho, falsa espiritualidade e soberba são sempre incentivados pelo demônio. Será sempre encorajado pensar que quem não é da mesmo fé é estúpido e ridículo.
A obra apesar de ser antiga se faz atual, principalmente quando o assunto são os planos dos demônios para as igrejas, o inferno não quer que a igreja permaneça pequena apenas para mais pessoas não serem salvas, mas também para os cristãos viver um falso moralismo defensivo, causado pelo sentimento de clubinho vitimista, sociedade secreta ou panelinha. Dando a elas todas as características de uma facção. Até mesmo a forma que as crianças são ensinadas na escola é bem atual trazendo uma filosofia que não existe motivo para o esforço ou destaque, usando uma falsa preocupação com crianças com o entendimento inferior assim incentivando a falta de educação e nivelando por baixo. Fazendo com que não existam grandes pensadores. É desejável uma nação de analfabetos, moralmente frouxos e sem disciplina, com uma falsa auto-suficiência ocasionada pela bajulação e falta de correção, para que a massa ignorante seja colocada em destaque tendo autorização para ter voz em assuntos públicos.
Algo que é muito aproveitado pelo diabo são os altos e baixos que todo ser humano tem por natureza, nessa época eles não incentivam bons hábitos, quando os seres humanos estão lidando com o prazer em sua forma, saudável, normal e satisfatória, estão automaticamente fazendo a vontade de Deus. O Maldanado fica bravo ao descobrir que Vermelindo não tem conseguido impedir o paciente de se deliciar com um livro que realmente aprecia, não apenas para impressionar seus novos amigos, mas porque gosta, ou até mesmo que o paciente tem feito exercícios que realmente gosta, ou seja prazeres positivos e morais. Experimentar um prazer real não é nada positivo para a sociedade demoníaca, quanto mais perca de tempo ao máximo existir, melhor para a firma, para afastar o inimigo chamado Deus é necessário afastar o paciente de si próprio ou do autoconhecimento, quanto mais perto de Deus mais se tornam eles mesmos. A ideia é substituir a individualidade e gosto pessoal pelos padrões satânicos e conversões tornando assim todos como cópias uns dos outros, os tolos influenciando os tolos, ciclo vicioso. Lembrando sempre de leve-lo a fazer qualquer coisa menos agir. Para que ao final os seres humanos cheguem a seguinte conclusão "vejo que desperdicei a maior parte da minha vida sem fazer o que deveria nem o que desejava." O aprendiz tenta induzir o paciente a duas vidas paralelas, quase que duas personalidades distintas e completamente opostas, alguns perigos para os seres humanos e felicidade para o diabo são levantadas como: certas amizades, o perigo de se tornar um degustador de igrejas ao ponto de nenhuma lhe agradar.
Eu te desafio a ler esse livro e não se sentir do outro lado, como um verdadeiro espião, são assuntos tão pertinentes e urgentes, mas ao mesmo tempo tão óbvios, a sensação é que vendas foram tiradas dos meus olhos. Citei aqui na verdade os ensinamentos que mais me impactaram de forma pessoal, são incontáveis a quantidades de verdades tida nesse livro que tem um pouco mais de 200 páginas, e sim você ficou curioso para saber o final dessa história se o paciente foi salvo ou não, eu te digo vale toda experiência descobrir.