Primavera
Esse é o meu livro e eu estou escrevendo ele com minhas próprias mãos.
Nesse ano de 1831 , eu fiz dezesseis anos e estou sentada perto da minha janela e posso ver muitas coisas. Posso ver pássaros e eles enchem o céu com seu gritos. Posso ver as árvores e Posso ver as folhas.
E cada folha tem veias.
E a casca de cada árvore tem fendas.
Eu não sou alto,ao contrário sou bem pequena ,talvez posso até ser confundida com uma menina de tão miúda que sou e meu cabelo é da cor da neve.Meu nome é Lazuli e eu aprendi a soletrar ele . L.A.Z.U.L.I. É assim que se escreve ele , tenho o nome de uma pedra preciosa de cor azul.
Também tenho um irmão gêmeo , que infelizmente não está mais entre nós. Ele faleceu aos dez anos de idade, não sei bem o que houve,mas pelo o que ouvir dizer fora por causa de uma doença fatal. Papai não fala muito sobre isso. Então não me poupo de detalhes.Eu quero contar o que aconteceu,mas não posso ter pressa,como os bezerros quando atravessam a porteira,porque se eu for muito rápido ,eu vou tropeçar e cair e você vai querer que comece pelo começo .
E esse é o começo.
Era 1830 e o papai numa fazenda e tinha cinco filhos na qual eu e meu irmão nascesemos por último. Morando na casa tinha também a mamãe e meu vô.
A gente não era de deixar os animais ficar dentro de casa,mas as vezes um cordeirinho podia ficar se ele tinha perdido a mãe e a gente precisava alimentar ele de noite.
A história começa no ano de 1830 ,os anos do senhor . O dia que ela começou não fazia calor. Fazia frio e a geada estava em cada folha de grama. Mas depois o sol abriu e a geada foi embora e então os pássaros todos vieram. E parecia que tinha sol nas minhas pernas....porque eu senti que tinha. O sol entrou nas minhas e subiu até minha cabeça.A seiva estava correndo pelos caules e as folhas estavam se desenrolando e os pássaros estavam formando os seus ninhos. E o mundo tinha entrado na primavera.
Eu lembro onde eu estava aquele dia, porque eu estava botando as galinhas pra fora porque elas tinham ficado trancadas toda pra chocar os seus ovos e agora elas tinham que sair para correr e comer minhocas e insetos,pois isso ia fazer os ovos ficarem gostosos e elas também comiam o mato que estava começando a crescer depois do inverno que foi tão frio.
Eu abri a porta onde as galinhas moravam e foi o galo que saiu primeiro e ele estava marchando no ritmo de uma música que não tinha.
As galinhas ficaram paradas olhando pro dia e eu tive que correr atrás delas para poderem sair e irem para o pasto e foi aí que eu ouvi a minha irmã Hynara me chamando,ela parou na porteira e disse meu nome.__ Lazuli- ela falou . __ o que você está fazendo ?
__ O que parece?- respondi.
__ Parece que você está botando as galinhas pra fora. - ela falou .
__ É mesmo?- eu falei.__ que estranho,porque eu não tava. Eu tava dançando com o frango e depois a gente deu um banquete e o porco chegou e sentou na ponta da cadeira e cantou uma música pra.
__ Você não tem cura!- ela falou.
__ Porque eu deveria ter?- perguntei __ não estou doente.
__ Trabalha mais e fala menos !- ela gritou .
__ Olha menos o que os outros tão fazendo e faz mais o que você tem que fazer- eu falei com um olhar frio.__ e onde você estava?
__ Fui na igreja.
__ Bom, ir na igreja não dá comida pros animais ,dá?
__ Faz Deus dar a comida deles.
__ Olha pra mim - eu falei arrastando o balde de comida. __ Não tenho tempo para suas desculpas.
__ Você não deveria falar assim.
__ Eu falo do jeito que eu quero.- eu falei.
__ Um dia você vai ter problemas.
__ Ah,é?
__ É- ela confirmou __ Você vai.
Eu botei as minhas mãos na cintura. Tenho tido problemas a vida toda- eu falei __mas eu nunca vou parar de falar o que eu acho.
__Eu percebi- ela falou.
__ E aonde é mesmo que você disso que foi?
__ Na igreja- ela falou- porque fui limpar a poeira.
__ Eu sei que dá poeira- eu falei .__ não sou burra.
__ Quer saber , vai se ferrar sua vadia!
E a Hynara foi para casa e eu segui ela e a gente entrou para porta de trás. Só que ela não imaginava mas a mamãe estava lá dentro com o balde cheio de leite até a boca da mão. E ela olhou para Hynara como quem diz o que você tá fazendo em casa? Vai lá fora trabalhar!
E a Hynara ficou ali com boca aberta e depois falou toda enganosa pra mamãe.
__ Lazuli disse para eu vir aqui. Ela disse que a senhora tava me chamando.
E então a Hynara olhou pra mim daquele jeito que diz que é melhor você ficar calada.
A mamãe encarou a Hynara,depois falou: __sai daqui . Vá lá pra fora - e Hynara foi.
E aí ficamos eu e a mamãe na cozinha.
__ Você cuidou das galinhas? - a mamãe perguntou.
__ Claro que cuidei - eu falei __ a senhora mandou eu cuidar,então eu cuidar ,então cuidei.
__ Quantos ovos tinha?
__ Ovos ?- falei surpresa. __ ovos?
ela ficou me olhando .
Bem , nenhuma mosca pousava no rosto da mamãe desde o ano mil setecentos e noventa e dois, quando ela estava com uma semana de vida e uma mosca entrou voando no quarto e foi dentro do berço dela. Mas ,mesmo naquela época a mamãe já era rápida que nem um rio e espantou a mosca e a partir daquele dia as moscas entenderam que não era pra elas chegarem perto dela.
__ É, ovos - ela falou lançando um olhar desafiador.__ quantos tinha?
__perdi a conta .- falei.
__ perdeu a conta?como?
__ Como?- eu falei fraquejante .
__É, como ?
__ Ah..- eu falei .__ acho que eu sei o que aconteceu.
Ela me encarou. E esperou.
__ Eu acho..- disse nervosa. __ que eu fiquei tão ocupada contanto os meus passos enquanto eu vinha para cá que isso me fez esquecer que era pra mim trazer os ovos.
__ Se você tem tempo pra contar passos- ela falou seca.__ estão é porque não tem trabalho o bastante e tá querendo mais ,né?
Fiz que sim.
__ O seu pai vai falar no seu ouvido e vai falar no meu também. Então é melhor você ir lá pegar aqueles ovos.
Então eu voltei no galinheiro e coloquei os ovos na cesta. Alguns estavam quentes ainda e outros estavam estragados .
E tinha um que estava debaixo da galinha e eu tirei ela de cima dele.Contei todos os ovos. Vinte e isso não da sorte,por que o ovo tem que ser sempre ímpar e então coloquei de volta aquele que estava debaixo da galinha e aí tinha dezenove. Falei para as galinhas para colocarem mais ovos dia seguinte ou ela iam pra panela.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A cor da neve
Mystery / ThrillerEm meados de 1831,uma menina de 16 anos decide escrever a sua própria história. Lazuli tem uma imaginação fértil, cabelos da cor da neve ,tão brancos quanto sua pele e leva uma vida dura,trabalhando com suas três irmãs na fazenda da família. Seu pai...