Veneração ou Adoração?

33 3 0
                                    

Católicos São Idólatras? Primeiro antes de fazer essas acusações é preciso primeiro antes. se aprofundar e entender  seu significado

Adorar: É o ato de considerar Deus como o único criador se senhor do mundo
Idolatria: É o ato de adorar o falso deus,ou seja, é considerar o falso deus como criador e senhor do universo
Venerar : é imitar,honrar,louvar,homenagear,saudar, etc.

Nós os veneramos porque Deus é pai dos vivos e dos mortos, e pelo fato de estarem no céu, podemos estar em  comunhão com eles e com nós (Hebreus 12,22-24.) A Igreja Católica ensina que devemos adorar unicamente a Deus,que é o Pai,o filho e Espírito Santo.
Muitos protestantes alegam que adoramos os santos mas eles não tem provas de um único documento católico mandando adora-los. Nós lembramos deles pq a Bíblia manda lembrar deles em Hb 13,7.

Na igreja católica existem 4 tipos de culto(honra):

1. CULTO DE LATRIA (grego: “latreuo”) quer dizer adorar - Apenas a Deus

2. CULTO DE DULIA (grego: “douleuo”) quer dizer honra, venerar: — Dado apenas aos Santos e Anjos

3. CULTO DE HIPERDULIA  (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração - Dado a Virgem Maria

4. PROTODULIA:  Dado apenas São José

Existem vários níveis diferentes de honra. Como por exemplo em um reino, uma hierarquia. As pessoas logicamente honram mais ao rei do que a (Rainha-mãe, os filhos príncipes e princesas , sacerdotes etc) . A honra dada a cada um deles é diferente, uns são mais importantes do que os outros, eles precisam se prostar, e cantar músicas como forma de profundo respeito e homenagem, Ninguém vai dizer que eles são idólatras ou vão?

Se homenageamos os grandes heróis da pátria e as vezes fazemos um dia(feriado) e músicas pra lembrar unicamente a eles. Quanto mais os heróis da fé, os Santos que hoje são amigos de Deus, venceram o pecado e hoje estão na glória.

A Veneração está na bíblia:
Hebreus 13-4: "Venerado seja entre todos os matrimônio e ao leito sem mácula, porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.
Atos 5:34 "Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;"

• SE PROSTAR INDICA SEMPRE ADORAR?

"Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, que estava assentado à porta da cidade, ao vê-los, levantou-se e foi-lhes ao encontro e prostou-se com o rosto por terra" (Gênesis 19,1)

"E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com
a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos,
se prostraram sobre os seus rostos". (1Cr 21:16)

Leia a bíblia em: (Daniel 2,46) (Ester 8,3) (II Reis 2,15) I (Samuel 25,23) (I Samuel 24,9) (Rute 2,10) (Gênesis 37,9) (Gênesis 33,3)  (1Rs 1,16-22) (Gn 27,29)(Ex18:7)(Jz 13, 19-20) (II Rs 4, 37)(Nm 22, 31)  (I Cr 29, 20) (Gn 18, 2) (I Cr 21, 16)

“Depois disse Davi a toda a assembléia: Bendizei ao Senhor, nosso Deus. E toda a assembléia bendisse ao Senhor, o Deus de seus pais, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei.” (I Cr 29, 20)

Perceba que esta última passagem nos mostra dois atos parecidos, porém com sentidos e razões diferentes: eles se prostram a Deus, para adorá-lo, mas também ao Rei, para reverenciá-lo. Deus em momento algum se enfureceu com aquilo e não os repreendeu. É oportuno observar que, na Bíblia, quando o ato de prostrar-se é recusado, é identificado com clareza nos textos bíblicos que o problema não está em se prostrar, mas em se prostrar para adorar:

Prostrei-me aos seus pés para adorá-lo, mas ele me diz: Não faças isso! Eu sou um servo, como tu e teus irmãos, possuidores do testemunho de Jesus. Adora a Deus. Porque o espírito profético não é outro que o testemunho de Jesus.” (Ap 19, 10)

Vemos que o anjo percebeu a intenção de João, por isso o repreendeu para que ali não houvesse um ato indevido de adoração, que cabe somente a Deus. A seguir, vemos uma situação semelhante:

“Quando Pedro estava para entrar, Cornélio saiu a recebê-lo e prostrou-se aos seus pés para adorá-lo. Pedro, porém, o ergueu, dizendo: Levanta-te! Também eu sou um homem!” (At 10, 25-26)

Conforme bem especificado no texto, a prostração de Cornélio não foi uma simples reverência, mas tinha a clara intenção de adoração.
_______~~~~~~~~~~______
— Ajoelhar-se pode até ser um ato de zombaria/irônia conforme a vontade de quem faz, como vemos no evangelho: "Os Soldados de Pilatos, vendo coroado de espinhos o divino Salvador e colocada uma cana verde em suas mãos, como cetro,zombaram dele,lhe cuspiram no rosto, e prostando de joelhos, o adoraram" (Mc 15,19). Eis uma adoração e inclinação, que não tem nada de culto, porque falta a intenção — ao contrário é uma blasfêmia horrenda, porque fizeram por desprezo e zombaria.
Se o simples fato de se ajoelhar ou se prostar de algo ou alguém, diversas ações românticas do cotidiano cristão e de não cristãos seriam tidas como "idolatria" mas muito pelo ao contrário.
Concluindo: é correto ajoelhar-se perante algo que não é Deus, quando não há a intenção de adoração no coração daquele que o faz, ou seja, quando o receptor do ato não é colocado no lugar de Deus, como um ídolo, um falso deus, por isso a Igreja não repreende quando tal reverência é realizada à imagem sacra, ao sacerdote, às relíquias dos santos, ao altar, etc. A Igreja nos ensina a realizar tal ato com a intenção de veneração, respeito, humildade, reverência, admiração e não adoração.

• SERVIR INDICA SEMPRE ADORAÇÃO?

Não, muitos acusam os católicos por dizer que são servos dos santos mas aí é que tá o problema, ou a pessoa não se aprofundou na bíblia ou tá agindo com ignorância. Mas onde está na bíblia? Leia os seguintes textos:

Jesus nos chamou para servir aos outros : "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos".
(Marcos 9:35)
"Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor."
(Gálatas 5:13)
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.
(Romanos 12:10)
E o próprio Deus nos honra e nos serve: Lucas 12:37,Matheus 20:28,Marcos 20:45,Lucas 22:27, João 12:26

E ainda mais. Na bíblia mostra que tinham aqueles servos(que trabalham ou os servos do rei) indicando que nem sempre é algo de adoração:
"Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo (Éfesios 6:5)"
Leiam também: Gênesis 16:9, Salmos 123:2,Malaquias 1:6,Mateus 8:9,Atos 10:7,8 , Colossenses 3:22, 1 Timóteo 6:1-3, Tito 2:9,10, 1 Pedro 2:18-21.

Se Deus fosse contra ser servo um dos outros, ele estaria se contradizendo mas como sabemos não é bem isso o que não se pode é adorar..

Continua...

Em defesa da Santa Igreja CatólicaOnde histórias criam vida. Descubra agora