Antes de entrar no mundo da edição, é muito importante saber a diferença entre plágio e inspiração.
Explicação rápida do Google:
Acho que todo mundo já deve saber que plágio é copiar o trabalho do coleguinha né?
Esse assunto é um tanto delicado, já vi designers copiando o trabalho de outras pessoas sem saberem que é plágio. Mas ellie, como assim?
Irei descrever algumas situações pra ficar mais fácil de entender. Acho que todo mundo já deve ao menos ter escutado alguém falar sobre o Pinterest né, que é um ótimo meio de achar imagens legais pra fazer a sua edição.
Isso fica perigoso quando você se depara com a arte de outras pessoas no app, é muito fácil baixar a imagem daquela edição, e infelizmente algumas pessoas não sabem, mas baixar edições de outras pessoas e editar por cima e dizer que a arte é sua, é errado.
Claro que tem gente que sabe que é errado e faz mesmo assim. Mas na maioria dos casos que -eu- vi, as designers que fizeram isso, realmente não sabiam que é plágio, depois elas se desculparam e apagaram a edição copiada.
Por isso é importante dar um olhada no que é plágio e inspiração antes de entrar no rumo da edição.
───※ ·✤· ※───
Tia ellie, e sobre inspiração? e se eu ver uma edição muito bonita e quiser me inspirar pra fazer algo assim, tem problema?
Contanto que você saiba a diferença entre se inspirar e copiar, não tem problema algum.
Se inspirar em algo é diferente de copiar, um exemplo, você viu uma capa muito bonita do Jungkook e quis fazer uma edição assim também. Ir fazer uma edição do mesmo jeito, mudando apenas alguns detalhes, não é inspiração, tá mais pra releitura.
Se inspirar em algo é captar a essência que aquela arte transmite, se inspirar não é fazer uma edição do mesmo jeito que o coleguinha fez.
Pra ficar mais fácil de entender resolvi mostrar um exemplo pra vocês. Me inspirei na capa "the sweet boss" pra fazer a capa ''our difference''. Ambas as capas possuem a mesma essência e ainda sim, são diferentes.
Também quando vocês forem se inspirar na arte de alguém, é importante deixar claro que foi inspiração e dizer quem foi que te inspirou.
Cuidado quando vocês verem edições que são um pouco parecidas, existem várias designers por aí, é muito difícil fazer uma edição inovadora e que ninguém nunca tenha visto algo parecido. Então naturalmente uma edição irá lembrar de outra, e não significa que isso é plágio.
Saí olhando a minha galeria pra ver se eu achava algum exemplo pra vocês. Essa capa do Beom eu fiz para esse livrinho de tutoriais, meses depois eu fiz essa capa do jimin pra um projeto. Juro, nem foi inspiração e nem nada, são apenas capas softs com a mesma temática.
Depois que percebi que elas são parecidas, e olha que foi eu que fiz as duas kkkkkkkk não foi intencional, então cuidado ao sair acusando o coleguinha de plágio.
───※ ·✤· ※───
⋆ Dúvidas?
VOCÊ ESTÁ LENDO
𝐌𝐈𝐒𝐒𝐈𝐎𝐍, 𝗍𝗎𝗍𝗈𝗋𝗂𝖺𝗂𝗌
RandomQuer aprender a fazer capas? A minha missão aqui é te ensinar a fazer edições com maestria. Vamos! Embarquem comigo neste mundo colorido. Want to learn how to make covers? My mission here is to teach you how to make edits with mastery. Let's go! Emb...