Não sei qual profissão seguir!

4 0 0
                                    

     Ao longo da vida desde criança sempre nos perguntam ''oque você quer ser quando crescer?'' e nós respondemos cada dia uma profissão diferente (médico, policial, cozinheiro, bombeiro, etc...). Ok mas o ensino médio está chegando e eu não sei que curso fazer, não sei com oque me identifico, não sei do que eu gosto, pressão dos pais em casa, serei um fracassado?

     Fica tranquilo isso é normal, conheço pessoas que desde crianças queriam uma determinada profissão como também conheço jovens de 2 ano de ensino médio que não sabem oque quer da vida!.

     É algo muito complexo esse negócio de ter CERTEZA do que quer fazer, bom na vez que eu escolhi que eu realmente queria passar em medicina foi uma experiência muito forte que eu tive, mas ainda não estou preparada para falar aqui. Mas ok vou falar a vocês como descobrir oque querem.

.

Lá vamos as perguntas:

1- qual profissão você se identifica?

2- você realmente deseja faze-la ou é influencia de alguém?

3- é por dinheiro ou amor?

4- está disposto a renunciar coisas que você gosta pra ir atrás do seu sonho?

.

E se eu tomar a decisão errada?

Errar é natural e nenhuma escolha é definitiva. Optar por uma profissão agora não significa que ela vá fazer parte da sua realidade para o resto de sua vida. O importante é não pensar que essa vai ser a única e última decisão que você vai tomar. Pessoas mudam de opinião e você também pode entrar nessa estatística. O importante é descobrir por que você acha que não tomou a decisão certa. O curso não é o que você pensava? A universidade não lhe agrada? A saudade da família – que pode estar longe – está pesando muito? Se o problema for mesmo não se identificar com a profissão, o ideal é desistir e tentar encontrar outro curso que te deixe realizado. 

Meus pais acreditam que eu deva seguir uma carreira quando na verdade quero outra completamente diferente. O que fazer?

Escute os argumentos de seus pais. Se depois de ouvir tudo o que eles têm pra dizer você continuar acreditando que o seu caminho é outro, faça prevalecer a sua vontade. Pode parecer cômodo seguir a tradição da família escolhendo a mesma profissão do pai e trabalhar em seu escritório/consultório, mas se você não for feliz, nada disso terá valor.

Será que consigo passar no vestibular para o curso que quero?

Nesta fase da vida pode parecer tentador desistir do que é difícil para garantir aquilo que é mais fácil. De que adianta prestar para Biomedicina – porque a concorrência é menor – se o que você quer mesmo é fazer Medicina? Será que você não vai se sentir frustrado daqui alguns anos? Às vezes vale a pena se preparar por mais tempo com a ajuda de um do que desistir da faculdade antes mesmo de tentar.


Bom espero ter ajudado vocês de alguma forma, coloquem aqui nos comentários do que vocês querem que eu fale?!

Um grande abraço e não se esqueçam ''Se você não tentar, nunca vai saber se vai dar certo ou não!''.

Sonho de uma estudanteOnde histórias criam vida. Descubra agora