"As Telenovelas brasileiras se tornaram fenômeno de audiência a partir da década de 1970 e tiveram um relevante impacto social no país". Quando o assunto é telenovelas cada um tem a sua própria opinião, alguns acham que tem como objetivo alienar a população e outros que estimulam o distanciamento social, entretanto, a verdade é que elas exercem um papel muito mais significativa na sociedade, as novelas abordam temáticas, polêmicas e tabus essenciais. Mas já que começamos falando sobre o fato de alienar as pessoas, vamos mais afundo, as telenovelas alienam ou conscientizam? por mais que custem a acreditar, as novelas, como são atualmente chamadas, é muito mais uma forma de conscientizar e alertar a população, do que alienar, o que leva o público a se sentir alienado é não conseguir separar a ficção da realidade, e acreditar que a televisão gera influências negativas ao falar sobre drogas lícitas e ilícitas, traições, prostituição, violência e outros, contudo como já dito a intenção é alertar e conscientizar.
Por exemplo; em 1970 foi abordado pela rede globo um dos primeiros personagens gays, interpretado por Ary Fontoura, isso ocorreu a pouco mais de seis décadas, porém não quer dizer que é um assunto "visto com bons olhos" por todos hoje em dia. Pelo o contrário; ainda é um tabu, um tabu que já salvou pessoas, ajudou outras que passam, já passaram ou estão passando pelo processo de aceitação, e talvez só tenham noção do impacto que o preconceito causa, através das telas, mas é um assunto sério, no Brasil a cada 19 horas uma vítima da homotransfobia , a expectativa de vida dessas pessoas é 35 anos, isso é realmente justo? bem que queríamos que isso fosse apenas ficção.
Em 1995 foi gravado também pela rede globo a trama de uma mãe que busca pelo seu filho de apenas 5 anos que desapareceu enquanto brincava no portão de casa, ao fim das gravações, segundo a emissora, 60 desaparecidos foram encontrados, entre eles um garoto de 13 anos ainda durante as gravações; houve um grande impacto sociocultural pois naquela época não se ouvia falar de desaparecidos com frequência ou não era retardado com a importância necessária.
Em 2017 em "Malhação - Viva as diferenças" também vencedora do Emmy Internacional Kids em 2018; temas mega importantes foram apresentados, o alcoolismo que ao fim foi retratado a eficácia do tratamento quando se tem interesse e a gravidez na adolescência que obviamente gerou uma problematização por estarem "romantizando" o "problema", na história Keylla de apenas 17 anos enfrenta as dificuldades e os julgamentos cruéis por ser mãe jovem, e é exatamente o que acontece na realidade de muitas garotas, não existe um apoio, para que a saúde mental da adolescente e futuramente dessa criança não sejam afetadas.
Histórias de mulheres que conseguiram se livrar da violência doméstica e se salvaram de uma tentativa de feminicídio também foram abordados, e com as diversas mensagens de apoio e alertas sobre quem procurar e para quem ligar caso ocorra, vidas reais foram salvas.
A telenovela conseguiu estimular a criação de leis, por exemplo em "Escalada", em 1975 que a crise no relacionamento dos personagens principais da trama, levou a uma severa discussão as leis vigentes no país sobre divorcio (XAVIER,2007 p.59). Em "Mulheres Apaixonadas", em 2006, foi feita campanha pela aprovação do Estatuto do Idoso.(CASTRO, 2005 p.38).
Convém lembrar que nem sempre os temas abordados numa novela são bem aceitos, como o caso do ator global André Gonçalves que há pouco mais de 20 anos foi ameaçado de morte e apanhou com socos e pontapés de um grupo de homens por causa de Sandrinho, personagem que interpretara, em 1995, na trama o casal homossexual sofreu dois tipos de preconceito, a homofobia por viverem um relacionamento assumido e racismo por se tratar de um casal interracial.
E não tão distante a Globo apresentou em 2017 a novela "a força do querer" que teve como personagem Ivan, um homem Trans, que logo de início não foi aceito pela mãe que sempre sonhou em ter uma filha, e como ação de liberdade, saiu pelas ruas do Rio de Janeiro com roupas masculinas e foi abordado por garotos, que ali o espancaram, um tempo depois foi acolhido pelo motorista do seu tio, que havia se descoberto travesti.
Temas como doação de órgãos, adoção, suicídio, sem terra, escravidão, tráfico humano etc também foram
contados, e refletiu em ações positivas.
Todavia as telenovelas não são só histórias tristes, elas também contam sobre romances, e não seria uma hipérbole dizer que todas tem pelo menos uma casal que ganhou o seu "final feliz". De certa forma continua sendo uma válvula de escape para o telespectador, suprindo suas carências e frustrações do dia a dia, graças a identificação do público com os personagens. A realidade das telenovelas é muitas das vezes mais bela que a da vida real, ou seja, que a realidade de nossas cidades ou país. Em grande parte delas, os ricos moram em mansões e vivem com suas mordomias e os pobres não são tão miseráveis, pobres convivem com boas condições econômicas. Moram em casas com razoáveis. Para os que não enquadram nesse contexto sempre existirá uma mágica alternativa. Os funcionários se relacionam, com total intimidade com os patrões. Em Avenida Brasil, Zezé funcionária da mansão. interpretada pela humorista Cacau Protásio age com total liberdade com os patrões, dá suas próprias opiniões. Trata-se de uma realidade não vivida pela maioria dos brasileiros. Não existe distanciamento entre as classes sociais. Explorados e exploradores convivem igualmente.
É indispensável salientar que tem que acredite que certos temas vão contra crenças e criações, criando assim, o que mais uma vez enfatizamos, famosos tabus, porém o seu papel vai muito além, é indubitável dizer que as telenovelas carregam o peso de reeducar a sociedade, abordando temáticas essenciais e lidando com essa responsabilidade social, e a sociedade vai respondendo a este estímulo produzido, quando alguma novela está no seu auge, claramente milhares de pessoas comentam sobre e isso ajuda com a repercussão dos temas que são inseridos. Conclui-se que o objetivo principal das novelas não é apenas entreter, mas sim cultivar a cultura brasileira, a ficção é a forma mais sutil e elaborada de abordar assunto importantes e fazer com que as pessoas fujam da nossa realidade.
"A ficção revela a verdade que a realidade esconde." Jessamyn West
Claramente as novelas influenciam positivamente a sociedade, por mais que ainda existam pessoas que não acreditam. Com a insistência, ações repetitivas e aos poucos as novelas vão ajudar a mudar o mundo.
Esse produto cultural de enorme influência tem o poder de fazer MUDANÇAS.