Welinto, Jhonatan. "Um suspiro – O melhor de mim". In: Século XXI: São Paulo: EditoraDialética 2021, p. 01-524.Na obra intitulada "Um suspiro – O melhor de mim", o Escritor e publicitário Jhonatan Welinto de Souza aborda a poesia de uma maneira poucas vezes vistas, Como transforma os ensinamentos pregados na igreja em poemas. Se inspirar em pessoas e em seus comportamentos para escrever.O autor inicia seus poemas apontando a sua vida como principal foco e falando como ele começou a escrever:prefácio Logo quando nasci tive problemas de saúde. Sofri um ataque cardíaco e fui diagnosticado com problemas respiratórios, entre as diversas idas e vindas ao hospital pelo mesmo motivo, obtive uma melhora e finalmente a enfermidade cessou aos 6 (seis) anos de idade. No entanto, posteriormente sofri diversos acidentes Fui atropelado 4 (quatro) vezes, uma delas foi com uma bicicleta. Em seguida, um cão da raça pit bull me mordeu causando ferimentos no meu braço direito, sofridos pelo dente do animal, além disso, sofri um outro ataque, desta vez de um cachorro pastor-alemão que me mordeu perto dos olhos, na sobrancelha. Por volta dos meus 11(onze) anos de idade, enquanto brincava do lado de fora da minha casa, um muro despencou em cima de mim causando fraturas. Adiante, um sarilho de poço atingiu minha cabeça em cheio, obtive lesões profundas. Outro dia, enquanto meus primos estavam fazendo uma fogueira, eu me encontrava no quintal de casa, e mais uma fatalidade ocorreu. Eles esquentaram água em uma lata quente, e no momento que mexi na grade a água derramou sobre meus pés, por pouco não derramou em cima do meu corpo inteiro. Após o ocorrido, caí de cima de uma laje, e também de uma árvore, me atingiram com uma pedrada na testa onde eu carrego a marca da cicatriz até hoje. E aos 12(doze) anos de idade fui internado com pneumonia grave no hospital Stela Maris. Lembro que na escola sempre zombavam de mim, eu estava sempre triste e depressivo. 19 20 Jhonatan Welinto de Souza Aos 11 (onze) anos de idade descobri um dom incrível que eu tinha, de escrever poesias. Estava na sexta série quando conheci uma menina muito linda, eu gostava muito dela, mas ela nem me dava bola, por isso escrevi o seguinte poema para ela: "Um dia acordei e lembrei de você, mas você não estava mais aqui comigo. Por isso lembrei que você fazia falta e se eu pudesse voltar ao tempo eu voltaria... Para te pedir perdão." Ao escrever esse poema eu entreguei a ela, mas ela rasgou e nem leu, talvez o propósito daquele momento fosse outro, pois desde aquele dia não parei de escrever mais. Meu pseudônimo é J.W por causa do meu nome. É preciso estar firme com Deus para não fracassar e desviar dos caminhos dele, mas cumprir o propósito pelo qual Deus nos escolheu. Aos 17 anos de idade, minha mãe se separou do meu padrasto e mesmo me amando incondicionalmente, ela acabou gostando de uma outra pessoa e me deixando por causa dele. Eu passei frio, fome, chorei, clamei a Deus, muitas vezes o culpava por tudo isso e achava que ele não gostava de mim, que me odiava, por um tempo perdi o foco, pensei em desistir, entrei em depressão, e me perdi no próprio conhecimento. Estejam todos firmes diante dos dias ruins: Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33 Eu tenho sede de Deus e desde então não me canso de conhecer a sua palavra, eu desejo que vocês o conheçam como eu o conheço e tive um encontro com ele. Graça e paz estejam convosco. . (WELINTO, 2021. p. 20).O autor logo em seguida, começa a falar suas poesias, aonde consegue emocionar e prender a atenção do leitor, o autor Jhonatan escreve as cartas anonimas para uma garota, cuja ele não cita o nome dela, mas ele sempre escreve as cartas dizendo:Carta a vossa alteza do castelo real. Um tipo diferente de leitura aonde ele sempre menciona a jovem como um princesa e ao longo da leitura você vai percebendo que ele a amava muito, mas que nunca foi correspondido. Por esse motivo vimos diversas poesias encantadoras, mas triste, afinal o autor amava alguém cuja nunca foi correspondido, a prova disso é um dos seus poemas dizendo:"O que os olhos não veem, o coração não sente" Na banalidade da vida, escondo minha face de alguns seres selvagens. Tento ignorar meus sentimentos fechando os olhos, tentando ser cego, Para que eu não crie um sentimento dentro de mim. Mas foi inútil, pois em um simples deslize, onde mostreime para o mundo e o observei, encontrei você. Alguém tão especial! Na hora em que te vi, vi seu jeito, seu olhar, seu sorriso. Em poucos segundos criei um sentimento forte dentro de mim chamado amor E agora? O que eu faço? Eu nunca amei e não sei conquistar alguém quando se ama Minha alma grita e grita desesperada, com medo de nunca poder te conhecer e como consequência, eu choro e choro com a esperança de você fazer parte do meu destino. Como pode ser? Nem te conhecer e já te amar. Te desejar a ponto de morrer de ciúme Espero um dia te conhecer Te dizer um "Oi"'. Poder te entregar esta carta e depois de me apresentar, nos tornarmos amigos e com uma pausa no tempo com você eu namorar. Preciso de motivos para viver Forças para lutar Ânimo para acordar Motivos para me curar Motivos para em Deus continuar Pois terei você... Oh, grande amor da minha vida! Para sempre vou te amar, ainda que nunca te conheça.(WELINTO, 2021. p. 26).O livro é super recomendável para todas as idades, principalmente para aqueles que amam poesia. Vou deixar um ultimo poema do livro para os leitores admirarem:Amor Muitas vezes me perguntei o que é o amor, e o que ele faz a uma pessoa de tão especial Sendo que nem desconfiava que iria ver o amor pessoalmente... você! Quando te vi, uma reação estranha ocorreu em meu coração: Como uma tremedeira pelo corpo, coração batendo acelerado, e um forte som da sua voz despertando o meu coração. E quando acordei, descobri minha vida em ti. Mesmo se for apenas em sonho, pois você é tão linda que pode nem ligar para os meus sentimentos Você é especial demais para mim, e mesmo se a sua felicidade for com outra pessoa, que você ame Este é o preço que tenho que pagar. Como todos pagam um preço Você é uma princesa que procura pelo seu príncipe. O poeta diz: A dor é a dor por te amar e saber que talvez não irei ser amado Você é linda como o sol que nos ilumina Você é bela como uma noite perfeita onde tudo corre certo Você é a luz que me ilumina na escuridão Você é a flor que não existe na Terra, mas sim no céu Você é as horas que eu sonho e mergulho em um mundo de poesia e fantasia para escrever poemas inspirados em você Você é a minha paz mental do dia a dia Você é a minha vontade de mudar de comportamento e de seguir o caminho de Deus Você é a fortaleza da minha fraqueza Você é o alimento que me mantém vivo Um Suspiro 153 Você é o desabafo da minha tristeza Você é o ensinamento da minha vida Você é a flor que me concede sorte no dia a dia Você é um anjo que me faz viajar em um mundo de poesia como o paraíso, o Éden ou Jerusalém. Porque você é você... A menina pura e romântica que caminha contra o vento! E para aqueles que não acreditam no meu amor, avalia-me quando eu fico longe de ti... A minha vida sem você é viver em um mundo de caos e destruição, onde a lei é derrubar quantos puder e não deixar levantar Pois se levantar, é você que cai. Minha vida sem você é uma vida sem brilho e sem cor, onde eu fico trancado em algum canto longe do mundo, revoltado. A minha vida sem você é ver o tempo passar rapidamente, e eu não ter vontade de lutar, e desistir de tudo. É ficar longe dos caminhos de Deus até eu cair de vez. A minha vida sem você é achar tudo que é errado certo, e acabar me tornando um ser do inferno sem saber E eu acabarei ficando tão perturbado que me matarei e serei condenado severamente por Deus! Minha vida sem você é eu andar de cabeça baixa, com baixo astral e não querer ninguém por perto. Por não ter você que é a minha amiga verdadeira. Porque minha vida sem você é sem vida! (WELINTO, 2021. p. 152-153)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Resenha critica do livro "Um Suspiro - O melhor de mim
Short StoryNa obra intitulada "Um suspiro - O melhor de mim", o Escritor e publicitário Jhonatan Welinto de Souza aborda a poesia de uma maneira poucas vezes vistas, Como transforma os ensinamentos pregados na igreja em poemas. Se inspirar em pessoas e em se...