Em terra de Wattpad muitas pessoas são escritoras! Entre centenas de nichos que existem pela plataforma, você sempre poderá encontrar alguns que são bem mais bem problemáticos. E, é aí que o problema começa.
Primeiro quero começar deixando bem CLARO, que esse livro não é para exposed. Não quero e não vou despejar hate em cima de ninguém, quero apenas mostrar e debater civilizidamente assuntos problemáticos em livros que por conta de autores se tornam "normais" quando não deveriam ser.
Então, eu pergunto. Quais temas e assuntos são errados para estarem em livros que alcançarão centenas de pessoas pela plataforma?
Aqui vai alguns: banalização do estupro, da pedofilia, de doenças psicológicas e fisiológicas, sexualização de menores, incentivo a rivalidade feminina, incesto e entre muitos outros que durante anos observei pela plataforma.
A sexualização é uma das mais vistas se você procurar nos livros, não importa qual fandom você faça parte, com toda certeza do mundo você vai encontrar livros que sexualizam os personagens, sejam eles femininos ou masculinos. Principalmente homens e adolescentes.
Outro ponto que me incomoda bastante, ainda mais porque faço parte desse grupo, são fanfics que tratam ansiedade, depressão, fobia e ataques de pânico como se essas doenças não fossem tão importantes. Já li fanfics, em que ataques de ansiedade são retratados como uma crise de asma.
Se você autor/a não tem dominância sobre tal assunto, faça o favor de não escrever sobre ele! Assuntos sérios precisam de escritas sérias e não apenas para dar mais hype para seu livro. Isso pode desencadear uma série de gatilhos em leitores que estão lendo sua estória!
Outra problemática, são as fanfics que incitam o ódio e a rivalidade entre mulheres. São centenas as estórias que possuem a mocinha, a vilã obsessiva pelo ex, e o cara que é o santo e adora a disputa por ele. Por Deus, nós estamos em pleno 2022 e vocês ainda estão seguindo essa narrativa. Autores que escrevem sobre isso, me respondam algo. Vocês se declaram feministas, não é? Mas, na hora de escrever uma estória que terá rivalidade feminina isso nem se passa pela suas cabeças?
Eu realmente já parei de ler estórias por conta disso, eu simplesmente não conseguia aguentar a cada capítulo duas garotas sempre brigando por conta de uma garoto ou homem padrão que apenas existia no enredo por ele ser bonitinho. Minha inteligência realmente não me deixava continuar.
Não sei se as pessoas vão se interessar por esse livro, mas usarei ele para expor minhas ideias que por anos vieram ganhando força. Não tenho a intenção de causar danos a ninguém, só peço educação se alguém vier falar comigo. Vivemos em uma sociedade liberada, onde podemos exercer nossa liberdade, então, estou no meu direito de escrever o que penso, mas, sem que isso ofenda alguém, porque aí já não mais seria minha liberdade de opinião.
Se alguém também quiser que eu fale de algo específico basta me enviar uma mensagem privada. Eu lerei e verei se sua ideia tem veracidade.
11/03/2002
VOCÊ ESTÁ LENDO
Precisamos Falar
FanfictionAssuntos que geralmente são ignorados ou passados panos.