Breve guia para quem não tem familiaridade com a Takarazuka Revue

23 2 0
                                    


A Takarazuka Revue é uma companhia de teatro japonesa em que todas as atrizes são mulheres, que existe há mais de um século na cidade de Takarazuka, na província de Hyogo (próxima à cidade de Osaka). Os shows atualmente consistem em peças de teatro musical, ou então revues, que são shows de música e dança. Quem se apresenta nesses shows são as Takarasiennes, as atrizes/cantoras/dançarinas da Takarazuka Revue, que entram para a companhia através de uma seleção disputada para entrar na Escola de Música da Takarazuka Revue, onde estudam por dois anos até efetivamente se tornarem Takarasiennes. As Takarasiennes podem ser otokoyaku, as que fazem os papéis masculinos, ou musumeyaku, as que fazem os papéis femininos; e após entrarem são divididas em cinco trupes: Hoshigumi (Trupe Estrela), Yukigumi (Trupe Neve), Hanagumi (Trupe Flor), Tsukigumi (Trupe Lua) e Soragumi (Trupe Cosmo). Começam como ensemble (também como rockettes nas revues), depois talvez fazendo papéis pequenos. Algumas então conseguem destaque para pegar os papéis maiores, e dentre essas algumas eventualmente conseguem se tornar Top Star, que é a estrela da trupe, a líder, que sempre fará os papéis principais enquanto fizer parte da Takarazuka Revue. A Top Star é sempre uma otokoyaku (que faz papéis masculinos). O cargo de prestígio para as musumeyaku (que fazem papéis femininos) é o de Top Musumeyaku, que formará o casal principal das peças junto com a Top Star, o Top Combi. A Top Star e a Top Musumeyaku costumam ficar no cargo entre 2 e 5 anos, e então se aposentam da companhia.

Também vale lembrar que as Takarasiennes são proibidas de se casar enquanto fizerem parte da companhia; supostamente proibidas de terem qualquer relacionamento amoroso ("supostamente" porque, assim como também acontece com as idols, há boatos de que algumas delas namoram em segredo — no caso, com homens; a parte sáfica fica só para a imaginação).

P.S.: as Takarasiennes costumam ter sempre o nome artístico e apelidos pelos quais costumam ser chamadas, espero não confundir vocês com isso na história.

Algum lugar entre as estrelas e o chãoOnde histórias criam vida. Descubra agora