1° Ato
Maria no meio do palco começa:
Por que de tanta desgraça? Há tantos anos como professora e essa epidemia começa logo quando vou me aposentar!
Joice vai até a professora:
Maria- Olá, cadê o restante do grupo de alunos que eu montei para irem comigo buscar os remédios?
Joice- Eles estão doentes professora.
Maria- Não é possível, quanta desgraça!
Leonardo que ouvia a conversa diz:
Ei, vocês vão buscar remédios? Eu vou junto, a minha mãe está doente e eu quero ajudar!
Joice- Menino, você tem certeza? É uma longa viagem pelas montanhas e não podemos garantir a sua segurança.
Leonardo- Eu sei, eu quero ir!
(Pegamos as mochilas e começamos a andar)2° Ato
Leonardo- Aí aí, acho que eu não estou bem, estou sentindo que vou morrer! ( Senta no chão)
Joice- Sabia que esse guri só traria mais problemas, e agora o que a gente faz?
Maria- Presta atenção! Como você ficou doente e não pode continuar, vamos ter que deixar você aqui. Mas é justo que se pergunte aquele que ficou doente se deve voltar por sua causa. E o costume exige que aquele que ficou doente responda: Vocês não devem voltar.
Pausa dramática
Leonardo- Não.
Joice- Não o que menino? Tá querendo apanhar?
Maria segura Joice
Leonardo- Eu não estou de acordo.
Maria- Ele não respondeu de acordo com o costume.
Joice- Por que você não responde de acordo com o costume? Sabendo dos riscos, por quê quis vir então?
Leonardo- A minha resposta era falsa. Eu queria buscar remédio para minha mãe, mas agora que estou doente isso não é mais possível. E diante dessa nova situação, quero voltar imediatamente. E eu peço a vocês que também voltem e me levem pra casa. Seus estudos podem muito bem esperar. E se há alguma coisa a aprender lá, espero que, em nossa situação, nós temos que voltar. E quanto ao antigo grande costume, não vejo nele o menor sentido. Preciso é de um novo grande costume que devemos introduzir imediatamente: o costume de refletir novamente diante de cada nova situação.