Horas meu querido café com leite como vai? Estás mal? Que pena,mas isso não nós vem no caso, que tal irmos explorar os banheiros? Isso mesmo os banheiros que todos achamos que teríamos privacidade, mas pelo que vem nem ca@# em paz se pode mas, o Japão de hoje em dia tá foda... Mas então vamos continuar em nossa caça as lendas japonesas!
Aka Manto, uma classe de Yurei um tanto peculiar na sua forma de agir.
A lenda diz que ao ir ao banheiro, as pessoas devem ficar atenta se tem papel higiênico ali, pois se não tiver, a entidade poderá aparecer. A pessoa vai ouvir a voz de alguém bater à porta e perguntar se deseja receber papel vermelho ou papel azul. Se a escolha for vermelho, o espectro invadirá o banheiro e arrancará a pele da pessoa, ficando coberto de vermelho, se for azul, enforcará ou drenará o sangue da vítima até que fique totalmente azul. Se a pessoa escolher outra cor ou não responder, o fantasma entra no toilette e enfia a cabeça da vítima na privada até que morra.
Existem variações do relato com a possibilidade de escapar da morte ou não. Como por exemplo, abrir a porta e sair correndo do jeito que está, dizer que já tem papel (o que leva algumas pessoas a carregarem um rolo de papel higiênico na bolsa ou mochila). Mas o ser sobrenatural carrega também o estigma de ser o único espírito do Japão a não ter jeito de se livrar.
A lenda costuma ser focada especialmente em banheiros públicos femininos, sendo que Aka Manto é descrito como um belo e sedutor homem, mas que cobre seu rosto com uma máscara dourada e um manto vermelho. Não existe uma história muito desenvolvida sobre quem é e suas motivações reais, o que abre espaço para diversas possibilidades. Existem várias histórias mais comuns, Se desta-
cando.°•Lenda 1•°
Uma menina foi usar o banheiro, faltou papel e uma voz perguntou se queria vermelho ou azul, ela escolheu vermelho e foi assassinada com todo seu sangue drenado e ficando coberta de vermelho. No dia seguinte sua amiga foi ao mesmo banheiro e novamente uma voz perguntou pela cor. Ela escolheu azul e foi sufocada até a morte.
°•Lenda 2•°
Meninas ouviram uma voz masculina no banheiro feminino e ligaram para a polícia. Uma dupla chegou e a policial mulher entrou enquanto o homem ficou do lado de fora. Ele conseguiu ouvir uma voz de homem perguntando qual cor de papel higiênico queria e então um grito de horror. Ao entrar, encontrou a companheira decapitada e o banheiro banhado em sangue.
Essa lenda é focada em banheiros públicos ou de instituições de ensino. Ou seja, banheiros com boxes, aberto a todos que estiverem ali. Fiz uma pesquisa sobre a história dos papéis higiênicos no Japão e foi um pouquinho complicado de encontrar informações para ver até onde a lenda ia. Infelizmente os registros são focados na história dos banheiros, mas ainda assim dá para se ter uma ideia.
A popularização do estilo ocidental de banheiros só aconteceu após a segunda guerra mundial e o banheiro ocidental ganhou força mesmo na década de 60. Antigamente japoneses faziam suas necessidades em casa e tinham baldes em locais públicos. Aliás, algo curioso é que o cocô era vendido para agricultores e inclusive rolou aumento no preço e roubo de fezes, além de cocôs dos nobres serem mais valiosos por terem uma alimentação melhor e mais nutrientes.
Caso a lenda seja centenária, talvez tenha sido criada no século 17 com a popularização do Hyaku Monogatari Kaidankai e criação de várias histórias de terror em massa. No entanto pode ser que tenha sido um dos resultados das mudanças no Japão após a invasão americana depois do período de guerra. A novidade pode ter deixado eles abismados e aquela paranoia e medo tenham resultado nisso.
Mas tudo indica que é uma lenda que surgiu na década de 70 ou 80, quando o estilo ocidental virou algo normal por lá pra valer e as lendas de escola começaram a aparecer. Até mesmo porque a ideia por si só é muito bizarra, se assemelhando muito mais ao estilo creepypasta do que horrores mais tradicionais como o Gashadokuro.
No resto do mundo, a história se popularizou muito com o lançamento do jogo indie Aka Manto | 赤マント, pela desenvolvedora japonesa Chilla's Art em 2019. Isso fez com que as buscas aumentassem bastante e a entidade começasse a receber conteúdos como adaptações em vídeos. Porém na era das creepypastas lá por 2010/2015 já rolavam algumas informações. E aí, o que vocês falariam para o Aka Manto se ele aparecesse em um momento tão íntimo?
Nhe, Oque acharam dessa lenda? boa,Chata,medonha, engraçada?
Pq vamos concordar, se tá lá de boa cagan@# e do nada surge uma assombração,Oque tu faz? Grita de medo,Morre ali mesmo ou oque?