22/12/2020
Universidade de Brasília-Nesta tarde a oradora escolhida pelo conselho de turma irá dizer-nos algumas palavras pelo curso Jornalismo da turma 2020, Amanda Sousa. - eu estava subindo no palco não sentindo as pernas, sinto que iria desmaiar a qualquer momento. Professora Alexandra me abraça- Boa sorte garota. - foi bem baixo que ela me disse.
-Boa tarde amigos, familiares e professores dos formandos. O conselho de turma me convidou a fazer um discurso sobre o que aprendi no curso e como isso me fez quem sou hoje. Hoje vou-vos falar sobre Fotojornalismo - do fundo do meu coração eu só ouço pessoas da minha turma rindo. - Brincadeira, podia-vos contar como foi nosso primeiro dia, com a professora Soares, hoje reformada, como nos disse que iam ser os piores quatro anos da nossa vida, mas depois melhoraria, obrigada professora, porque a expectativa era tão baixa que a partir daí só podia melhorar, ficávamos felizes com uma prova de recuperação de nota, ou com seminários que vinham com lanche incluído. Podia contar da ultima aula que foi com a própria professora Alexandra que citando "esperava ver a gente a quilômetros dela porém ver-nos em grandes jornais ou revistas e nos mandou embora com três horas de aula" ainda bem que o presidente foi embora depois dos de medicina acabarem e não ouviu essa parte.- a este ponto ouço inúmeras risadas e um ronco de porco.- Porém vou vos contar de como esse curso realmente nos fez crescer.- Tiro o papel do bolso e leio.- Um: aprendemos a limpar uma casa depois de uma festa de seis horas seguidas pois no dia seguinte alguns pais iriam nos visitar para ver os filhos; dois: como limpar vômito sem vomitar; três: como limpar cerveja do tapete caro de alguma tia; quatro: perguntar quem deixou um sutiã no banheiro no grupo da turma e por acharem que era zoeira, todo o mundo virar seu amigo e te chamar garota do sutiã, que até hoje tá na sua casa; cinco: como fazer lombo no forno porque alguma tia aleatória ia visitar e todo o mundo da residência só sabia fazer miojo - neste momento eu ouço todo o tipo de risada estranha, vários roncos e guinchos e acho que está correndo bem.- Já perceberam a ideia? Eu realmente tenho um sutiã roxo em casa ainda!
-Foi da Laura- eu sinto que alguém vai apanhar pós formatura.
-Eu não sei, mas agora falando sério, todos nós crescemos, teve um aluno do ano passado que tava falando comigo e me disse que jornalismo é um curso intensivo de se descobrir, descobrir quem você quer ser e quem você está se tornando, jornalismo é um curso empático onde você aprende que dar voz às pessoas as vezes é melhor que falar você mesmo, jornalismo é a arte de repassar, repassar informações, repassar emoções e repassar realidades. Estou muito orgulhosa por ter escolhido este curso e estou orgulhosa pela minha turma estar toda aqui hoje, hoje acabamos uma fase, onde houve assados, sutiãs e testes surpresas e iremos descobrir-nos mais um pouco -neste momento sei que estou chorando, ainda falta mais uma parte - Além das nossas lutas individuais tiveram pessoas zelando por nós, pessoas que nos ajudaram até o fim e nos guiaram - sinto que vou vomitar - pessoas que seguram nossas mãos e disseram mais um pouco - as minhas lágrimas não param - para essas pessoas eu agradeço imensamente, sem alguém do nosso lado não iríamos conseguir por isso muito obrigada - eu consegui. - ACHO QUE É SÓ POR HOJE TURMA DE JORNALISMO, QUE A PROFESSORA ALEXANDRA SÓ SAIBA POR NÓS PELOS NOSSOS NOMES E NÃO DE MORAR PERTO. MUITO OBRIGADA E PARABÉNS TURMA DE 2020.
Saio logo do palco, eu não queria mudar meu discurso, nem mesmo queria falar algo. todos os pais estão aplaudindo, os filhos que saíram do seu lugar estão abraçando seus pais e eu só estou cansada mesmo.
-Amanda correu muito bem - a professora Alexandra me puxou pela mão e eu nem tinha reparado quando ela começou a me abraçar- desculpa viu?! eu sabia que você não queria falar certas partes, mas eram necessárias.
-Sei lá professora eu só não achava - digo já fora do abraço- mas correu bem e é o que importa.
-As pessoas se conectam com essa parte sabe? Pessoas realmente zelaram pelos seus colegas e é preciso esse agradecimento...- Eu realmente precisava ir embora, o ar começara-me a escapar.
-Nem por todos, os pais da Laura morreram, a Mariah veio da Venezuela para cá sozinha. As vezes pessoas se viram sozinhas. - eu digo começando a me virar
-Amanda não é porque você se virou que todos se viraram. - ela se vira comigo.
-Professora eu adicionei o que a senhora pediu, eu fiz o discurso eu agora preciso ir com licença. - eu começo a andar.
- Amanda. - ela fala um pouco mais alto.
-Sim Professora. - me viro para olhá-la.
-Pessoas zelaram por você, ou quiseram. Você não estava sozinha. - ela sorri e eu realmente acredito ser verdadeiro.
-Já não importa professora, eu me virei, sozinha. - É estranho as cadeiras que deveriam estar para mim estão cheias por outras pessoas, mas ainda parece que tem um buraco no salão. Me perguntaram trinta vezes se não precisava de pelo menos duas cadeiras, eu respondi do mesmo jeito "Não preciso nem de uma" , supostamente a família da oradora fica na frente, na minha frente ficou um casal de cabelos brancos, o senhor tinha um terno azul claro e a moça um vestido lilás, eles foram meu foco, por um momento imaginei lá minha família, mas aí eu lembrei que eu estava certa, estava sozinha.- Até Professora, espero que me veja em grandes jornais - não sei em que momento comecei a sorrir, mas não parei, só sai.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Persianas estão Abertas.
RomanceOnde vemos a saída de Amanda da sua família, os negando e negando tudo o que eles são. Amanda se vê encurralada quando percebe que negar eles agora significa enfrenta-los.