O fim de 2019 e o começo de 2020
O início de 2020 foi marcado por uma suposta "gripe" contagiando pessoas na Ásia e na Europa, o suposto vírus chinês era inofensivo até então mas o contagio era grande.
Mesmo os hospitais asiáticos já tendo "controlado" o contagio em seu continente a Europa
foi altamente contaminada, e em janeiro de 2020 começou a Quarentena em alguns países asiáticos e europeus, mas ainda estava tudo sobre controle em hospitais norte americanos.
Eu diria que a gravidade mundial do COVID-19 começou em fevereiro quando o carnaval sul-americano começou, apesar que seja uma tradição brasileira, o carnaval também é comemorado por indígenas então rapidamente o vírus chinês começos a se espalhar. Mas apesar disso não era de gravidade mundial até março de 2020, onde a OMS (Organização mundial da saúde) declarou o vírus como surto mundial, nisso as coisas começaram a desandar...
Nisso todos foram forçados á se isolar, escolas fechadas, trabalho? Somente em casa, mercados sem estoque. Mas aparentemente estava tudo sob controle era para ser somente 15 dias de confinamento mas tudo desandou.
Hospitais lotados, muitos pacientes em UTI (Unidade de tratamento intensivo), falta de estoque em farmácias e o pior sem cura e nenhuma forma de evitar contagio.