A família Corona Vírus e suas variações
Antes de falar do Vírus em si devemos saber a origem e seus familiares, a família Corona Vírus é dividida em 7 doenças (6 atualmente erradicadas)
A família Coronaviridae existe desde de 1960 e é derivada do vírus Nidovirales, composta por mais 3 famílias além da Coronaviridae, elas são: Arteriviridae(Arterivírus), Roniviridae(Okavírus) E a Orthomyxoviridae(Influençavírus).
O Covid 19 surgiu após alguns anos em um surto de Sarampo e Dengue dentre 2017 e 2019 no Brasil onde a taxa de vitalidade subiu entre Abril e Setembro, mas como uma linhagem de doenças que existe a tantos anos não tem uma vacina?
Algumas das sub-família do Nidovirales como o Influenza Vírus possui vacinas próprias mas elas não podem exterminar todas as sub-famílias do Nidovirales, pelas as mutações que o vírus pode sofrer, mas podem executar uma medida protetiva ao Covid 19 por ser da mesma linhagem.
Voltanto a Coronaviridae ela é composta por 7 vírus:
HcoV-229E 1960
SARS-Cov 2002
HcoV-OC43 2004
HcoV-NL63 2004
HcoV-HKU1 2005
MERS-Cov 2012
SARS-Cov-2 2019
Somente SARS, MERS e SARS-COV-2 tiveram surtos absurdo, mas não se sabe cientificamente quantos humanos os outros 4 infectaram pois estima-se que a família Coronaviridae existe a mais de 800 anos.
Sendo mais antiga do que a Peste Negra, trazendo perguntas impossíveis de se responder...
Capítulo 2 Parte 2 Surto de SARS em 2002 E o Surto de MERS 2012
O surto de SARS de 2002 começou na Ásia e na Europa e se estendeu até as Américas. O vírus começou na China mas realmente começou a atacar e infectar na Coreia do Sul e do Norte, trazendo mais de 8.000 infectado e 800 mortos no mundo inteiro.
O SARS foi espalhado em 12 países da Europa, Ásia e Américas, dentre eles o foco e concentração de mortes foi na Ásia.
MERS 2012
O surto de MERS foi reconhecida primeiramente na Coreia e na Arábia Saudita, o surto coreano durou pouco trazendo 36 mortes e 200 pessoas infectadas, já os Africanos não tiveram tanta sorte, onde tiveram um surto bem maior, onde o Catar, Emirados Árabes, Jordânia e a Arábia Saudita tiveram um surto onde trouxe mais de 800 mortes.