APOIO-ME COM OS BRAÇOS NO PARAPEITO FRIO DA janela e vejo a neve que cai do céu escuro sobre a montanha coberta de pinheiros, carvalhos e faias, entremeadas por trechos de rocha escarpada. A neve caiu sem cessar o dia todo, e dizem que vai con tinuar a noite inteira. Mal consigo ver além do limite da cidade ao norte - o mundo fica perdido em uma cerração branca. Durante o dia, quando o céu está claro, é possível ver o borrão azul da água na Baía de Biscay. Mas não com este clima, e não consigo deixar de imaginar o que pode estar escondido no meio de todo aquele branco além do meu campo de visão.
Olho trás. Na sala de pé-direito alto e cheia de correntes de ar para há dois computadores. Para usá-los é preciso pôr o nome em uma lista e esperar a vez. À noite, o limite de uso é de dez minutos, se houver alguém esperando, e de vinte, se não houver. As duas meninas sentadas à frente deles agora já estão ali há meia hora, e minha paciência está acabando. Não vejo as notícias desde a manhã, quando vim rapida mente aqui antes do café. Não havia novidades sobre John Smith, mas estou quase tremendo de ansiedade quanto ao que pode ter surgido desde então. Desde que a história começou, todo dia uma notícia nova é veiculada.
Santa Teresa é um convento que funciona também como orfanato para meninas. Atualmente, sou a mais velha de trinta e sete meninas, posição que ocupo há seis meses, quando a última que completou dezoito anos foi embora. Aos dezoito, todas nós temos de escolher entre deixar o orfanato e se virar por conta própria ou adotar a vida na Igreja. De todas as que chegaram aos dezoito, nenhuma ficou. Não posso culpá-las. Faltam menos de cinco meses para o aniversário que Adelina e eu inventamos para mim quando chegamos, e então eu também completarei dezoito anos. Como as outras, pretendo deixar esta prisão, com ou sem Adelina. E é difícil imaginar que ela queira me acompanhar.
O convento propriamente dito foi construído todo de pedra em 1510 e é grande demais para o pequeno número de pessoas que vive nele. A maioria dos quartos está vazia, e os que não estão têm aspec to úmido e rústico, e nossa voz ecoa até rebater no teto. A constru ção se situa no topo da colina mais alta sobre o vilarejo de mesmo nome, aninhado entre as Montanhas Picos da Europa, no norte da Espanha. Como o convento, o vilarejo também é feito de pedras, com muitas estruturas construídas diretamente na encosta da montanha. Caminhando pela rua mais importante da cidade, a Calle Principal, é impossível não perceber o péssimo estado de conservação. É como se aquele lugar tivesse sido esquecido pelo tempo, e os séculos tivessem transformado quase tudo em sombras de verde-musgo e marrom, com um cheiro de mofo que impregna o ar.
Há cinco anos comecei a implorar a Adelina que saíssemos dali, continuássemos em movimento, tal como fomos orientadas a fazer. "Logo vou desenvolver meus Legados, e não quero que isso aconteça aqui, com todas essas meninas e freiras por perto", eu lhe disse à época. Mas ela se recusou a deixar o convento, citando La Biblia Reina Valera para dizer que devemos esperar quietos pela salvação. Desde então, repito minha súplica todos os anos, e ela sempre olha para mim com o semblante vazio, rejeitando minha sugestão com uma citação religiosa diferente. Mas eu sei que minha salvação não está aqui.
Para além dos portões do convento e da encosta suave da colina, posso ver o brilho pálido das luzes da cidade. Em meio à nevasca, elas parecem halos flutuantes. Embora não consiga ouvir a música de nenhuma das duas tabernas, tenho certeza de que ambas estão lotadas. Mais adiante há um restaurante, um café, um mercado, uma mercearia e vários ven dedores ambulantes quase sque ocupam as calçadas da Calle Principal durante todos os dias, pela manhã e à tarde. Perto do pé da colina, no limi te sul da cidade, fica a escola que frequentamos, um edifício de alvenaria.
Viro a cabeça de repente, ao ouvir o sino: faltam cinco minutos para as orações, e depois é hora de irmos para a cama. Sou tomada pelo pânico. Preciso saber se há alguma novidade. Talvez John tenha sido capturado. Talvez a polícia tenha encontrado mais alguma coisa na escola destruída, algo que tivesse passado despercebido antes. Mes mo que não haja nada de novo, preciso saber. Caso contrário, não vou conseguir dormir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Poder dos Seis - Os Legados de Lorien 2 - Pittacus Lore
Science FictionEU O VI NO NOTICIÁRIO E ACOMPANHEI as histórias sobre o que houve em Ohio. John Smith está por aí, em fuga. Para o mundo, ele é um mistério, mas, para mim... Ele é um de nós. Éramos nove quando chegamos, e às vezes me pergunto se o tempo não nos fez...