10 MESES DE GUERRA

2 0 0
                                    


10 MESES DE GUERRA

PARTE 1: O fim de uma segunda grande guerra?

AC 1 - Berlim, 2 de novembro de 1944, de manhã... No corredor da mansão da família Frauketen, Otto e sua esposa Erínia andam pelo corredor (Plano geral com os personagens ao longe).

ERÍNIA

Pensei que o exército não precisaria dos seus serviços tão cedo, você acabou de voltar da guerra faz só 3 dias!

OTTO

A guerra vai precisar sempre de pessoas que possam dar armas e sua força para seus soldados e nação.

ERÍNIA

É... Eu sei, mas... Falta um mês e meio para o natal... Queria que você ficasse aqui comigo até lá.

(E ambos param um do lado do outro [Plano americano em ambos personagens]).

OTTO

Sabe que tenho um compromisso com o exército alemão, se hoje sou um tenente-general, não é à toa! Meu trabalho sempre veio em primeiro lugar e meu país precisam de pessoas que como eu, que possa derrotar Russos, Japoneses, Americanos e qualquer outro inimigo que queria tomar a nossa Alemanha.

(Diz olhando para Erínia e em seguida pega suas mãos e as beija).

ERÍNIA

Até parece um patriota americano, falando assim.

(E ambos sorriem e se beijam [Plano médio]).

AC 2 - Ainda de manhã, no quarto de Otto e Erínia... Otto faz uma pequena bagagem (Plano geral) e sua esposa fica na janela (Plano médio), olhando para fora, ela olha para rua e vê as propagandas nazistas (Câmera subjetiva) e levemente Erínia solta uma lágrima e seu marido termina de fazer a bagagem e olha para sua esposa dizendo:

OTTO

Erínia, tudo isso vai acabar logo... Eu prometo!

(E Erínia limpa suas lágrimas e se vira para Otto [Plano geral] dizendo:).

ERÍNIA

O meu medo é que... A guerra de alguma maneira possa nos separar para sempre.

(Diz preocupada e Otto a abraça [Mergulho] e diz, em seguida:).

OTTO

Vai ficar tudo bem, amanhã você irá para nossa fazenda, quase ninguém sabe da existência dela, ficará segura lá. Você aqui na cidade é perigoso e sabe disso... Meus inimigos...

(E no fim da cena, mostra o rosto de Erínia chorando, abraçada em Otto).

AC 3 - No fim de tarde, no corredor da mansão... Erínia fica de lateral e vira a cabeça para a direita e olha séria para fora e vê Otto andando pela rua indo embora e ele devagar para e se vira para a cabeça para a mansão e olha Erínia ao longe (Câmera subjetiva) e ele dá um grande aceno (Plano médio em Otto) e ela chora e devagar, levantando sua mão (Nessa hora, Erínia fica de frente e acena).

AC 4 - No dia seguinte, no início da manhã... Um carro preto anda pela estrada de terra (Plano geral).

AC 5 - Em Kiel, meio-dia, na parte de fora da fazenda, Erínia desce do carro (Plano geral) e seu motorista a ajuda a descer e em seguida ele pega suas bagagens e chega Berta a caseira da fazenda e diz feliz para Erínia:

BERTA

Senhora Frauketen, fico muito feliz que a senhora passe um tempo aqui conosco, faz tanto tempo que você e seu marido não vem aqui pra fazenda.

10 MESES DE GUERRAOnde histórias criam vida. Descubra agora