Apenas um abraço

2.7K 272 19
                                    

Neteyam se lembra das festividades que aconteceram no dia de sua maioridade, após seu uniltaron. Ele se lembra dos símbolos que Neytiri, sua mãe, havia pintado em seu corpo, na qualidade de futuro Tsahik. Ele se lembra das mãos do Olo'eyktan, seu pai, descansando em seus ombros, as mãos de todo o povo Omaticaya estendidas para ele. Ele se lembra da dança, das canções, das risadas. Olhares interessados ​​de algumas mulheres e de alguns homens da tribo. Adrenalina e orgulho correndo por suas veias, alegria gravada em cada rosto ao seu redor, incluindo o seu. Parabéns de seus irmãos e irmãs, encorajamento de seus pares… De sua comunhão com Eywa, na primeira luz do dia, a quem ele havia confiado suas lembranças desta noite tão especial. 
Ele se lembra de tudo isso e muito mais.
No entanto, nada das celebrações Omaticaya se aproxima das do Metkayina.
Várias aldeias vizinhas se reuniram em Awa'atlu para celebrar os jovens que se tornaram adultos, resultantes de alguns milhares de Na'vi reunidos no mesmo local. Todo o atol fervilha de vida, algumas pessoas são até obrigadas a ficar na água, mais ou menos perto da costa, para não serem empurradas. Grandes braseiros foram acesos para cozinhar o peixe, mas também para iluminar a praia onde dezenas de Na'vi dançam, conversam, comem e se divertem. Há tanta luz que é quase como a luz do dia, e até os tulkun parecem ter decidido participar das festividades. A música deles preenche o ar da noite, misturando-se com o burburinho do ambiente. De tudo isso resulta uma cacofonia ensurdecedora. 
E isso sem falar nos cheiros!
Entre o da alimentação, nomeadamente a fruta e o peixe, o das pinturas, o fogo, o mar, os corpos amontoados, as especiarias, os animais que vão e vêm ao longo da costa...
-É uma loucura, sussurra Lo'ak, plantado perto de Neteyam.
Os pequenos Sullys não ousam se misturar muito com a multidão, com exceção de Tuk, que já brinca com outras crianças há um bom tempo. Os outros, por outro lado, permanecem próximos de seus marui, não tranqüilizados com a ideia de se separarem para se verem cercados por completos estranhos. 
-Eles são filhos dos Olo'eyktan, responde Kiri, também aconchegado ao irmão mais velho.
Este último permite que o façam sem vacilar, acostumado há muito tempo a servir de escudo diante de situações complicadas. Ele gostaria de ir parabenizar seus amigos, mas também sabe que tem o dever de proteger sua família. Felizmente, seu pai vem salvá-lo desse dilema.
-Bem crianças! Jake grita com eles, enquanto caminha até eles, um prato cheio de comida nas mãos. O que você ainda está fazendo aqui? Não quer ir se divertir um pouco?
"Muitas pessoas," Spider resmunga, os braços cruzados sobre o peito.
Lo'ak confirma suas palavras com um vago aceno de cabeça, seus olhos fixos no mar abaixo. Neteyam adivinha por sua linguagem corporal que ele está morrendo de vontade de pular na água para fugir de todos. Ele também acredita que, se seu irmão ainda está lá, é apenas porque Spider não demonstrou vontade de se molhar esta noite. À noite, a água é fria para um ser humano, por mais treinado que seja. 
-Oh vamos lá! Noites assim, não vivemos cinquenta! Então me faça o favor de descer até a praia e se juntar aos outros! Você não vai ficar aqui a noite toda de mau humor?
-E porque não? Estamos bem aqui. Não incomodamos ninguém, e ninguém nos incomoda, retruca Kiri, ainda um pouco constrangida com o olhar de alguns.
- Eu, você me incomoda. É uma noite importante para seus amigos, você poderia pelo menos ir parabenizá-los!
- Faremos isso amanhã... -
Vá logo ou eu mesmo te arrasto até lá.
O pai deles está apenas meio rindo, Neteyam pode ver que, pelo jeito, seu sorriso não chega aos olhos. O jogo está perdido antecipadamente, ele sabe disso, seus irmãos e sua irmã também. Então ele suspira e finalmente se desprende do pilar contra o qual está caído há horas.
- Sim patrão, vamos, ele rosna mesmo assim para o pai.
Os outros três são rápidos em segui-lo, mais taciturnos do que nunca. Jake os observa passar à sua frente, antes de acompanhá-los em direção à praia. Neteyam tenta não deixar transparecer sua irritação, mas mesmo assim fica indignado ao ver seu pai os observando como crianças pequenas para garantir que obedeçam. O uniltaron dele tem quase um ano, tem o próprio ikran, é adulto caramba! 
No entanto, seu pai se recusa a considerá-lo como tal.
É irritante!
-E sorria, pelo amor de Eywa, exige Jake quando chegam ao seu destino.
Ele dá a eles um último olhar insistente, então se afasta para se juntar à multidão novamente.
De volta à estaca zero para os pequenos Sullys, que permanecem ali plantados sem se mover e sem falar com ninguém fora de seu grupo.
-Tem razão, devíamos pelo menos dar os parabéns à Tsireya e ao Ao'nung, finalmente rachou Kiri.
Seus irmãos respondem com grunhidos, e a jovem solta uma série de palavrões terrenos, exasperada com o cinema de seus pares. Então, sem esperar para ver se eles concordam em acompanhá-la, ela corre por entre as pessoas à sua frente, em direção aos maiores braseiros onde o grosso das tropas está reunido. Neteyam é o primeiro a seguir o exemplo, rapidamente imitado por Spider e Lo'ak.
Finalmente, após cerca de dez minutos de empurrões, eles chegam ao centro das festividades. Tsireya é a primeira a vê-los. A menina está mais bonita e mais viva do que nunca. Seu cabelo, adornado com diferentes conchas peroladas, lembra o céu estrelado acima de sua cabeça. Ela ostenta uma tatuagem no meio do peito, cheia de finos arabescos entrelaçados. Lo'ak e Kiri acham que nunca a acharam mais bonita do que agora.
-Você finalmente veio! entusiasma-se a animada Metkayina, que vem ao seu encontro com os braços estendidos em sua direção.
-Não teríamos perdido isso por nada no mundo, Kiri gagueja, enquanto a outra garota a abraça.
As duas meninas se abraçam por um longo tempo, então Tsireya faz o mesmo com os meninos, antes de finalmente recuar. Seus grandes olhos azuis brilham, e nada em sua linguagem corporal consegue esconder a pura alegria que ela deve estar sentindo agora.
- Então é isso, você é adulto, lance Neteyam, porque alguém tem que se dedicar. Bom trabalho.
Sua amiga acena com a cabeça, tenta por um segundo parecer solene, desiste e acaba apenas agarrando as mãos de Lo'ak e Spider mais perto dela.
- Vamos, venha e aproveite a festa! Venha, aproxime-se, divirta-se!
Já é muito mais interessante quando é ela quem faz o pedido e não o pai, então, pela primeira vez, os filhos Sully obedecem sem reclamar.
E eles se divertem, oh Eywa eles se divertem!
Neteyam nem conta o número de drinques que tomou. Bebe tanto que acaba cambaleando na areia e desabando ali, em frente ao mar.Pequenas ondas vêm lamber seus pés, sem que ele perceba.
Seu pai costumava lhe dizer que na terra uma bebida chamada álcool tornava as pessoas ainda mais burras do que já eram, mas que a sensação proporcionada por esse líquido servia para fazer as pessoas esquecerem as preocupações do dia a dia. Neteyam prefere muito mais a bebida que os Metkayina servem aqui. Isso apenas o deixa feliz e um pouco desajeitado, sem obscurecer a mente ou torná-lo bobo. 
Então, sim, Neteyam está, como é chamado na terra, completamente queimado. Mas aqui ele está apenas eufórico, perdido em pensamentos cheios de bolhas multicoloridas e símbolos incompreensíveis.
-Então era onde você estava se escondendo.
A voz que ressoa em suas costas o tira de seu torpor, e os efeitos do “álcool” que acabou de consumir desaparecem quase imediatamente.
-Eu não estou me escondendo.
Bem, ok, eles desaparecem menos rapidamente do que ele pensava, e o que ele diz soa mais como “me 'che 'as” do que qualquer outra coisa. Felizmente, Ao'nung, já que é ele, não se importa. Em vez disso, ele estende a mão para o amigo e acena em direção ao mar.
-Você vem nadar?
Eles brincam na água por várias horas depois disso, em pares ou em grupos, com seus irmãos e irmãs ou com outros jovens de outras tribos. 
Então eles vão dançar. Ou melhor, Ao'nung está dançando e Neteyam está tentando acompanhar o ritmo da melhor maneira possível. Ele ainda não está familiarizado com todos os costumes Metkayina, e dançar continua sendo uma de suas maiores deficiências. Mas Ao'nung e Tsireya são bons professores, não demora muito para ele ganhar confiança e se divertir de verdade.
Eles também cantam muito.
Coma, beba, converse, abrace.
Beijos são roubados.
Muitos beijos.
Ambos sabem perfeitamente como esta noite vai acabar, agora que já têm idade para escolher uma companhia, mas não tocam no assunto.
Ainda não.
As danças continuam e continuam e continuam.
Neteyam acaba ficando tonto.
E eles comem, muitas, muitas coisas.
Neteyam tem que parar depois de um tempo, sentindo que seu estômago vai explodir.
E cantam, sempre, sempre mais alto.
Mais uma vez, Neteyam é o primeiro a clamar por misericórdia, com as cordas vocais pegando fogo.
Finalmente, quando não há mais nada para comer, nada para beber, nada para cantar e ninguém para dançar, Ao'nung se dirige para a água. Neteyam o acha ainda mais bonito do que antes, com o rosto decorado com tatuagens cujos significados ele ainda não conhece. Ele se parece com o pai, um líder, um pilar no qual se pode apoiar sem medo de desabar. O garoto arrogante, imaturo e alheio que ele era se foi. É um futuro Olo'eyktan que agora está à beira-mar e cujo olhar Neteyam não consegue tirar os olhos.
Os outros Metkayina começam a formar grupos pequenos e distintos para dormir sozinhos, e Neteyam entende que está aí, é hora.
Ele dá uma última olhada na aldeia já muito mais calma, vê seu pai dormindo entalado entre Neytiri e Tonowari, avista Spider que adotou Tuk como um bicho de pelúcia, percebe duas sombras escondidas sob um marui que estranhamente se assemelham a Kiri e Tsireya, antes de se virar. em direção a Ao'nung.
-Preparar? pergunta seu amigo.
"Pronto", responde Neteyam.
O outro acena com a cabeça e chama seu tsurak recém-domado. Eles sobem dois acima e o animal parte para o mar aberto. Neteyam não pode deixar de se sentir estressado, porque ele sabe o que vai acontecer quando o tsurak parar, que eles serão apenas os dois, Ao'nung e ele.
Sozinho com Eywa.
E rapidamente chegam ao seu destino, tão rapidamente que o Omaticaya ainda não teve tempo de pensar no que pretende dizer.
Droga, eles ainda são tão jovens e se conhecem há pouco tempo. Eles não deveriam esperar mais alguns anos para ter certeza?
"Eu também estou com medo", Ao'nung anuncia quando eles entram em Ancestor Cove.
Ranteng Utralti, a Árvore da Alma, brilha como mil estrelas e estende seus galhos luminescentes à superfície, como se o próprio Eywa os convidasse a vir e se aconchegar contra ela. Neteyam engoliu em seco e deslizou para fora do tsurak.
-Então por que…? ele pergunta quando seu amigo se junta a ele na água.
Ele deixa sua pergunta no ar, incapaz de formular o resto. 
Por que você veio de qualquer maneira?
Por que agora absolutamente?
Por que eu?
Por que nós?
Porque aqui?
Por que tantas coisas?
- Porque é isso que você quer. O que eu quero. O que Eywa quer.
A resposta de Ao'nung é franca, dada com uma voz confiante, em contraste com a pergunta tímida e trêmula de Neteyam.
-Nos conhecemos por esse motivo, você sabe tão bem quanto eu. Já estamos ligados antes mesmo de termos feito tsaheylu.
-Você me ama?
-Mais do que você poderia esperar. E você, você me ama?
- Tanto quanto você me ama.
-Então está tudo bem. Confie em mim.
O Metkayina conclui sua frase estendendo as mãos para seu amigo, que as agarra sem hesitar. Juntos, eles nadam em direção a Eywa, que os espera pacientemente lá embaixo. Neteyam observa a planta abaixo deles com cuidado. Ela parece ainda mais brilhante do que no dia em que Kiri teve aquele ataque horrível.
A paz o domina quando ele nem está conectado à árvore, e então ele tem certeza de que Ao'nung está dizendo a verdade. Eles se amam. E eles querem ficar juntos.
Isso é tudo que importa para Eywa. 
Então, quando ele chegou logo acima da Árvore da Alma, Neteyam agarrou o rosto de Ao'nung com as mãos e o forçou a olhá-lo diretamente nos olhos.
-Nga yawne lu oer.
A frase soa estranha aos seus ouvidos, porque ele nunca a disse. Ele apenas a ouviu sendo trocada entre seus pais, ou entre outros Na'vi acasalados. Ter a oportunidade de sussurrar isso no ouvido do seu futuro companheiro é... estranho.
Agradável, mas estranho.
Ao'nung parece concordar, se Neteyam acreditar em seu olhar surpreso. Com a tatuagem que agora decora seu rosto, dá a ele um ar ainda mais especial. 
É lindo, é tudo o que o Omaticaya mantém.
Então ele sorri. Sorri tanto que dói nas bochechas.
E ri. Ah, sim, ele ri!
Ele até ri tanto que tem que inclinar a cabeça para trás, até as orelhas entrarem na água, para se livrar de toda essa hilaridade. E Ao'nung ri com ele, enquanto ele desliza seus braços atrás das costas de Neteyam, para segurá-lo perto.
Porque é isso que dois jovens devem fazer, prontos para entrar na dança mais sagrada e importante de suas vidas.
Rindo e se abraçando, como se nada mais existisse ao seu redor.
Como se fossem apenas os dois.
Sozinho com Eywa.
Finalmente, quando o tempo de rir passa, substituído pelo tempo de união, Neteyam deixa um sorriso terno florescer em seu rosto. Ele acaricia as bochechas enegrecidas de tinta de sua futura companheira e pressiona seu focinho contra o dela.
-Então, vamos mesmo fazer isso?
-Sim.
-Tem certeza que não vai se arrepender?
-Nenhum. Eu quero que você seja meu companheiro.
-Não haverá volta. Somos tão diferentes... E se um dia eu tivesse que voltar para a floresta?
- Se você soube se adaptar ao nosso modo de vida, eu saberei fazer o mesmo.
-Você caiu de uma árvore da última vez.
- Sim, mas valeu a pena.
-Oh?
- Você me beijou naquele dia. Nossos primeiros beijos.
- Éramos tão jovens...
- Já somos adultos. Ambos.
-Você era apenas uma criança algumas horas atrás.
-E agora sou seu companheiro.
-Ainda não. Ainda posso recusar e fugir.
- Você não vai.
-Não? Tem certeza?
-Certo. 
Neteyam gostaria de rir de novo, porque essa conversa faz seu coração disparar e o faz querer expressar ao resto do mundo como ele está feliz por estar nos braços desse Na'vi. Mas o tempo para rir já passou.
Então ele apenas sorri um pouco mais e se inclina contra Ao'nung.
Este beijo tem um sabor diferente. É mais suave, cheio de esperanças, expectativas, invejas.
Eles ainda são jovens, mas se amam e sabem que é hora. 
Quando eles se separam, Neteyam respira fundo e se deixa afundar. Ao'nung o imita sem esperar. Ele aperta um pouco mais as mãos do Omaticaya nas suas, e o leva mais fundo, até que estejam quase enroladas contra os galhos da Árvore da Alma.
É aqui que tudo vai acontecer.
Eles se observam por um momento, absorvem a visão um do outro por um minuto, antes que seu mundo vire de cabeça para baixo.
Então Ao'nung agarra sua trança, Neteyam faz o mesmo. Eles os aproximam uns dos outros e observam os filamentos de seu kuru saindo de seu abrigo capilar, ansiosos para encontrar seus congêneres. 
Quando eles se encontram, Neteyam pensa que ele morreu pela segunda vez, como quando levou aquela bala tantas luas atrás. Só que, esta noite, não é dor que ele sente.
Apenas uma profunda serenidade.
Ele sente o que Ao'nung sente, vê o que Ao'nung vê, torna-se Ao'nung ao mesmo tempo em que é Neteyam.
É tão forte, tão diferente do vínculo que ele pode ter com seu ikran, tão avassalador...
Ele está chorando, e nem sabe. A água ao seu redor os carrega e os envolve, apoio infalível nesta provação. Eywa também está lá, cuidando de seus filhos. Um de seus galhos desliza sob eles, oferecendo-lhes uma cama para consumar sua união. 
Mesmo debaixo d'água, Neteyam consegue gritar, consegue verbalizar a felicidade crua que borbulha em suas veias quando Ao'nung se aninha dentro dele. 
Em um canto remoto de sua mente, escondido sob toneladas e toneladas de neurônios em ebulição, ele consegue se perguntar como é possível permanecer tanto tempo debaixo d'água sem respirar e sem sentir a menor falta de ar. .
Suas perguntas são varridas com uma onda de oxitocina quando, por sua vez, o corpo de Ao'nung o recebe em seu seio. 
Ambos choram agora, e Eywa chora com eles, porque eles não podem rir, então eles expressam sua alegria de outras maneiras.
Neteyam tem certeza, ninguém em Pandora, nenhum Na'vi, já experimentou um tsaheylu tão devastador quanto este.
É emocionante, e eles lutam para vir à tona, quando fica claro que os milagres de Eywa'eveng têm seus limites e que Neteyam deve recuperar o fôlego. Mesmo assim, eles permanecem ligados um ao outro, e permanecem ali, flutuando na superfície, perdidos no olhar um do outro.
Eles são jovens.
Eles estão apaixonados.
Seus pais ainda vão gritar que eles são uma vergonha para seus respectivos clãs.
Eles não se importam.
Eles estão lá, banhados pela luz das estrelas e de Eywa, embalados pelas ondas e pelas batidas de seus corações que ressoam em seus tsaheylu, onde também são sussurradas promessas para o futuro. 
Neteyam começa a rir novamente.
Ao'nung também.
Sim, eles estão bem.

 



NOTAS
Nga yawne lu oer: eu te amo

Apenas um abraço Onde histórias criam vida. Descubra agora