Capítulo 1
Almoço em família somos uma família de imigrantes italianos , eu mesmo um ítalo brasileiro nascido e criado na barra funda perto do nosso Palestra Itália . Era um belo domingo na rádio que ouvíamos enquanto esperávamos o almoço tocava Dama das camélias de Francisco Alves tocava . Minha mãe Sofia ouvia a bela canção enquanto esperava o molho da macarronada ficar pronto o cheiro do manjericão junto com da carne que assava no forno deixavam o aroma delicioso pela casa , Papai lia o jornal em sua poltrona fumando o seu cachimbo meu pai seu José conhecido como Zé por todos era um homem simples que trabalhava em uma rádio como porteiro . Minhas irmãs Maria de Fátima e Adelina, Adelina tinha 15 anos e Maria tinha 10 anos, além do meu irmão Lucas de 13 eu sou Cássio o mais velho com 20 .
As meninas brincavam com suas bonecas de pano . Lucas por outro lado estava brincando com seu carrinho de madeira . Finalmente o almoço ficou pronto como nos divertimos a conversas eram ótimas. Era umas duas da tarde era hora de ir para meu trabalho era um bom trabalho em um carrinho de pipoca onde ia pra uma pequena praça perto de um cinema . Era uma praça movimentada com casais de namorados que passam para ir ao cinema, além de crianças brincando de várias maneiras, eram quase 9 da noite quando fechei o carrinho e o levei até em casa . Como virei vendedor de pipoca , Começou quando acabei o ensino médio , Tinha algumas economias de alguns bicos como ser engraxate durante as férias. E quando o senhor João, um senhor velhinho que queria voltar pra sua Portugal voltar pra sua terra, E curtir seus últimos dias na vida em sua pátria.
Então ele me vendeu bem barato, o carrinho foi bom para nós dois dois o negócio. O tempo passa rápido nem dei conta que já se passaram dois anos .
Estava na rua fumando olhando o céu estrelado quando minha melhor amiga Caroline vinha toda feliz da vida. Com um sorriso radiante .
— Boa noite Carol, quanta felicidade não me diga que passou no teste? Perguntei já com alegria.
— Passei meu colega está olhando para nova contratada da radionovela da rádio Tupi — Carol com um brilho em seus belos olhos e me abraçando
— Não vai esquecer dos amigos quando ficar famosa, falei brincando com minha grande amiga.
— Boa noite até amanhã não vejo a hora de contar pra minha mãe — Caroline ainda está dando pulinhos de alegria.
Vendo minha amiga indo para casa naquela bela noite estrelada . Foi uma bela cena digna de cinema.
Voltei ao meu cigarro era quase dez horas da noite quando voltei para casa onde dividia o quarto com meu irmão Lucas que já dormia um sono pesado nada acordava ele quando começava a dormir. O meu era parecido só um pouco mais leve . Quando começava a sonhar que era jogador do palestra mais só jogo bilhar nos bares com uma cervejinha. O resto da semana passou bem rápido, era um domingo de tarde quando a rua toda se reuniu para estreia da Caroline na radionovela Amores e tristezas , O brilho nos olhos da mãe da Caroline dona Amélia que estava do lado rádio colocado na rua com um grande sorriso de orelha a orelha. Como era bom todos reunidos em uma grande festa parecia até copa do mundo .
(...)
Dias atuais um jovem lia um dos de seu bisavô que achou em um porão junto com uma medalha de bravura e algumas fotos do exército da época da segunda guerra. O jovem que herdou o nome de seu bisavô sempre teve curiosidade sobre a vida de quem herdou o nome. Mas pouco sabia desse lado de seu bisavô que quase nunca falava da guerra .
(...)
1940
Como era bom finalmente vim com meus irmãos ao cinema ver um bom filme com direito a guloseimas e tudo . Era um inverno frio em São Paulo,
Como Charles Chaplin estava ótimo em um grande ditador como nos demos risada naquele dia.
Ao sairmos do cinema estava chovendo aquela garoa fininha como geralmente chovia no final das tardes paulistanas junto com um agradável clima . Como era bom sair com meus irmãos como não fazíamos muito isso devido a correria do dia a dia. Pouco tempo depois arrumei emprego em uma construção como pedreiro era um bom emprego pagava mais que o meu carrinho de pipoca que acabei dando ele para um vizinho que estava desempregado afinal Igor era uma ótima pessoa.
Aquele ano se Passou rápido o ano de 1940
VOCÊ ESTÁ LENDO
Montebelo a história de um pracinha
Ficción históricaAo achar os diários de seu bisavô de quem herdou o nome um jovem aprende sobre seu bisavô sobre sua juventude