(991) conto

15 2 0
                                    


O demônio se aquecia tossindo sobre a fogueira. As noites de sereno fizeram-lhe mal. Um bimotor em chamas corta a ecliptica noturna e se estronda na mata.
Lá presente o decaído nota dinheiro, papéis, mortos, moedas de ouro, ... Após orar com estes ouve sons de cães e sem findar as preces com um facão decepa dos corpos as cabeças, leva-lhs num saco de juta. Terminadas as suplicas ele ñ pode devolve-las aos corpos pois foram levados pelo resgate. Prepara os ritos funerários.
Após 6 meses ouvindo os chamados dos sepultados ainda ora por estes mas ñ pode desenterrá-los; Teme atrair a Madona Virgem das Trévas.
Aquela de todas almas adoradoras (espiritos, formas etéreas) e das coisas delas. Se ela o chamar ou manda-lo fazer algo ele sabe; ñ resistirá.
A tarde de cumulonimbus se obscurece, o som dos cães muito próximos estala os ossos do vigiante ao que a ação rápida de fechar os trincos protege-lh dos inimigos (perros, homens, armas, escudos). Mas vem a densa chuva e dispersa os agitados (ventos, granizo relampagos, raios). O demônio aproveita e escapa para a mata mais inóspita.
Não cumprida suas obras neste mundo sabe; em breve partirá pois o temporal e o frescor da noite seguinte voltaram sob as crises de tosse e mal estar. Sem escolhas ele desenterra os crânios e ora, invoca a Virgem.
"Salve os crânios, salvem-me com a Virgem. Tomai todos os caminhos e sobre mim despejais as escadarias e encontrarei nestas os ossos. Salvo do maligno faria-me  só na tua escura doçura para sempre eu a amaria. Vinde óh Virgem e eu irei.

serei seu coelho dos hieróglifos. Quão Virgem me desse do teu amor: um instante eu seria o leão fatal sobre a presa. Meu cordeiro quero das almas brotando da sua raiva. Um a um os homens e suas mães. Os homens e suas irmãs, os homens e suas mulheres.
Então ela o envia pelos mundos a fazer coisas, livra-o da morte Mas ao partir a Virgem deixa seu silêncio. Ele tende para Deus contudo Este o serve de todos os silêncios o maior. O demônio de carente se enerva, enfurece, prepara sua vingança (contra os filhos Dele) e sabe: o Senhor o impedirá a jornada... e ele -demônio- ao seu criador gritará seu perdão, sua última sorte

(991) ContoOnde histórias criam vida. Descubra agora