As entidades na umbanda

121 7 0
                                    

as entidades são espíritos desencarnados de ancestrais que podem ser incorporados por médiuns durante os cultos nos terreiros de umbanda. Essas entidades, que cumprem funções ligadas à cura e ao aconselhamento, podem ser descritas como tipos populares pertencentes à realidade social brasileira.

Vejamos algumas das entidades mais cultuadas nos terreiros de umbanda:

Pretos-velhos: espíritos de negros escravizados, os pretos-velhos são possuidores de vasta sabedoria.

Caboclos: espíritos de antepassados indígenas, os caboclos possuem forte vínculo com a natureza e são grandes conselheiros.
Baianos: espíritos descontraídos, dotados de grande energia positiva, os baianos são conhecidos por serem bons de prosa e bem sinceros.

Boiadeiros: diferentemente dos baianos, os boiadeiros não são de falar muito, porém são bondosos, justos e muito corajosos.

Zé-Pelintras: também chamados de malandros, os zé-pelintras são os espíritos dos marginalizados pela sociedade. É o patrono dos bares e da vida noturna.

Pombagiras: associadas à sedução, à força feminina e à liberdade, as pombagiras são entidades protetoras das mulheres e representam a não submissão ao masculino.

Marinheiros: também chamados de marujos, os marinheiros são associados às águas e são responsáveis pela limpeza e descarrego.

Erês: são espíritos de crianças que morreram cedo , normalmente são sapecas e carinhosos. Eles amam doce e guaraná e trabalham com descarrego brincando e comendo doces

A umbanda para não umbandistas Onde histórias criam vida. Descubra agora