Respostas Corretas × Notas Erradas

13 3 4
                                    

Quando começou o penúltimo semestre do curso de Administração da Universidade Latina Athena, no México, mais da metade dos alunos que faziam matemática com o professor Martin estava em maus lençóis, por causa de suas notas. Alonzo Fernández era uma das raras exceções, pois era muito bom no conteúdo e tirava notas altas.
Depois de duas semanas, foi aplicado o primeiro teste do semestre. Quando o receberam corrigido, a turma inteira ficou confusa: as provas com maior número de erros tinham as notas mais altas, e as provas com mais acertos tinham as notas mais baixas. Alonzo havia gabaritado, e sua nota era zero. Seus colegas que também tinham feito um bom teste estavam igualmente mal avaliados: suas notas não correspondiam ao número de acertos.

Queixaram-se com o professor o pequeno grupo daqueles que haviam tirado as notas baixas mesmo tendo acertado muito, e ficaram apenas espreitando, aqueles que tiraram notas altas mesmo tendo errado muito.
A resposta de Martin foi a seguinte:

__ O teste foi corrigido corretamente. Eu o fiz e já registrei as notas de todos. Se continuarem a contestar vou anular esse teste e zerar tudo.

Então os alunos que haviam tirado as notas altas, levantaram a voz e começaram a reclamar contra aqueles que estavam contestando o professor. Disseram que eles estavam errados e que as notas estavam certas, que eles não aceitavam o fato de terem ido mal. Até mesmo se gabavam de suas notas, comemoravam e riam do pequeno grupo com as notas baixas.

Alonzo achou que aquilo estava muito errado. Então foi até a reitoria, comunicar àqueles que tinham mais autoridade no lugar, sobre o que tinha acontecido.

__ Nada está errado com a avaliação do professor Martin.
Disseram.

Assim Alonzo pensou e decidiu não contestar mais. Martin era o melhor professor de matemática do país e as aulas dele eram suas preferidas. Ele aprendia muito com ele, e mesmo que sua nota tivesse sido zero, ele ainda assim havia gabaritado o teste, pois sabia resolver todas as questões.

Alguns dias depois, após muito conteúdo, um segundo teste foi aplicado. Mais uma vez Alonzo havia acertado todas as questões e sua nota continuava zero. O pequeno grupo que havia acertado muito e ainda assim tirado notas baixas estava enfurecido, amassaram seus testes e jogaram fora, enquanto a maioria estava triunfante, por terem notas altas.

Já no terceiro teste do semestre, Alonzo foi o único a tirar uma nota baixa. Seus colegas mais aplicados haviam errado tudo em suas respostas propositalmente e tiveram notas altas como o restante da turma.

Martin foi até a mesa dele e pegou o teste, olhando com curiosidade:

__ Você foi o único a zerar esse teste, Alonzo. Suas notas eram tão boas antes, estou perplexo.

__ Continuo aprendendo muito com o senhor, professor. Minhas notas estão baixas, é verdade, mas todas as minhas respostas estão corretas.

Alguns dos colegas de Alonzo o criticavam, quando iam conversar. Um deles, que havia errado de propósito para tirar notas altas, disse:

__ Você é idiota ou o quê? Não percebeu que pra tirar notas boas você tem que errar as questões?

__ Percebi. E vi que você fez isso.

__ E então? Você vai reprovar por causa disso.

__ Não importa, eu sei que minhas respostas estão corretas, e continuarei respondendo certo independente da nota que eu receber.

Seus colegas riram dele, o chamaram de orgulhoso e de paspalho.

__ O professor Martin está fazendo isso para que todos passem nas aulas dele. Senão mais da metade da turma iria reprovar, ele está ajudando todo mundo. Mas se você quer se ferrar, vai se ferrar sozinho com seu orgulho.

Mesmo diante disso, Alonzo continuou zerando todos os testes, acertando todas as questões. Prestava atenção nas aulas, enquanto muitos ficaram desleixados, pois sabiam que errando, iriam tirar notas altas.

Quando o semestre chegou ao fim, no último dia, Martin chegou à sala acompanhado pelo reitor da universidade.

O reitor tomou a palavra:

__ Senhoras e senhores, esta foi a turma mais bem avaliada em matemática desse semestre em nossa universidade. Vocês estão de parabéns.

Martin falou:

__ A maioria de vocês estava em má situação no início, mas então isso se reverteu.

Os alunos estavam sorridentes. Extasiados.
Mas então Martin continuou:

__ Vocês me mostraram o quanto são infiéis, e como se corrompem facilmente. Eu fiz um experimento social com essa turma. Vocês reprovaram. No teste e na disciplina, que terão que cursar novamente.

A essa altura a tensão na sala era enorme. Havia um eco que repetia "o quê?" .

O reitor interrompeu o burburinho.

__ Mas _ ele começou_ tem um aluno aqui que manteve a ética durante todo o semestre. Senhor Alonzo Fernández, por favor, quero cumprimenta-lo.

Alonzo foi até eles, e apertou a mão do professor e do reitor, sendo cumprimentado por seu comportamento correto.

Martin pegou sua pasta e anunciou:

__ Tenho aqui as notas corretas de todos, dos testes de todo o semestre. Apenas as notas verdadeiras foram registradas.

Moral: "Mantenha-se firme no certo, mesmo que todos estejam fazendo errado."

Não deixe de fazer o que é certo porque uma multidão faz o contrário. Muitos vão zombar, e a maioria daqueles que se corrompem se sentirão mais espertos e inteligentes do que você. Mas é por pouco tempo. Lembre-se disso e se mantenha firme.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Mar 20, 2023 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Uma dinâmica de éticaOnde histórias criam vida. Descubra agora