Andando rapidamente pela rua e ouvindo o som desagradável de seu tênis no concreto molhado, Miguel se recriminava por ter esquecido de levar um guarda-chuva. Em sua defesa, havia saído de manhã cedo com o sol sorrindo para ele, e na metade do caminho do Miyagi-Do para sua casa, a bendita chuva havia começado repentinamente. Não havia nem tido como prever e pedir uma carona a Sam ou Demetri, e o que era para ter sido uma agradável caminhada noturna para espairecer, agora era um obstáculo.
Estava a uns cinco quarteirões de sua casa, finalmente, quando ouviu risos e uma voz tentando controlar uma situação incômoda. Na verdade, se parecia muito o que ele, Eli e Demetri viviam com Kyler e os amigos idiotas dele na escola. Claro que Miguel poderia simplesmente ignorar, mas não seria ele. Se fizesse isso, iria se arrepender e ficar se remoendo depois.
Curiosamente, a confusão acontecia debaixo de uma marquise, o que fez ir até lá ser ainda mais motivador, ele bem queria um alívio da chuva torrencial que encharcou suas roupas e fez sua mochila parecer dobrar de peso. Se aproximou sorrateiramente, o que não era difícil com o som alto dos trovões e da água caindo. Ao chegar mais perto, viu um garoto mais baixo que ele e que os outros dois, tentando alcançar algo que um outro segurava, ameaçando deixar o objeto ser molhado. A cena era curiosa, apesar de claramente hostil e Miguel queria muito saber do que se tratava.
- Para com isso! Devolve! - o garoto disse mais alto, perdendo a paciência. Ele parecia prestes a partir para a briga.
- Quer, baixinha? Pega! - o mais alto disse, rindo e esticando o braço ainda mais alto.
Essa provocação pareceu finalmente ser suficiente para deixar o garoto mais baixo com raiva e fazê-lo partir para cima do idiota que o perturbava, sendo em seguida segurado pelo outro bully que o acompanhava.
- Me solta! - gritou, desferindo chutes tentando acertar o garoto à sua frente.
Miguel não pensou muito bem, apenas chegou por trás dele e deu um empurrão no adolescente que segurava o precioso objeto, que agora reconhecia como uma pasta ou um fichário preto. O garoto se desequilibrou e caiu de quatro no chão de forma vergonhosa, fazendo até mesmo seu companheiro rir dele. Ele se levantou bastante rápido, tanto que provavelmente devia praticar algum esporte, e se virou em direção a Miguel, empurrando-o para trás.
- Que porra é essa, Pablo? Tá maluco?
Que ótimo. O cara era um estereótipo do americano médio que tinha todos os preconceitos existentes. Miguel levantou as mãos e tentou conversar.
- Larga ele, não quero brigar.
Os dois riram ao ouvir isso, confundindo o garoto latino. O mais baixo se aproveitou da distração para torcer o braço do que o segurava e se desvencilhar, se preparando também para um enfrentamento.
- Brigar? Ninguém ia brigar aqui. Nós somos caras decentes, não batemos em garotas. Na verdade, já estamos indo embora - ele disse, acenando para o amigo e dando dois passos em direção a um carro próximo - ah, esqueci. Pega! - ele disse, enquanto arremessava o objeto preto em direção à área descoberta, onde aterrissou no piso molhado e imediatamente se encheu de água.
- Não! - o garoto gritou, correndo imediatamente em direção ao objeto e o agarrando contra seu peito, retornando para baixo da marquise na esperança de evitar danos maiores enquanto os outros dois saiam de carro noite adentro.
Miguel estava parado a uns quatro passos de distância, observando num silêncio desconfortável enquanto o outro abria o objeto para avaliar a situação e o fechava logo em seguida, com lágrimas nos olhos. Ele se aproximou e pôs a mão nas costas do outro para tentar oferecer conforto, mas foi rechaçado subitamente. Ele empurrou sua mão e praticamente saltou para longe, dizendo "não me toque!"