Será que não é melhor viver 5 dias plenamente do que levar uma vida inteira com medo da luz? A mosca pode até viver por apenas 5 dias, mas ao menos, no pouco tempo que ela tem, ela pode desbravar os céus e o mundo. E assim, esses 5 dias adquirem um valor inestimável. Desde apreciar o sabor de uma fruta até beber uma gota de orvalho. Desde sentir o calor do Sol até sentir o cheiro da chuva.
E o tigre enjaulado? O que ele tem? Pode até viver por 8, 9, 10 anos. Mas o que ele teria desbravado em sua própria jaula? Teria ele conhecido o mundo? Teria ele experimentando-o como a mosca o experimentou? Teria ele explorado as maravilhas que a vida tem a oferecer? Teria ele conquistado algo do qual possa se orgulhar? E no fim de sua vida? Ele poderá olhar para trás e dizer que tudo valeu a pena? Poderá ele dizer que encontrou a felicidade?
Não é uma questão de quanto tempo se vive, mas de como se aproveita esse tempo. A mosca pode viver por 5 dias. Mas podem ser os 5 melhores dias do mundo. E enquanto eles durarem, o tempo será infinito.
A exemplo da tigresa Mohini. Ela foi criada num espaço pequeno de 9 metros quadrados por grande parte de sua vida. E mesmo assim, quando foi transportada a um espaço maior, ela continuou se limitando a uma área de 9 metros quadrados, porque ela já tinha se acostumado a viver enjaulada. E assim ela passou o resto de sua vida. Será que ela realmente viveu mais que uma mosca?
É como o mito da caverna de Platão. Você pode escolher desbravar o mundo real, mesmo sendo mais perigoso, ou continuar vivendo na segurança das sombras da caverna. Cabe a você decidir o que realmente é viver.Talvez o que mais me frustre seja que, apesar desse discurso, eu reconheça que sigo sendo um tigre preso na jaula de seu próprio peito e que inveja as moscas tão livres a voar. Enquanto meu coração clama por liberdade, eu continuo mantendo-o recluso na escuridão. Não conseguindo admitir as coisas mais simples como amar alguém, pois tenho medo de pisar para fora dessa gaiola. Dessa prisão que eu mesmo fiz. Porque a vida é recheada de medos. Mas viver com medo da vida realmente é viver?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mais vale uma mosca voando ou um tigre enjaulado?
PoetryQuestionamentos sobre o que realmente é viver