Araxes Targaryen, segunda filha do rei Viserys e da rainha Aemma Arryn, com cinco minutos de diferença de sua irmã, Rhaenyra Targaryen, teve quatro maridos e foi mãe de dez filhos, um não sobreviveu ao parto. Boatos correm de que ela teve dois amantes.
"Duas meninas.- Fala o meistre."
"E um sinal dos deuses.- Respondeu o rei.- Que logo terei dois filhos, um para cada filha."
A primeira decepção que causou em seu pai, não ser homem.
Desde cedo se interessou por moda. Lançava novas tendências sempre e todos os anos existia o desfile de moda de Porto real, onde exibia suas mais novas criações.
Sempre saia no meio da cidade e conversava com o povo comum, fazia audiência com mulheres de todas as classes e criava leis para suas dificuldades.
Vista como a "princesa do apoio", muitos concordavam que ela deveria ser rainha. Isso contribuiu para o apoio do povo comum para os negros.
Tomou como sua montaria aos seis anos o dragão Sumaraxes. Ele era inteiro branco e tinha olhos vermelhos, seu ovo eclodiu no reinado do rei Aenys l e viveu sua vida como um dragão selvagem, sendo o segundo maior dragão de sua época, perdendo apenas para Vhagar.
Calculista, controladora e muitas vezes cruel. Porém é ao mesmo tempo educada, culta e perspicaz. Não tem empatia com inimigos, mas é gentil com minorias.
voluntariosa, ambiciosa e tem certa baixa astúcia. Ela é, em sua própria opinião, uma política astuta e gosta de ver a si mesma como a verdadeira herdeira de seu pai e se ofende quando questionam suas ordens. É ressentida com as restrições que lhe impõe devido ao seu sexo.
Foi criada para ser uma guerreira, e grande parte de suas habilidades são na área de combate.
Treinada pelos melhores soldados e oficiais, principalmente por ele, Daemon Targaryen. Seu primeiro homem, que desde cedo teve sentimentos fortes.
Sempre estava viajando, em uma dessas viagens descobriu um reinado fora de westeros. E assim como o grande conquistador, ela fez seu rei ajoelhar-se e dar todo o poder para os Targaryen.
Se autodeclarando a rainha de Ewos.
Sempre tentava agir de uma forma masculina, decepcionando ainda mais seu pai.
"Você é minha garotinha, não precisa agir desse jeito.- Viserys fala se abaixando a sua altura.- Seu irmão nascerá em poucos meses, e você será a rainha dele.
Desde sempre, seus pais a prometeram que seria rainha, encheram sua cabeça de sonhos e sua mente de expectativas. Era a melhor guerreira, mas também a melhor dama.
Rhaenyra era a mais velha, mas Araxes era a mais capacitada.
Ganhou seu primeiro torneio aos doze anos, recebendo mais destaque ainda na corte.
Nunca se deu bem com os Hightower na corte, sempre os silenciando. Quando soube que Alicent estava grávida de Aegon, colocou o pé na frente da escada para ela cair e o bebê em sua barriga morrer, oque deu errado.
Quando sua mãe morreu, foi contra seu pai se casar novamente, fazendo um escândalo na frente de todos quando Viserys anunciou seu noivado, faltando o casamento e passando dias sem sair de seus aposentos.
"Aperta a coleira do seu cachorro, ou o coloque na rua.- Araxes fala no meio do conselho para seu pai, ao ouvir sobre Otto querendo Aegon como herdeiro.- Durma com as janelas bem fechadas e a porta trancada,Sir Otto."
Aos quartoze anos, tomou Daemon como seu companheiro de cama. Ele a prometeu que se livraria de sua "vaca de bronze" e se casaria com ela, que teriam filhos juntos.