Dia 01 : O Problema é seu

7 0 0
                                    

Em primeiro lugar, desculpe-me pela forma incisiva de falar, mas se você se tornou cristão mas não sente vontade de orar, o problema é seu. Se você até começa mas desanima e para, o problema é seu. Se você não faz ideia de por onde começar o problema é inteiramente seu. 

Por que faço uso dessas duras palavras? Porque se você não entender que isso é um problema seu e não assumir a responsabilidade de resolvê-lo você não conseguirá avançar.  Para início comece assumindo esse compromisso, entendendo que não pode ser transferido, que é pessoal, que ninguém irá torcer por você, que Deus não irá facilitar o processo. E que as circunstâncias não vão melhorar para que você se torne fervoroso em oração.

O que você espera? Que tudo melhore, Que o tempo se curve e que tudo se resolva para que você passe a orar? é justamente o contrário, será uma guerra contra o Inferno, tudo por fora irá piorar  quando decidir que quer viver com Jesus, Mas dentro de você terá paz, alegria, força, um crescimento espiritual disparado, sede, unção, o novo nascimento e até o batismo com o Espírito Santo se assim você desejar. 

Hoje comece abrindo os seus olhos para a realidade: A vida de Oração é sua responsabilidade, Deus não o pegará pela mão e fará o que você tem que fazer. Ele apenas dará a sua Palavra e cabe a você executá-la. 

Muitos jovens cristãos vão ao google e pesquisam: "Como orar?" Mas na verdade, eles já sabem o caminho, conhecem a ordem do Senhor Jesus. O que falta então não é ter mais conhecimento, mas sim colocar em prática o que já sabe. Cristo deixou claro em sua Palavra:

Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê o que é secreto, te recompensará. (Mateus 6.6)

Em outras palavras Jesus está dizendo: "É você quem tem de fazer, isso é a sua parte, o secreto é a sua responsabilidade. Se você não entender isso sempre terceirizará as suas orações, você dependerá de Obreiros, Pastores, irmãos de sua denominação, você será como um "mendigo de oração" uma daquelas pessoas que vivem pedindo para que orem por sua vida, mas que não colocam os seus joelhos no chão e assumem a própria guerra, que não vestem a farda e vão para o combate, porque não entendem que o problema é dela. Se está com dificuldades em sua família, casamento, ou vida financeira quem pode ser mais responsável por lutar se não você

Por isso, aceite a sua guerra, e saiba que existe uma promessa para você que ora: A recompensa vinda do próprio Deus. Imagine agora que você está de joelhos dobrados em seu quarto orando (Tente visualizar essas imagens) e no momento em que você está ali, Jesus está sentado ao seu lado ouvindo cada Palavra, é exatamente assim que acontece, você nunca está sozinho enquanto ora.

Talvez o que te desanima é a sensação de estar falando sozinho, a impressão de que a oração "Bate no teto e volta." Nesse caso o que você precisa é apenas colocar em prática a sua fé e raciocinar. Se Jesus me disse que entrando no meu quarto, fechando a porta e orando eu seria honrado, não posso alimentar dentro de mim a ideia de que estou falando sozinho ou outros pensamentos parecidos, se estou cumprindo a minha parte da Palavra Deus irá cumprir a parte dEle. Então todas as vezes que essa sensação de: "Estou sozinho aqui" aparecer repita para si mesmo e para Deus: "Eu não estou sozinho porque estou obedecendo a Palavra de Deus. Ele está comigo e fim." 

Insisto em enfatizar que o problema é seu porque em alguns momentos, os seus amigos, a sua família, e até mesmo a pessoa que você mais ama não poderão te ajudar no que você precisa. Por isso a necessidade de se relacionar com Deus em oração, porque você sabe que tem um lugar para onde correr, sabe que tem alguém com quem pode contar e consequentemente você deixa de depender de coisas e pessoas e passa a depender dEle, Ele se torna seu melhor amigo, seu maior Amor, a melhor parte do seu dia, o seu maior desejo, e você passa a experimentar uma transformação completa no seu interior. 

Orar tem o poder de fazer você vencer as fraquezas e pecados que antes não conseguia, de te levar à conhecer Jesus, de te fazer ver as respostas de suas orações se cumprindo. Orar tem o poder de te tornar forte, humilde, sincero, de evoluir espiritualmente, se libertar, entre tantas outras coisas.  Orar tem o poder de te fazer entender que tudo é sobre Jesus, então você para de olhar para si e passa a olhar para Ele e enxergar sentido em sua vida.

Talvez você esteja apagado ou morno espiritualmente e sente uma cobrança interna mas não tem tido reação sobre ela, orar vai te ajudar nisso, se o fizer com humildade e sinceridade. Talvez em algum momento você perdeu a comunhão com Jesus, você se afastou, caiu, talvez você nunca tenha tido uma experiência real com Deus, não o conheça, não tenha descoberto que Ele é real, não porque não queria acreditar mas por simplesmente não ter vivido isso. Talvez você tenha perdido o seu secreto com Deus, ou esteja por um fio de se afastar dEle, talvez você esteja com vontade de voltar para o mundo, ou curioso para conhecê-lo. Talvez você tenha perdido o primeiro amor, o desejo de ganhar almas, talvez você tenha se cansado.

Não sei em que condição você se encontra nesse momento, mas sei que o Espírito Santo não desistiu de você, por isso você chegou até aqui, por isso você está lendo isso exatamente agora. Não porque Deus quer te condenar, mas porque Ele está vendo o que você está passando e sabe exatamente qual é a saída para isso, sabe que você precisa voltar para o secreto. Sabe que precisa assumir a guerra. Então coloque os seus pés e Deus te dará o chão. Comece com o que você tem. Se tem 20 minutos para Orar pela manhã, comece assim, se tem 15 minutos para orar no horário de almoço do trabalho, comece assim, se tem 10 para orar antes de dormir, faça isso.

Alguns especialistas em psicologia dizem que cada pessoa precisa de pelo menos 21 dias para criar novos hábitos. Ou seja, 21 dias para que o seu cérebro entenda o que está sendo aplicado de novo no dia a dia para se adaptar às novas mudanças.

Somos adaptáveis, nosso Deus nos criou assim, isso mostra que o estado espiritual e físico em que você está hoje não são obrigatoriamente eternos, mas podem ser alterados conforme os novos hábitos que você passar a praticar, por isso lembre-se que o problema é seu.




Diário de oração - Por onde começar?Onde histórias criam vida. Descubra agora