O HOMEM DE PRETO E UMA HISTÓRIA QUE TEM COMO BASE DE INSPIRAÇÃO O FOLCLORE BRASILEIRO. UMA LENDA QUE FALA SOBRE A HISTÓRIA DE UM HOMEM QUE VIVIA COM SUA ESPOSA E DOIS FILHOS NA REGIÃO LESTE DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM DO CURRAL DEL REY (BELO HORIZONTE) EM 1750, VINTE CINCO ANOS ANTES DE SUA HISTÓRIA MUDAR COMPLETAMENTE. EM 1745, ANTÔNIO (O HOMEM DE PRETO) CONHECE SUA ESPOSA MADALENA DE ALBUQUERQUE, FILHA DE VICTOR DE ALBUQUERQUE, SENHOR DE ENGENHO E LÍDER DE UMA DAS FAMÍLIAS MAIS PODEROSAS DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM DO CURRAL DEL REY.
ASSIM ANTÔNIO E MADALENA VIVEM UM ROMANCE ESCONDIDO DA SOCIEDADE, E COM ISSO, GERANDO DOIS FILHOS, LUIZ E HELENA.
O PAI E OS IRMÃOS DE MADALENA, CARLOS E JOÃO DE ALBUQUERQUE, AO FICAREM SABENDO DO OCORRIDO, SAÍRAM EM UMA CAÇADA BRUTAL AO RAPAZ (ANTÔNIO), ASSIM FAZENDO COM QUE FOSSE CAPTURADO E VENDIDO COMO ESCRAVO, NO MERCADO DE ESCRAVOS, NA REGIÃO CENTRAL DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM DO CURRAL DEL REY. SERVINDO COMO ESCRAVO DURANTE 20 ANOS DE SUA VIDA, ANTÔNIO ENCONTRA UMA CURANDEIRA QUE O OFERECE UM MEIO DE ESCAPAR, PORÉM ESSA AJUDA TERIA UM PREÇO MUITO ALTO, NO QUAL ANTÔNIO ESTAVA DISPOSTO A PAGAR. SUA MISSÃO ERA SIMPLES, OU PELO MENOS ERA O QUE PARECIA SER.
EM UMA TENTATIVA FRUSTRADA COMPLETAR SUA MISSÃO LIBERTANDO OS ESCRAVOS QUE PERTENCIAM À FAMÍLIA DE MADALENA, SUA ESPOSA, ANTÔNIO SE DEPARA COM CARLOS DE ALBUQUERQUE (IRMÃO DE MADALENA) QUE AMEAÇA TIRAR A VIDA DE SUA ESPOSA E FILHOS SE ELE NÃO PARASSE COM SUA CRUZADA EM TENTAR LIBERTAR OS ESCRAVOS QUE O PERTENCIAM.
ANTÔNIO DETERMINADO A CUMPRIR SEU OBJETIVO, CONTINUA COM A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS, COM ISSO CARLOS TIRA A VIDA DE SUA PRÓPRIA IRMÃ E SOBRINHOS, ANTÔNIO AO VER AQUELA CENA, TOMADO PELA CULPA E PELA RAIVA, PARTE PARA CIMA DE CARLOS, MAS É SURPREENDIDO COM UM TIRO EM SUAS COSTAS, DADO POR JOÃO DE ALBUQUERQUE (IRMÃO DE MADALENA).
E COM A MORTE DE ANTÔNIO, O PREÇO DE SUA LIBERDADE FOI COBRADO, MAS A MORTE NÃO SERIA UMA LIBERTAÇÃO, MAS SIM UMA PRISÃO, FAZENDO COM QUE ANTÔNIO SE TORNASSE NÃO UM ESPÍRITO BENEVOLENTE COMO OS OUTROS ESPÍRITOS CONHECIDOS NO FOLCLORE, MAS SIM, UM ESPÍRITO EM BUSCA DE VINGANÇA.
OS BOATOS QUE CORRIAM SOBRE A MORTE DE ANTÔNIO NA PEQUENA CIDADE DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM DO CURRAL DEL REY, FEZ COM QUE A CURANDEIRA DA CIDADE, CONHECIDA COMO CASSANDRA, NO QUE LHE CONCERNE, COMO UMA MEDIDA DE PROTEÇÃO PARA SI MESMA E PARA OS DEMAIS HABITANTES DA PEQUENA CIDADE, FEZ COM QUE O ESPÍRITO VINGATIVO DE ANTÔNIO, QUE LOGO SERIA CONHECIDO COMO O HOMEM DE PRETO FOSSE APRISIONADO EM UMA ESTATUETA DE BARRO, POR CINCO LONGOS ANOS.
COM O PASSAR DOS ANOS ANTÔNIO FICAVA CADA VEZ MAIS FORTE, E SUA SEDE DE VINGANÇA AUMENTAVA CADA VEZ MAIS, E ISSO FEZ COM QUE ANTÔNIO ESCAPASSE DE SUA PRISÃO TERRENA E FOSSE ATRÁS DE VICTOR DE ALBUQUERQUE (PAI DE MADALENA) E SEU FILHO CARLOS, PARA COMPLETAR PARTE DE SUA VINGANÇA, ASSIM FAZENDO SUA PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO COMO UM SER MÍTICO DO FOLCLORE.
COM AS VESTES ESCURAS COMO A NOITE, ACOMPANHADO DE UM CHAPÉU E SUA BOTA PRETA, E TRAZENDO EM SEU OLHAR UMA ESCURIDÃO, TÃO PESADA QUANTO A CULPA QUE SENTIU AO VER A MORTE DE SUA ESPOSA E FILHOS, ANTÔNIO, QUE A PARTIR DAQUELE MOMENTO ERA CONHECIDO COMO O HOMEM DE PRETO, INVADIA OS SONHOS DE SEUS ALGOZES, DOMINANDO-OS E OS INDUZINDO-OS A FAZEREM COISAS, QUE EM SEU ESTADO SÃO, NÃO FARIAM.
ANTÔNIO, QUE JÁ ERA CONHECIDO COMO O HOMEM DE PRETO, FEZ COM QUE, PAI E FILHO SE MATASSEM, EM PRAÇA PÚBLICA, ASSIM COMO FOI FEITO COM SUA ESPOSA E FILHOS.
JOÃO DE ALBUQUERQUE AO FICAR SABENDO DO FATO OCORRIDO, E POR QUEM FOI O FEITO, BUSCOU DESESPERADAMENTE PELA AJUDA DE CASSANDRA (CURANDEIRA), EM BUSCA DE ALGUMA FORMA DE APRISIONAR O ESPÍRITO DO O HOMEM DE PRETO, DE UMA FORMA QUE ELE JAMAIS CONSEGUIRIA ESCAPAR.
CASSANDRA VENDO O DESESPERO NO OLHAR DE JOÃO, DECIDI O AJUDAR, PEDINDO-O QUE ENCONTRASSE TRÊS ELOS DAS CORRENTES QUE PRENDIAM ANTÔNIO QUANDO ESCRAVO, ANTES DE SER O HOMEM DE PRETO, JOÃO SAIU EM UMA BUSCA DESESPERADA PELO OBJETO REQUISITADO PELA CURANDEIRA. AO ENCONTRAR O OBJETO, JOÃO FOI DE ENCONTRO A CASSANDRA, FAZENDO COM QUE O RITUAL QUE APRISIONARIA O ESPÍRITO DE ANTÔNIO AGORA O HOMEM DE PRETO, FOSSE CONCLUÍDO.
AO FINALIZAR O RITUAL QUE APRISIONOU O ESPÍRITO DO HOMEM DE PRETO NOS ELOS DAS CORRENTES QUE O APRISIONAVAM QUANDO ERA CONHECIDO COMO ANTÔNIO, CASSANDRA PASSA AS SEGUINTES INFORMAÇÕES A JOÃO, "JOGUE OS ELOS DA CORRENTE NO RIO QUE CORTA A CIDADE, SEM PENSAR NO HOMEM DE PRETO, E SAIA DE LÁ SEM OLHAR PARA TRÁS". SEGUINDO RIGOROSAMENTE AS INSTRUÇÕES DADAS A ELE, JOÃO COMPLETA A ÚLTIMA PARTE DO APRISIONAMENTO DO HOMEM DE PRETO, E SEGUE ADIANTE, SEM SE QUER OLHAR PARA TRÁS E NEM PENSAR EM ANTÔNIO, HOJE CONHECIDO COMO O HOMEM DE PRETO.
DIZEM QUE ATÉ HOJE, O HOMEM DE PRETO VEM TENTANDO ESCAPAR DE SUA PRISÃO, OU ENCONTRAR ALGUÉM QUE O FAÇA, E VEM SENDO ASSIM POR DUZENTOS E CINQUENTA E TRÊS ANOS.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Homem de Preto
Mystery / ThrillerO homem de preto Nos meados de 1750 a 1770 no século XIX (19) surge uma lenda, como todas as outras que já conhecemos, como a Mula sem cabeça, Iara, Saci Pererê, Caipora, Curupira, Boto cor de rosa, Negrinho do pastoreiro, Cuca, Boitatá, Cobra Grand...