Dizem que os bebês já se relacionam com a mãe durante o período de gestação, assim como sentem tudo o que a mãe passa. Também se inclui nisso as vozes do pai e outras pessoas que conversam com eles ou que estão próximos de sua mãe.
Os sentimentos maternos podem ser sentidos pelos bebês, por isso uma gestação calma beneficiará os bebês e as mães.
Pelo que me foi contado, minha mãe aproveitou muito bem de minha gestação. Seu obstetra, com a anuência dela, fazia todo o trabalho com minha mão para o "parto sem dor", um estudo feito à época e, provavelmente um dos motivos para que ela não passasse mal em nenhum momento de minha gestação.
Toda essa preparação era para que minha mãe tivesse um parto normal sem sentir dor e, dando tudo certo, minha mãe seria a primeira paciente de seu obstetra a passar por este método sem maiores problemas.
Como já citei, o obstetra acertou exatamente o dia em que eu nasci e que eu era uma menina. Da última parte, minha mãe discordou até o último momento e da primeira parece que se esqueceu.
Na véspera do dia que o médico falou, a bolsa d'água estourou. Como não sentia contrações, minha mãe foi caminhar para aproveitar o fim da tarde. A empregada de minha mãe, preocupada com isso, foi atrás da mulher que foi minha madrinha de batismo e, esta afoita, correu para onde minha mãe caminhava com a maior tranquilidade.
Ela chamou minha mãe de louca, disse que ia chamar meu pai para levá-la para o hospital, mas minha mãe disse que só iria para o hospital depois de assistir à novela, o que seria à noite. Como não sentia nenhuma contração, dava tempo disse ela.
Meu pai chegou do trabalho, a empregada foi para casa e minha mãe, calmamente, assistia à novela sem se importar com o que falavam.
Em dado momento, minha mãe sentiu uma leve dor na barriga e foi ao banheiro fazer suas necessidades. Sentada no vaso sanitário, fazia uma forcinha aqui, outra ali, mas nada e ela estava perdendo a novela.
Enquanto isso, meu pai chamou o médico de minha mãe que era a única pessoa que ela escutava. Meu pai contou tudo o que aconteceu desde o rompimento da bolsa até o momento em que minha mãe estava sentada no vaso sanitário. O médico correu para casa de meus pais e foi direto para o banheiro onde encontrou minha mãe sentada tranquilamente no vaso sanitário.
_O que você pensa que está fazendo? - perguntou o médico gritando.
_ Estou com dor de barriga, doutor! - respondeu como se fosse lógico.
_ Você quer que essa menina nasça dentro do vaso sanitário? - gritou o médico. Levante-se, arrume suas coisas porque você está com contrações e vai para o hospital o mais rápido possível. Estarei lá esperando, ouviu?
Lógico que ouviu. Minha mãe só escutava o médico. Se o que sentia eram contrações, as técnicas do "parto sem dor" estavam funcionando!, pensou.
E eu, literalmente, quase fui cagada!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Nasce um poeta
PoetryPosso chamar esse livro de autobiográfico, embora seja totalmente diferente da maioria que conhecemos. Não vou contar ainda muita coisa sobre minha vida, mas sim sobre a minha jornada como escritora. Entre relatos da minha história, apresentarei al...