Ah... a gramática... algo que uma quantidade estrondosa de fanfics, principalmente aqui no Wattpad, definitivamente NÃO POSSUEM!!
Bom, para começar a escrever uma boa história, você, primeiramente, tem que saber as leis da gramática! Como você acha que vai conseguir escrever direito se não souber a conjugação de um verbo? Ou como se escreve um substantivo? Ou quando usar uma vírgula? Ou quando usar os quatro diferentes tipos de "por quês"? (Tá, esse último é complicado.)
Eu não estou dizendo que você tem que sentar a bunda na cadeira e ler o dicionário quarenta vezes, eu só estou tentando dizer que, quando você for escrever algum texto ou história, use as leis da gramática! Não sabe como uma palavra é escrita? Pesquisa no Google! Ele está aí pra isso! Não serve só pra ficar vendo meme de gato!
"Ah, mas eu tenho que usar as leis da gramática pra tudo?" Olha, no meu ponto de vista, sim. Mas, existem casos e casos.
Um exemplo de quando você pode ter uma certa liberdade para escrever de forma "errada" é quando uma criança pequena está falando. Um menino de quatro anos não vai falar certas palavras corretamente, então você pode escrever errado nessas situações!
A mesma coisa vale para quando, por exemplo, um personagem fala rápido demais e a história se passa no ponto de vista de outro personagem. O protagonista pode não ter entendido algo que o outro personagem falou, então você pode talvez escrever o que ele ouviu ao invés do que foi dito!
Tanto a gramática quanto a pontuação são sim super importantes para a escrita de uma boa história, tanto para evitar ambiguidade ou deixar os leitores confortáveis e entenderem melhor o que está acontecendo.
Outra dica é pensar sobre o público-alvo que a sua história ou fic será direcionada, ou seja, quem você quer que leia sua história? Dependendo da sua resposta, use palavras mais adequadas, sejam elas complicadas ou não. O vocabulário é muito importante para essa fase da formação da história!
Resumo da ópera: preocupe-se em escrever corretamente! Você não precisa ser um Machado de Assis da vida, mas aplica o que está aprendendo na escola! Vai dar uma boa melhorada no seu livro!
Lembrando que essa é minha humilde opinião!
Bye bye!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como (supostamente) escrever uma boa história
RandomVou escrever esse livro apenas para informação, mesmo não sendo profissional, e tendo cometido diversos das coisas mencionadas aqui :)