04 - Armas de fogo

19 3 1
                                    

Sabe aquela história de ação com muitas armas e cenas de tiros? Sabia que muitas delas não são nem um pouco realistas?

Muitos pensam que escrever sobre tiros é muito fácil, que é só um personagem atirar e acabou, mas na verdade tem muito mais do que só isso.

Primeiro temos que levar em consideração uma coisa: o modelo do armamento. Por exemplo, existem diversos modelos de "Glock" no mundo, umas mais pesadas, outras mais leves... e tudo isso influencia bastante no jeito que algum personagem vai atirar! Porque, dependendo da força do personagem, ele não vai conseguir ficar atirando repetidamente, não acha?

Outro fator que devemos levar em consideração (ainda falando do modelo) é o quão duro o gatilho é, porque, dependendo, a ação de apertar o gatilho pode ser mais rápida ou mais demorada, além de ser desgastante para o usuário!

E sabe aquele personagem que consegue atirar em alguém de longe sem ver? Isso é praticamente impossível! Pois existe uns pequenos negociozinhos presentes na arma de fogo chamados "Alça de mira" e "Massa de mira", que servem para, com precisão, você conseguir atingir seu alvo, isso se seus braços não cansarem por conta do peso do armamento primeiro!

Algo que realmente me incomoda em histórias assim é a simples inexistência do "Recool", onde, utilizando da 1a Lei de Newton - a lei da inércia - faz com que o posicionamento do corpo e a força que o indivíduo faz para não cair nem se desequilibrar seja bem acentuada! Dependendo da pessoa, pode não ser um grande problema, mas ainda assim, existe e deve ser levada em consideração!

Ah, o barulho! Muito conhecido, mas não muito bem transcrito.

O som emitido das armas de fogo também pode variar dependendo do modelo, ou seja: se ele for mais silencioso, ou não. E querendo ou não, tal barulho causa sim um medo ou até um certo desconforto na pessoa, por mais treinada que ela seja, principalmente se não estiver com a proteção necessária para os ouvidos.

Um dos últimos fatores muito presentes no ser humano e que influenciam bastante no manuseio de armas de fogo é: a pressão psicológica. Querendo ou não, ainda vai haver um certo medo do armamento, justamente por causa de sua má reputação e do estrago que pode causar, e tal medo é incrivelmente mais forte em pessoas que estão aprendendo recentemente, ou que possuem traumas com armas de fogo. Essa pressão mental pode muito bem causar tremedeira na hora de atirar, a vontade de chorar, o susto (principalmente por causa do barulho), os possíveis cenários que é praticamente inevitável que sejam criados na mente... tudo isso deve ser levado em conta. 

Agora uma coisa que me irrita muito, mas muito mesmo em fanfics!: autoridades que não sabem se defender e dependem de seguranças.

Isso não é verdade! Autoridades (juízes, magistrados, o Presidente da República) possuem a obrigação de saber atirar, justamente para poderem conseguir se defender! Além disso, também existe uma certa pressão nessas autoridades para ensinar seus descendentes como atirar, o que é muito presente até aqui no Brasil!

Mas você acha que é assim: comprar uma arma de fogo e pronto? Nananinanão! É muito mais complicado.

Antes de ter posse (legal) de armas de fogo, o interessado deve pedir autorização do Exército, fazer um teste psicológico para saber se está apto mentalmente para o manuseio de armas de fogo, e no caso de menores de idade, uma autorização de autoridade especializada na área de menores.

Bom, eu acho que é isso.

Lembrando que essa é minha humilde opinião!

Bye bye!


Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jul 31 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Como (supostamente) escrever uma boa históriaOnde histórias criam vida. Descubra agora