Pilar chega na biblioteca e encontra Gabriel sentado em uma mesa grande, rodeado por partituras e anotações. Ela se senta na mesa e junto com Gabriel começa a planejar a atividade musical que fariam com os alunos do 2º ano.
Gabriel: Trouxe algumas ideias para a nossa atividade musical. Pensei em fazer algo interativo, onde as crianças possam criar suas próprias músicas.
Pilar: Que demais! Acho que as crianças vão adorar. Podemos combinar música com desenhos. Elas podem ilustrar as letras das músicas que criarem.
Gabriel: Perfeito! Vamos dividir a turma em grupos e fazer com que cada grupo crie uma música sobre algo que elas gostem na escola ou na natureza. Isso vai estimular a criatividade e ajudá-las a expressar seus sentimentos.
Pilar: E se fizermos uma parte onde eles possam criar letras sobre algo que os faz felizes?
Gabriel: Ótimo! Podemos chamar a atividade de "Melodias da Felicidade". Assim, cada criança pode compartilhar um pouco do que traz alegria para elas, e ao mesmo tempo, aprender algo novo.
Pilar: Sim, e podemos fazer uma apresentação no final da aula. Assim, todos os grupos poderão compartilhar suas criações. Tenho certeza de que nossos alunos vão amar essa atividade.
Gabriel: Podemos começar com uma pequena apresentação minha e sua, para mostrar alguns exemplos e inspirá-los.
Pilar: Excelente ideia. E depois, passamos pelos grupos, ajudando-os a criar suas próprias melodias e letras. No final, fazemos uma apresentação onde cada grupo compartilha o que criou.
Gabriel: E podemos gravar as apresentações para que eles possam assistir depois. Isso vai ser algo que eles vão lembrar por muito tempo.
Pilar: Ótimo ideia. Eu pensei da gente fazer essa atividade na sala de música, Gabriel. O que acha?
Gabriel: Pode ser. Lá tem uma variedade de instrumentos e é bem espaçosa.
Pilar: E a gente pode montar um palco improvisado onde as crianças apresentarão as músicas.
Gabriel: Perfeito! Vamos começar a preparar o material então.
Pilar: Mal posso esperar para ver a reação deles.
Gabriel: Nem eu. Vamos fazer isso ser inesquecível para eles.O tempo passou voando enquanto Pilar e Gabriel planejavam a atividade musical. Eles discutiram cada detalhe, desde a divisão dos grupos até as músicas que apresentariam como exemplos.
Pilar: Acho que seria interessante começarmos com uma música sobre amizade. Podemos mostrar como a letra e a melodia se complementam para expressar sentimentos.
Gabriel: Concordo. E podemos usar isso como ponto de partida para que eles criem suas próprias canções. Além disso, podemos introduzir alguns conceitos básicos de música, como ritmo e melodia, de uma forma divertida.
Pilar: Perfeito. Vamos precisar de cartolinas e canetinhas para eles desenharem as ilustrações. E podemos usar os tablets da escola para que eles possam gravar suas músicas e assistir depois.
Gabriel: Isso mesmo. Vou cuidar dos instrumentos e das partituras. Vamos fazer com que cada grupo tenha tudo o que precisa para criar suas músicas.
Pilar: Vou buscar os materiais de arte e preparar o espaço. Amanhã vai ser um dia incrível.Pilar e Gabriel passaram a tarde toda preparando a atividade musical. Na manhã seguinte, chegaram cedo à escola para montar tudo na sala de música. Quando tudo estava pronto, Pilar foi para a sala dos professores, esperando o sinal tocar para chamar as crianças.
Quando o sinal tocou, Pilar foi até a sala de aula e conduziu os alunos para a sala de música. As crianças entraram e seus olhos se arregalaram de surpresa e curiosidade ao verem o ambiente decorado e cheio de instrumentos.
Anna: Professora Pilar, o que é tudo isso?
Pilar: Calma que já vou explicar! Hoje vamos ter uma atividade especial com o professor Gabriel. Vamos criar nossas próprias músicas e mostrar o que nos faz felizes.
Gabriel: Isso mesmo, pessoal. Vamos aprender sobre diferentes estilos musicais e depois vocês vão compor suas próprias melodias e letras.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Anna e o Jardim Secreto
FanfictionEm "Anna e o Jardim Secreto", acompanhe a jornada de Anna, uma adorável e encantadora menina de 7 anos que vive no orfanato Rosas dos Ventos e estuda na Escola Jardim das Flores, onde conhece seus professores Pilar e Gabriel que vão ser seus companh...