Apesar de trágicas, sem as guerras muito do que conhecemos não seria o mesmo. Afinal muitos avanços são feitos quando guerras estão acontecendo. Como a Guerra Fria, sem ela muitos dos estudos não teriam sido aprimorados, assim como muitas coisas que hoje para nós são normais não teriam sido criadas
É sabido que ciências sociais, naturais, e para campos totalmente novos, como a computação, são consequências da Guerra Fria. Assim como o estudo de física, o estudo de átomos e o estudo nuclear também foram aprimorados, apesar de não ser totalmente uma coisa boa do meu ponto de vista.
Como se bem sabe, algumas das consequências da Guerra Fria foram a criação de novos países na Ásia e no Leste Europeu, criação da Otan e estabelecimento do capitalismo como única ordem mundial. Além da Guerra Fria ter influenciado várias produções cinematográficas, algumas se fundamentaram no marketing e na propaganda, visando propagar ideologias e formar opiniões, enquanto outras faziam críticas deste novo cenário político. Coisas normais hoje em dia. Como seria se a Guerra Fria não tivesse ocorrido? Sendo que muitas coisas de hoje foram consequências dessa guerra.
Com tudo dito, imagino que apesar de ruins, guerras são excelentes motivadores para a criação/descobrimento de novos estudos. Um jeito de avanços serem feitos sem guerras pode ser os corpos governamentais procurarem novos motivadores para novas pesquisas ou para aprimoração de estudos já existentes.