Desde a minha infância, enfrentei desafios que moldaram minha jornada de aprendizagem. Eu tinha dificuldades de concentração e aprendizagem. Além disso, a separação dos meus pais, quando eu tinha apenas quatro anos de idade, deixou marcas emocionais que afetaram minha confiança e geraram inseguranças.
As letras pareciam "dançar" diante dos meus olhos; a leitura e a interpretação eram verdadeiros quebra-cabeças, o que não me trazia prazer no estudo do Português. No entanto, não me sentia desmotivada em relação à leitura. Com o apoio da minha mãe, da psicóloga e de alguns professores, aprendi a enfrentar essas dificuldades.
Havia algo que sempre me trouxe conforto e alegria: os livros. Apesar das dificuldades, eu era apaixonada por ler, escrever, criar e contar histórias. Passava horas na biblioteca da escola, mergulhando em diferentes mundos literários, mesmo enfrentando obstáculos na compreensão e concentração.
Quando chegou a hora de escolher uma carreira na universidade, decidi seguir o caminho da Química. Acreditava que era o meu destino, mas, com o tempo, percebi que algo não estava certo. Foi então que tive coragem de mudar de curso e seguir meu verdadeiro chamado: Letras - Português e Espanhol.
A transição não foi fácil. Enfrentei dúvidas e incertezas, mas a paixão pela leitura e escrita era mais forte do que qualquer obstáculo. Durante a graduação em Letras, enfrentei desafios acadêmicos e pessoais, mas cada dificuldade superada me aproximava cada vez mais do meu objetivo de me tornar professora e escritora.
Em 2020, a pandemia global nos atingiu, e as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto. Foi um período desafiador, mas também de muito aprendizado. Adaptando-me às aulas online, descobri novas formas de conexão e compartilhamento de conhecimento com meus colegas e professores.
E assim, em março de 2023, me tornei graduada em Letras. Olhando para trás, vejo que cada passo dessa jornada foi um ato de superação. A terapia com a psicóloga me ajudou a enfrentar meus medos e inseguranças, e a paixão pelos livros me deu forças para persistir, mesmo diante das dificuldades.
Agora, como professora, estou pronta para compartilhar meu amor pela linguagem e pelas histórias com meus alunos. Quero inspirar outras mentes, assim como fui inspirada por tantos professores ao longo da minha jornada. E, acima de tudo, quero continuar escrevendo e contando histórias, deixando minha marca no mundo das palavras.
10 de janeiro de 2024.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O livro de crônicas
Non-FictionCrônicas que escrevi após concluir minha graduação em Letras.