Capítulo 1: Brasil Colônia

3 0 0
                                    

O Brasil Colônia foi um período fundamental da nossa história, compreendido entre os séculos XVI e XIX. Nesse tempo, o território brasileiro era uma colônia de exploração de Portugal, o que moldou grande parte da nossa cultura e economia. Vamos entender os principais aspectos desse período:

1.1 - A Exploração do Pau-Brasil

No início da colonização (1500-1530), Portugal se limitava a extrair pau-brasil, uma árvore nativa usada para produzir corantes. Esse foi o primeiro ciclo econômico da colônia, com a mão de obra indígena sendo utilizada em um sistema de escambo, onde ferramentas e bugigangas eram trocadas por trabalho.

1.2 - Capitanias Hereditárias (1534)

Para garantir o controle da vasta extensão territorial, a Coroa Portuguesa dividiu o Brasil em 15 capitanias hereditárias, doadas a donatários, que eram nobres responsáveis por colonizar e administrar essas áreas. O sistema, porém, foi um fracasso em sua maioria, com exceção das capitanias de São Vicente e Pernambuco.

1.3 - O Governo-Geral (1549)

Devido ao fracasso das capitanias, foi criado o Governo-Geral, com a sede em Salvador. O primeiro governador-geral foi Tomé de Souza, e esse sistema centralizava a administração da colônia. Com isso, a Coroa pôde controlar melhor a exploração dos recursos e a defesa contra invasões estrangeiras.

1.4 - A Economia Açucareira

A produção de açúcar tornou-se o principal motor da economia colonial. Utilizando a mão de obra escrava africana, os engenhos de açúcar eram grandes unidades produtivas que dominavam o cenário econômico do Brasil Colônia. A exportação de açúcar para a Europa foi responsável pelo desenvolvimento das primeiras cidades litorâneas.

1.5 - A Sociedade Colonial

A sociedade colonial era profundamente desigual. No topo, estavam os grandes proprietários de terras (senhores de engenho), e na base, os escravos, principalmente indígenas e africanos. A estrutura era patriarcal e concentrada nas grandes propriedades rurais.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Sep 29 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Enem- Odontologia Onde histórias criam vida. Descubra agora