(Narrado por Milena)
Quando se administra um negócio um tanto incomum como o meu, é mais uma daquelas ironias que aparecem na vida, como a nutricionista que é gorda ou o policial envolvido com traficantes. No meu caso, eu tenho um namorado. Quero dizer, como consigo tocar um negócio em que ajudo as pessoas a se desapaixonarem quando eu simplesmente me apaixonei um belo dia? Bem, pelo simples fato de que o problema não é se apaixonar, mas por quem você se apaixona. Eu sei, eu sei, pelo fato de eu ser uma "agente do desapaixonamento", presume-se que eu seja inatingível, certo? Ah, a vida é como é. Meu relacionamento com Enzo já vem durando há dois anos... Isso já seria suficiente para pôr a credibilidade da minha empresa em xeque, mas aparentemente meu cabelo à altura dos ombros com mechas azuis contribui muito mais para isso.
Dirijo rumo a mais um caso para o qual fomos contratados. Apesar de parecer um emprego que exige certa frieza, eu adoro o que eu faço. Meu sócio, Sávio, é também meu melhor amigo. A gente se conhece do tempo do colégio, da sétima série ou algo do tipo. Resolvemos abrir a ANNA (Agência do Negócio Nada Apaixonante) simplesmente porque esse era o nosso destino. Como eu sempre sacava as enrascadas em que meu amigo se metia ao se apaixonar, eu decidi que, em nome da nossa amizade, seria justo impedir que qualquer menina sacaneasse com ele. Logo, eu sempre descobria detalhes sórdidos sobre essas garotas e o encanto se esvaía como poeira ao vento. Porque, modéstia à parte, existe algo em mim que consegue ser bem convincente.
Os anos se passaram e o meu "dom" foi apenas se aprimorando. Entrei para a faculdade de Psicologia, me formei, me iludi achando que ia ter sucesso logo em seguida e foi aí que me dei conta que as pessoas que fazem diferença no mundo tendem a ser também mais bem-sucedidas. E eu sabia que eu podia fazer alguma diferença no mundo. Chamei o Sávio e juntos fomos moldando o esqueleto do nosso negócio, que aparentemente seria apenas um quebra-galho para ajudar a pagar as contas, mas ANNA foi crescendo tão monstruosamente que hoje já não só quebra nosso galho como promove um desmatamento inteiro (não me odeiem, ecológicos!).
O nome da agência é uma espécie de homenagem à primeira garota por quem Sávio se desapaixonou graças à minha ajuda. Ela se chamava Anna, é claro. Por um tempo ela foi um trauma na vida do coitado, mas deixa essa história pra depois... Quando notamos a marcante coincidência que havia nas iniciais do nome "Agência do Negócio Nada Apaixonante" e o nome da Anna do passado, entendemos que aquilo era um bom sinal.
O caso do dia não é lá tão empolgante. Na verdade, eu preferiria estar em casa vendo minha coleção do Chaplin a estar indo espionar um cara sem-graça por quem minha cliente está apaixonada. Jéssica tá a fim do namorado de Giovana, e Giovana nada mais é que a melhor amiga de Jéssica. Tipo, BFFE, best friend forever and ever. Elas fazem noite do pijama, comem brigadeiro de colher, passam horas assistindo a tutoriais de maquiagem, tudo isso junta. Mas, por trás da coisa toda, Jéssica só pensa no tal do Romualdo. Eu olhei o perfil e umas fotos do carinha no Facebook e, acredite, não é só o nome dele que desestimula uma atração. Acho que vi umas 40 fotos e o rapaz é completamente normal. Ele até mesmo compartilha aquelas imagens de otimismo com coraçõezinhos e mensagens parecidas com as que vem naqueles e-mails de encorajamento repletos de Power Points, que, aliás, é tudo que minha avó sabe mandar na Internet.
Não é um caso empolgante porque Jéssica não está sozinha no mundo. As estatísticas apontam que uma paixão de uma amiga pelo namorado da outra ocorre em 64,7% das amizades. Ok, mentira. Mas envolver estatísticas é muito divertido e, se eu não tivesse dito que é mentira, todo mundo teria acreditado. Entretanto, o caso de Jéssica realmente não é algo isolado. O meu problema com isso é o fato de ser o Romualdo. Embora profissional, eu sempre avalio o objeto de afeição de meus clientes de uma maneira bem limpa, inclusive enumerando os possíveis pontos de atratividade numa escala generalizada, isto é, que qualidades essa pessoa tem que poderiam ser positivas em termos de conquistar qualquer pessoa. E o Romualdo é uma surpresa e tanto pra mim, porque ele não tem uma sequer. Pra ser honesta, eu até me admiro de ele ter uma namorada. Tem algo nesse sujeito, devo reconhecer.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DESAPAIXONANTE - 1a temporada (degustação)
HumorSávio e Milena são amigos desde a adolescência e hoje comandam uma empresa chamada ANNA, especializada em ajudar pessoas a deixar de se apaixonar por outras