Introdução à história

4 2 0
                                    

" “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”.

[ Cecília de Roma ao seu noivo, Valeriano ]

🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻

E cá estamos com mais uma narrativa. Sobre a narrativa de Cecília de Roma, tenho algumas informações à dar para esclarecimento :

Assim como muitos mártires da história, Cecília e Valeriano não possuem tantas informações sobre suas vidas. As catacumbas e descobertas arqueológicas não põe em dúvida a sua existência, mas o único registro que se tem conhecimento vem do século V, um bom tempo depois da história verdadeira.

O texto "Paixão de Santa Cecília" pode ter sua veracidade? Há uma possibilidade! Mas não dá para garantir se foi 100% como no texto o que aconteceu na realidade.  Cecília foi uma das mártires mais conhecidas por sua virtude, inocência e fidelidade ao Evangelho, não sendo reconhecida apenas na Igreja Católica ou Ortodoxa, mas nos ramos protestantes mais tradicionais como Luteranismo e Anglicanismo.

Trabalhar com histórias de mártires ou pessoas dos primeiros séculos pode ser arriscado. Normalmente, com pouquíssimas fontes, nos vemos em cima do muro ao tentar adaptar essas narrativas de forma fiel aos textos que contam essa história, mas não deixar ela soar "irreal". 

Com certeza essa é uma parte um pouco arriscada da minha escrita, assim como a Narrativa de Tecla de Icônio.  Afinal, na minha "bolha de conforto", se assim posso dizer, que é escrever sobre a história moderna católica ou protestante temos mais fontes acessíveis.

Na época da Reforma você pode encontrar escritos, inúmeros escritos, dessas pessoas. O período Franciscano também. E por serem períodos cujos registros eram mais fáceis de fazer e víamos coisas escritas por essa gente, não temos como por em dúvida se Martinho Lutero ou Francisco de Assis foram pessoas reais ou se suas histórias foram verídicas conforme o que nos foi contado (claro, tem lá suas romantizações, mas isso é outra história...)

Agora trabalhar com gente do período Apostólico ou do começo da Era Cristã... É algo bem mais difícil, quase impossível!

Então lhes peço perdão se essa narrativa soar irreal ou algo assim. Tentarei fazer meu melhor e, às vezes, eu gostaria de ser uma mosca apenas para ter visto essas coisas (se algum deles não tivesse me esmagado com uma sandália antes).  

Em poucas palavras, achei a história de Cecília de Roma algo interessante para contar aqui. Espero que eu faça justiça. E espero contar com vocês aqui! Abraços!

- Arcangela, a autora.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: a day ago ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Vozes Esquecidas - Livro 2 : Cecília, Valeriano e a Canção da PurezaOnde histórias criam vida. Descubra agora