Escolher os personagens certos para a sua história é mais do que apenas decidir quem vai aparecer. Um casting bem feito pode dar vida aos seus personagens e fazer eles se conectarem de uma forma única com o leitor. Bora aprender a criar um elenco?
1. Comece Definindo Quem São Seus Personagens
Antes de qualquer coisa, você precisa saber quem são seus personagens. E não vale só a aparência, hein? Vamos falar de quem eles são de verdade:
Personalidade: Eles são calmos, agitadinhos, engraçados, ou sérios?
Motivação: O que move o personagem? O que ele quer?
História: De onde ele vem? O que aconteceu na vida dele para ser como é?
Exemplo:
Lucas é um cara tímido e introvertido. Ele tem um talento secreto para desenhar e adora ficar na dele. O que ele quer? Talvez ser reconhecido, mas sempre tem aquele medo de ser julgado.2. A Aparência Também Conta
Agora, bora dar uma olhada no visual do personagem. Como ele se veste? Ele tem alguma marca registrada? A aparência ajuda a passar a vibe do personagem.
Idade: Quantos anos ele tem?
Estilo: Como ele se veste? Mais descolado ou mais sério?
Características físicas: O que é marcante no visual dele? Tem algum detalhe que chama a atenção?
Exemplo:
Lucas tem 18 anos, cabelo bagunçado e um estilo bem simples, com roupas mais confortáveis. Nada de modismo, ele prefere o básico.3. Escolha um Ator (Ou Alguém Real Para Inspirar)
Agora que você tem o personagem na cabeça, é hora de escolher alguém que se encaixe no papel. Não precisa ser um ator famoso, pode ser alguém que você já conhece, ou até alguém que você viu por aí. O importante é escolher alguém que passe a mesma energia do personagem.
Aparência: Ele precisa ser parecido com a descrição, claro.
Atitude: O jeito de ser do ator também importa. Ele transmite o que o personagem transmite?
Interpretação: Se você pensar em alguém para atuar, tem que ser alguém que consiga mostrar as emoções do personagem.
Exemplo:
Lucas poderia ser interpretado por alguém como Timothée Chalamet, que tem aquela vibe introspectiva e sensível. Ou, se não for um ator famoso, talvez um amigo seu com um estilo parecido!4. Como Eles Se Relacionam?
Agora, pensa na relação entre seus personagens. Eles têm uma química? Será que eles se entendem ou têm aquela tensão? Isso faz toda a diferença.
Dinâmica entre eles: Eles são amigos, rivais, parceiros?
Química: Será que eles se complementam ou são muito diferentes?
Exemplo:
Lucas e Sofia podem ser amigos de infância. Ela é super extrovertida e ele é mais na dele, mas tem uma conexão muito forte. A dinâmica deles é engraçada, mas também cheia de momentos profundos.5. A Personalidade dos Atores/Personagens
Agora, pensa: os personagens não são só sobre aparência. Como eles sentem? Como eles reagem a certas situações? Isso ajuda a criar a vibe certa para o elenco.
O que eles trazem para a trama?: O que esse personagem vai fazer na história?
A evolução deles: O personagem vai mudar? Como ele vai se transformar ao longo da história?
Exemplo:
Lucas pode começar a história com medo de mostrar o talento dele, mas vai se abrir mais conforme a história evolui, ganhando confiança.6. O Toque Final: O Que Cada Personagem Traz Para a História
Agora que você tem todos os personagens no papel, é hora de ver como eles se encaixam na história como um todo. Cada um tem que agregar alguma coisa, seja emocional, seja na ação, ou até no humor.
Dica Prática: Montando Seu Elenco
Escolha um personagem e siga esse passo a passo:
1. Defina quem ele é – personalidade e passado.
2. Dê uma boa descrição física.
3. Escolha um ator ou alguém que se encaixe nesse papel.
4. Defina como ele interage com os outros personagens.
Fazer um casting assim vai te ajudar a criar personagens mais reais e conectados com a trama. O segredo é combinar aparência, personalidade e a dinâmica entre eles.
Alguma dúvida? Não hesite em perguntar aqui:
⭐️
VOCÊ ESTÁ LENDO
MOONLIGHT SONATA, HELP BOOK
RandomMOONLIGHT SONATA, HELP BOOK ━━━━━ Se você sempre quis criar uma história incrível, mas não sabia por onde começar, então você está no lugar certo! Eu e o Carl estamos aqui para te guiar em cada passo da jornada criativa, ajudando você a transformar...