Os livros que desde o começo da história humana se apresentam na forma impressa, hodiernamente são escritos também como e-books ou livros digitais.
Os publicados pelo modo convencional oferecem as seguintes vantagens:
1. Presença física para a coleção em suas estantes.
2. Capas e diagramações das mais diversas aparências, algumas que podem ser consideradas como verdadeiras obras de arte.
3. Aqueles com páginas amarelas ajudam a descansar a vista durante a leitura.
4. O cheiro gostoso de livro novo aguça os sentidos.
5. A opção de livros para desenhar que ajudam a relaxar e despertar o artista que reside em cada ser humano.
6. Mantêm a tradição.Vantagens dos E-books:
1. Economia de espaço físico.
2. Podem ser guardados no computador, aplicativos de leitura digital como o kindle, kobo e outros que acessamos através do PC, smartphone ou tablet.
3. Preço menor devido à evidente diminuição dos custos.
4. Não precisa de papel e, consequentemente, não há destruição de árvores para sua confecção.
5. Os aplicativos leitores de ebook oferecem diversas configurações para leitura, como páginas amarelas, cores das páginas e letras, controle de brilho e outros recursos que somente o método
digital pode proporcionar.6. É o futuro da leitura, pois os jovens que estão crescendo no mundo virtual não perderão a oportunidade de compactar todos os seus livros em seu laptop, assim como seus filmes, videogames e trabalhos escolares. Eles serão os adultos de "amanhã". Na verdade, as informações serão guardadas em uma nuvem virtual. Aliás, isto já está sendo oferecido, pois é uma boa solução para o armazenamento seguro de dados.
7. Fácil publicação on-line, sem necessidade do uso de gráficas ou transportes.
Discussão: Não há dúvida de que o valor dos livros está em seu conteúdo e na importância de se manter a leitura como uma prática habitual, mas assim como o computador mudou os hábitos da escrita e poucos, atualmente, usam outros meios para a elaboração de seus trabalhos; a tendência dos métodos que diminuem os custos, e que são mais ecológicos e práticos se consolidarem como prática comum na leitura é inevitável. Ou alguém ainda deixa de usar o google como ferramenta principal de pesquisa?
No entanto há de se considerar que os livros físicos são muito importantes para os leitores que os usam como seus objetos de trabalho e leitura. Alguns criam um vínculo afetivo com o livro que lhe proporciona informações importantes para mudar e agregar valores à sua vida. Também se sabe que os livros que são verdadeiras obras de arte, se transformam em objetos de desejo dos leitores colecionadores.
Conclusão: O importante não é o método da leitura e sim, a sabedoria e o prazer que ela oferece. Um cego que lê um livro em braille ou um audiolivro pode usufruir muito mais da leitura do que muitos leitores, que são capazes de escolher entre um livro ou e-book. Assim, o mais pertinente é o proveito que se usufrui da leitura.
VOCÊ ESTÁ LENDO
101 Dicas para Autores
De TodoO intuito desta publicação é proporcionar algumas dicas para os autores que se aventuram a escrever seu tão amado livro. Caso tenham algumas sugestões, por favor, me ajudem nesta redação com seus preciosos comentários. O Wattpad é uma ferramenta ba...