Amy Cahill achava que tinha o irmão caçula mais chato do planeta. E isso foi antes dele quase matá-la.
Tudo começou quando o senhor McIntyre leu o testamento da avó deles e lhes mostrou o vídeo.
Amy ficou ali sentada, em choque. Ela estava segurando um pedaço de papel verde que valia 1 milhão de dólares. Um desafio? Um segredo perigoso? O que estava acontecendo? Ela olhou para a tela de projeção preta. Não conseguia acreditar que a avó tinha feito uma coisa daquelas. O vídeo devia ter sido gravado meses atrás, a julgar pela aparência de Grace. Vê-la na tela daquele jeito doera em Amy mais do que sal numa ferida. Como Grace podia ter planejado uma coisa tão gigantesca sem avisá-la?
Amy nunca esperou que fosse herdar muita coisa. Só o que queria era algo para se lembrar de Grace - uma recordação, talvez uma de suas belas joias. Agora aquilo... Ela se sentiu totalmente perdida.
Dan não estava ajudando muito, pulando de um lado para o outro como se estivesse apertando para ir ao banheiro.
- Um milhão de dólares! Dá pra comprar um card original do Mickey Mantle e um do Babe Ruth 1914!
A gravata dele estava torta, o que combinava com seu sorriso torto. Ele tinha uma cicatriz sob um dos olhos, de quando tentara brincar de paraquedas e caíra em cima de metralhadora de plástico. Ele era exatamente esse tipo de diabinho. Mas o que chateava Amy de verdade era como Dan parecia estar à vontade, como se toda aquela gente não o incomodasse.
Amy odiava multidões. Ela sentia como se todos estivessem olhando para ela, só esperando que fizesse papel de boba. Às vezes, em seus pesadelos, sonhava que estava no fundo de um abismo, e todas as pessoas que conhecia estavam olhando para ela e dando risada. Amy tentava escalar para fora, mas nunca conseguia sair.
Naquele exato momento, tudo o que ela queria era correr para a biblioteca de Grace, fechar a porta e se aconchegar com um livro. Queria encontrar Saladin - o gato de Grace, da raça Mau Egípcio - e acariciá-lo. Mas Grace estava morta, e o coitado do gato... quem sabe onde estaria agora? Ela piscou com lágrimas nos olhos, pensando na última vez que tinha visto a avó.
Você vai me deixar orgulhosa, Amy, Grace dissera. Elas estavam sentadas na grande cama de Grace, com Saladin ronronando ao lado delas. Grace lhe mostrara um mapa da África desenhado à mão e contara histórias das aventuras que vivera quando era uma jovem exploradora. Grace parecia magra e frágil, porém o fogo em seus olhos estava intenso como sempre. A luz do sol transformava seus cabelos em prata pura. Vivi muitas aventuras, querida, mas elas serão pequenas perto das suas.
Amy quis chorar. Como Grace pôde achar que Amy viveria grandes aventuras? Ela mal tinha coragem de ir à escola toda manhã.
- Eu poderia comprar uma espada ninja - Dan continuou tagarelando. - Ou um sabre da Guerra Civil!
- Dan, cale a boca - ela disse. - Isto é sério.
- Mas o dinheiro...
- Eu sei. Mas se nós pegarmos o dinheiro, vamos precisar guardar para a faculdade e tal. Você sabe como é a tia Beatrice.
Dan franziu a testa, como se tivesse esquecido. Ele sabia muito bem que a tia Beatrice só tomara conta deles por causa de Grace. Amy sempre desejou que Grace os tivesse adotado depois que os pais deles morreram, mas ela não fizera isso. Por motivos que nunca explicou, pressionara Beatrice para que se tornasse responsável legal por eles.
Durante os últimos sete anos, Dan e Amy ficaram à mercê de Beatrice, morando num apartamento minúsculo com uma série consecutiva de au pairs. Beatrice pagava tudo, mas não pagava muito. Amy e Dan tinham o suficiente para comer e ganhavam roupas novas a cada seis meses, mas nada além disso. Nenhum presente de aniversário. Nenhum agrado especial. Sem mesada. Eles estudavam numa escola pública e Amy nunca tinha dinheiro sobrando para comprar livros. Ela usava a biblioteca ou às vezes ficava no sebo de livros em Boylston, onde os funcionários a conheciam. Dan ganhava um dinheirinho por sua conta com seu pequeno comércio de cards colecionáveis, mas não era muito.
VOCÊ ESTÁ LENDO
The 39 Clues-O Labirinto dos Ossos
AdventureA caçada começou. Você vai ficar de fora? Depois de aceitar o desafio da corrida pelo maior tesouro do mundo, Amy e Dan se dão conta da enrascada em que se meteram: enigmas cabeludos e adversários perigosos vão dificultar a busca por pistas. Em uma...