Passava das onze horas da noite quando Teresa voltava para seu apartamento na Rua Verdére, em Paris. Aos vinte e poucos anos, mal tinha dinheiro para pagar suas contas. Vivia de uma "mesada" dada por seus pais, que a auxiliavam na busca do sonhado emprego de atriz de novela. Seu apartamento era organizado. Porém, um pouco sujo. Desde pequena, ela acostumou-se a viver daquele modo.
Naquela noite, voltando de uma festa, a qual seus poucos amigos a chamaram, ela caminhou sobre a rua de paralelepípedos com seu vestido colado até o joelho e o glamoroso salto alto negro. Havia somente ela quando cruzou à esquerda e saiu num beco, onde encontrava-se ali o prédio de número 402.
Um pouco tonta devido ao álcool ingerido, ela cambaleava para lá e para cá. Passou as mãos nas laterais do vestido na esperança de encontrar as chaves, mas logo lembrou-se de que elas estavam na bolsa. Ela cumprimentou o porteiro e subiu as escadas de gatinhas. Aquele ano não estava sendo fácil.
Ao abrir a porta de seu lar doce lar, deparou-se com muitas revistas de moda espalhadas por todo canto. Havia algumas páginas até coladas nas paredes com fita crepe.
"Top model milionária posa para revista masculina"
"Atriz Laura Zafin ganha prêmio por atuação em novo longa metragem"
Mulher de olhares discretos, de pensamentos abrangentes e criativos. Sonhar com o futuro sempre foi sua prioridade.
Deixara a TV ligada, as luzes acesas... A louça encardida na pia. Mas tudo bem, nem sempre estamos na melhor. O vento soprava as cortinas das janelas transformando aquela cena em algo sombrio e melancólico. Teresa nunca foi de submeter-se à tamanho descuido com o ambiente em que vivia, mas agora ela encontrava-se em seu limite. Ela havia feito alguns testes para uma nova novela que seria reproduzida no principal canal de telecomunicações de Paris... Algo nunca visto antes. Era a oportunidade de sua vida. Mas, naquela manhã, um e-mail da emissora dizia que suas habilidades não eram suficientes para fazer parte daquele projeto. Ela não achou grande novidade, já que fora recusada mais de 27 vezes naquele ano.
Teresa caminhou até o banheiro, onde trocou de roupa e olhou-se no espelho sujo. Viu seu reflexo e suspirou... Passou o dorso da mão direita na boca e borrou seu batom vermelho, que deixava seus lábio maiores e atraentes. Bagunçou seus cabelos loiros e retirou as lentes azuis, revelando assim seus olhos castanhos. Aquela era a Teresa original. Em sua última apresentação, em uma peça teatral, ela interpretou uma mulher depressiva, solitária, carente e pessimista... Era exatamente quem ela estava sendo. A personagem pareceu impregnar em seu estado de espírito. Lágrimas romperam de seus olhos, fazendo com que seu corpo ficasse totalmente leve, obrigando-a a apoia-lo na parede. Ela permaneceu ali por vários minutos.
- Alô? Mãe? – perguntou falando ao telefone depois de recuperar-se. Ninguém atendeu...
Suas mãos trêmulas o deixaram no gancho novamente.
A noite a acolhia como um abraço fraternal. A fazia pensar melhor. Caminhou lentamente até seu quarto, onde o comtemplou e riu de sua própria desgraça. Alma pobre! Como pôde prender-se a uma fantasia? Viver um personagem! Que coisa ridícula!
Calçou novamente seu salto alto e escreveu algo em uma folha de caderno. Amassou-o e guardou-o consigo até caminhar em direção à sacada do décimo andar. Ali, esperou a morte... Não fazia mais sentido estar viva, não havia argumentos para a continuação de sua existência. Afinal, temos argumentos? Por que estamos vivos? Tornamo-nos máquinas da sociedade, da tecnologia. Nos esquecemos do sentido de viver. Estamos preocupados com as coisas que fortalecem nosso ego, nossa ambição. Muitos esqueceram a importância do respeito pelo próximo, muitos esqueceram a importância da gentileza... Muitos se esqueceram de amar quem precisava ser amado. Ao olhar para baixo, uma forte corrente de vento iniciou-se, como se o mundo soubesse do seu destino e começasse a ajudar na última cena de sua vida. Como a produção da última cena de um filme. Debruçou-se no pequeno muro e abriu os braços, entregando-se de vez à morte.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amianto
FanfictionBaseado na música da banda "SuperCombo," Vincent Guttenberg narra a breve história de Teresa, uma mulher que sonha em ser atriz. Porém, ao entrar em seu profundo estado de melancolia, ela é atormentada por ideias que a fazem cometer algo terrível. M...