Provado e Aprovado
Silvio Dutra
NOV/2015
Sumário
I - O Propósito das Provações
II - As Evidências de Uma Fé Viva
III – A Integridade no Viver
IV – Purificando o Coração
V – Paciência Cristã
I - O Propósito das Provações
(Tiago 1)
Tiago demonstra quão vazias estão de uma verdadeira religiosidade as obras que são praticadas sem que se tenha uma vida verdadeiramente santificada por Deus, a qual pode ser avaliada por alguns critérios que ele vai apresentar nesta sua epístola.
Tiago não escreveu somente para demonstrar como é o modo de um viver santificado, como também para mostrar que a verdadeira fé que justifica e regenera, na conversão, nunca está só, porque sempre será acompanhada pela santificação, a qual consiste num caminhar diário obediente à vontade de Deus.
Tiago quer alertar os cristãos quanto às evidências que devem acompanhar uma genuína salvação, e como é que todos eles devem viver para Deus, conforme ele foi ensinado pelo próprio Senhor Jesus e pelo Espírito Santo.
Tiago saudou os destinatários da epístola com a palavra kaíro, traduzida no nosso texto por saúde, mas cujo significado no original grego tem o sentido de alegrai-vos.
Era uma saudação muito comum na Igreja Primitiva para estimular os cristãos e lhes lembrar o dever de estarem sempre alegres no Senhor.
Tiago chamou os destinatários de "doze tribos que andam dispersas". Esta é uma referência comum a judeus, como se vê em Mt 19:28 e At 26:7, os quais estavam espalhados fora dos termos de Israel. A dispersão (Diáspora) se referia aos judeus que viviam fora da Palestina.
A causa imediata desta dispersão se deveu provavelmente à perseguição que aconteceu depois do martírio de Estevão, como se vê em At 8:1; 11:19, e Tiago escreve agora àqueles cristãos judeus por ser ele o líder da Igreja em Jerusalém.
Depois da saudação inicial, ele mostrou aos cristãos como é que devem se comportar quando debaixo da cruz.
São recomendadas várias graças e deveres, para aqueles que estão suportando tentações e aflições, bem como é proferida uma recompensa gloriosa para aquele que suportar pacientemente a provação, no verso 12.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Provado e Aprovado - Tiago - Evangelho
SpiritualNeste livro comentamos a Epístola de Tiago que pode ser sumariada por esta parte que destacamos do nosso comentário: A verdadeira fé é constante e firme. Ela alça voo à presença de Deus, elevando-se mais e mais. É assim que o cristão deve se exerci...