II - As Evidências de Uma Fé Viva (Tiago 2)

29 0 0
                                    


Antes de tecermos qualquer comentário sobre este segundo capítulo da epístola de Tiago, julgamos conveniente apresentar qual foi a decisão dos apóstolos reunidos com a Igreja de Jerusalém, para tratarem sobre o assunto da salvação somente pela graça e mediante a fé, inclusive com parecer do próprio Tiago, conforme registro que encontramos em Atos 15:

O Problema que deu ocasião à reunião:

"Ats 15:1 Alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos."

Parte do parecer de Pedro:

"Ats 15:8 Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera.

Ats 15:9 E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração.

Ats 15:10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?

Ats15:11 Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram."

Parecer de Tiago:

"Ats 15:13 Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras:

Ats 15:14 expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome.

Ats15:15 Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito:

Ats15:16 Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei.

Ats15:17 Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome,

Ats 15:18 diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos.

Ats 15:19 Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus,

Ats15:20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.

Ats 15:21 Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados."

Estas palavras que atestam que a salvação de judeus ou gentios é somente pela graça, e mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo foram registradas em cartas para serem enviadas aos gentios, para que não dessem crédito aos judaizantes que iam ter com eles, ensinando contra o ensino do evangelho de que era necessário guardar também toda a lei civil e cerimonial de Moisés para que fossem salvos, quando nem mesmo é por meio do cumprimento da lei moral que alguém é salvo, porque Deus não nos justifica por meio da lei, mas sempre por graça, e por meio da fé.

O parecer de Tiago não somente validou o parecer de Pedro a este respeito, como também ele próprio o confirmou.

Então, é conveniente que se tenha em mente a postura de Tiago em Atos 15, sempre que formos ler a parte final deste segundo capítulo da sua epístola, no qual ele faz referência à justificação por meio da fé, evidenciada por obras.

Tiago estava zelando pela manutenção da manifestação do poder e do amor de Deus, na comunhão de todos os cristãos reunidos na congregação para a adoração pública. Ele advertiu para o grande perigo que há em se fazer acepção de pessoas, especialmente em razão da condição social delas.

Provado e Aprovado - Tiago - EvangelhoOnde histórias criam vida. Descubra agora